Se para chegar ao sucesso é necessário dedicar-se de forma intensa ao trabalho árduo, manter-se no topo é ainda mais desafiador. Tudo passa, e o que está em alta e é tendência agora, em um instante deixa de ser. No universo fashion, para se reinventar na moda é preciso estar disposto a correr riscos.
A efemeridade é elevada à potência máxima quando se trata de artigos de vestuário. A moda é viva e se inventa e reinventa constantemente, exigindo que o mercado têxtil se adapte em grande velocidade aos novos comportamentos sociais. As marcas e indústrias que desejam se manter relevantes em meio a esse caos de cores, cortes, texturas e métodos de produção precisam pensar continuamente em novas ações para continuarem a despertar o interesse dos consumidores.
Para auxiliar os empreendedores desse setor, o Sebrae apresentou, no final de 2018, um relatório de inteligência com informações importantes para direcionar o melhor caminho a seguir. Antes de conferir nosso apanhado com as melhores dicas para se reinventar na moda, saiba que o Brasil é a maior cadeia têxtil do Ocidente, faturando mais de 50 bilhões anualmente na confecção e varejo de vestuário. Somos referência em moda praia, jeans, fitwear e lingeries.
Saiba quais são as peças-chave para a sua coleção de lingeries
De acordo com o estudo divulgado pelo Sebrae, marcas com uma longa existência enfrentaram diversas adversidades, seja por origem externa, como crises econômicas, ou internas, como problemas de gestão. Se a sua intenção é alcançar longevidade com a sua empresa, fique atento ao que essas marcas sobreviventes tiveram em comum:
– Atuaram globalmente, mas valorizando a cultura local
– Previram e criaram o futuro
– Foram ágeis para atender às demandas
– Estiveram atentas à inovação, e não aos modismos
– Preservaram a própria história
– Tiveram visão de longo prazo
– Diversificaram sem perder o foco
– Criaram um vínculo com a comunidade
Esses traços fazem parte de grandes nomes da indústria da moda, como Chanel, Louis Vitton e Prada. Elas também priorizaram a qualidade, ao invés da quantidade; tiveram coragem para desbravar, ditando tendências e acrescentaram a essa receita design e sofisticação. Ao longo do tempo, despertaram o desejo das camadas da sociedade capazes de formar opiniões e influenciar. O resultado é um mix de inovação, e, embora algumas sejam centenárias, são extremamente contemporâneas. Elas não tiveram medo de arriscar!
Confira algumas das estratégias que muitas marcas adotaram para fugirem do limbo:
– Abriram lojas próprias
– Apostaram no caráter exclusivo e diversificaram o mix de produtos
– Produziram para atender as novas gerações
– Entraram no mundo digital
– Fizeram parcerias com artistas de áreas diversas
– Ofereceram serviços personalizados
O que você deve fazer para se reinventar na moda
Para o Sebrae, existem algumas ações-chave que podem ser capazes de reinventar e alavancar uma marca de moda. Para manter sua empresa relevante e se destacar nesse mercado supercompetitivo, fique atento a esses conselhos:
Conceito da marca
Adote um propósito a sua marca e seja fiel a ele. Procure causar um impacto positivo no mundo, mantendo a coerência entre discurso e prática.
Produto
Renove o mix de produtos e busque ter um diferencial. Faça parcerias e colaborações com outras empresas e até mesmo outros estilistas.
Sustentabilidade
Minimize os impactos ambientais produtivos, buscando maneiras de ser mais sustentável. Valorize a mão de obra, remunere de forma justa e procure promover a economia local. Abrace a diversidade.
Na loja física
Use a tecnologia não apenas para agilizar as vendas e controlar o estoque, mas para implantar atrativos aos clientes, como telas touch para visualização de todas as opções dos produtos.
Lembre-se: marcas fortes dão sempre um passo à frente, inovando, renovando e observando as novidades para adiantar-se ao tempo. São inúmeras possibilidades! Para saber mais sobre o assunto, acesse nosso artigo sobre o futuro do varejo de moda.
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