Com pouco tempo para comprar e preferências muito bem definidas, o comportamento do consumidor moderno apresenta mudanças que fortalecem cada vez mais o uso do a-commerce.
Mas o que é o a-commerce?
Automated commerce ou comércio automatizado, em português, nada mais é do que o uso de algoritmos e Inteligência Artificial para o varejo virtual. Segundo o relatório da TrendWatching, o a-commerce é uma tendência crescente que vai impactar diretamente no processo de compra.
Com a chamada “terceirização do consumo”, o consumidor tem buscado propostas mais ágeis para o seu dia-a-dia. Você já percebeu como é comum nos depararmos com a abordagem de um assistente de atendimento virtual em websites ou plataformas de venda online?
Esses assistentes são programados para funcionar sem a necessidade de controle humano e passaram a ser uma estratégia forte para acompanhar as demandas deste novo consumidor. Os chatbots inteligentes foram só o primeiro reflexo e, talvez, o mais acessível no momento para pequenas lojas.
Para você entender melhor, vamos mostrar algumas outras soluções de inteligência artificial que já estão funcionando no mercado.
Finery
Esse aplicativo busca em sua caixa de entrada de e-mail informações sobre todas as compras de roupas e acessórios feitas online nos últimos 10 anos e cria um guarda-roupas digital. Os looks são organizados por designer, cores, estações e ocasiões de uso. O Finery ainda possui uma opção de lista de desejos (wishlist) e manda notificações quando essas peças entram em liquidação, tem alteração de preço e outros.
Tao Cafe e Amazon Go
Essas duas grandes redes criaram um modelo de loja onde você escaneia seu smartphone na porta de entrada, pega os produtos que precisa e, assim que você sair da loja, a conta será enviada automaticamente para o seu celular. Sem funcionários, caixas e filas.
KFC
Se é possível pagar uma conta com leitura facial no celular, por que não na loja física? Esse é um exemplo de tecnologia que foi adaptada para atender as expectativas dos consumidores. A rede de fast food KFC instalou terminais de pedido que fazem reconhecimento facial e você paga a sua conta com um sorriso. Por enquanto, essa tecnologia está disponível apenas em uma unidade da rede de fast food KFC, em Hangzhou, na China
Incrível, não e mesmo? E como a Inteligência Artificial tem muito a ser explorada ainda, com certeza vamos descobrir novas funcionalidades, aplicativos e automatizações de processos. Mas uma coisa já é certa: é preciso separar desde já um orçamento para tecnologia.
Se você tem um e-commerce, mas ainda não está preparado para essa revolução no comércio, que tal ver formas mais simples de aumentar sua conversão? Um estudo inédito divulgou problemas enfrentados pelos consumidores que afetam diretamente as compras. Confira aqui!
Deixe um comentário