A construção de uma empresa do zero a partir de um sonho imenso: assim nasceu a Zanotti Elásticos, considerada hoje a maior empresa de elásticos da América Latina!
Em 1981, em uma garagem de 15m², iniciava a Transmar. O Sr Valdemar Zanotti (fundador da Zanotti Elásticos) acabara de voltar de um curso no Rio de Janeiro e com ele, trouxe um sonho: criar a sua fábrica de elásticos.
“O homem aprende com sua história. Nós somos inspirados por uma história verdadeira e de valores.”
Valdemar Zanotti, Diretor Presidente
A história da Zanotti Elásticos
Assim como todo o início, a história da Zanotti também não foi fácil. Era 1981, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, e o Sr Valdemar Zanotti iniciava seu sonho com apenas seis trançadeiras. Pouco a pouco, a demanda foi aumentando, assim como os clientes, e o crescimento da Transmar tornou-se inevitável.
Em 1992, a pequena Transmar transformou-se na Zanotti Elásticos. Neste mesmo ano, a empresa passou a ter maior automação em seu processo, contando com cerca de 1.000 máquinas em seu parque fabril.
Até este período, os pedidos demoravam cerca de 60 dias para serem entregues, pois o processo de compra das matérias primas era realizado somente após a confirmação da venda. Em 1993, com a construção de um galpão de estoque, tornou-se possível a entrega dos produtos em até 30 dias após a compra!
O resultado disso? Foco no cliente 100%, com agilidade na entrega e qualidade máxima do produto!
O ano de 1997 ficou marcado pelo aumento do leque de produtos: foi realizada a compra das máquinas Jacquard! Esses equipamentos permitem a fabricação de elásticos com escritas personalizadas, aumentando assim o mix de produtos oferecidos aos clientes.
Em 2001, deu-se início ao tingimento automatizado dos elásticos. Diferente de 1996, em que o processo de tingimento era realizado manualmente. Com a automatização, o resultado passou a ficar uniforme, não havendo variações entre um pedido e outro (como ficavam os tingimentos manuais).
Em 2010, foi fundada uma subsidiária em Pacatuba, no Ceará. A subsidiária agiliza as entregas para as regiões Norte e Nordeste do país, produzindo as fitas de embutir e a linha Jacquard.
Em 2021, com 100 mil m² de parque fabril, a Zanotti conta com mais de 1.700 colaboradores, trabalhando em sinergia para entregar o melhor produto ao nosso maior ativo: nossos clientes!
40 anos de história
A Zanotti Elásticos passou por muita coisa durante todo esse período. Não podemos dizer que foi fácil, mas sim, houve dedicação, paixão pelo trabalho e principalmente, pelos nossos clientes.
“Esse crescimento se confirma porque acreditamos em cada decisão tomada, porque mantemos a simplicidade e nos tornamos cada vez mais flexíveis, valorizando nossos talentos e parceiros. Esta é uma história de revolução e inovação no mercado brasileiro de fitas elásticas, por meio do trabalho e da dedicação de todos que fazem parte desta grande família que é a Zanotti. E este é apenas o começo. Temos muitas histórias para contar, grandes momentos para partilhar, inúmeros planos para desenvolver e objetivos para conquistar!”
Valdemar Zanotti, Diretor Presidente
Negócio, Missão e Visão
Acreditamos que o nosso Negócio é criar soluções para o mundo da moda. Muito mais do que apenas fabricar os produtos, nós criamos soluções, precisamos estar em sintonia com expectativas e necessidades do mercado da moda.
Trabalhamos incansavelmente para termos inovação constante: pesquisamos tendências, aplicamos em nossos produtos e agregamos valor aos produtos de nossos clientes por meio disto.
A nossa Missão é ter produtos que todos possam comprar. O cliente é o nosso foco principal, por isso, sempre buscamos entregar os melhores produtos, os melhores preços e o melhor tempo de entrega. Estamos em uma constante melhoria, por você!
Nossa visão é ser destaque em todas as linhas de produtos e mercados em que atuamos. Buscamos, em nossa essência, sermos os melhores, um ponto de referência para nossos clientes.
Com muito trabalho e dedicação, Valdemar Zanotti foi escrevendo uma história de revolução no mercado brasileiro de fitas elásticas. Depois de tamanha transformação, é impossível não olhar para trás e ter orgulho!
Deixe um comentário