Biquíni: a moda que se reinventa a cada verão!

25 setembro, 2012


2 min (tempo estimado de leitura)

Em 05 de julho de 1946 aconteceu “A explosão atômica experimental” e o universo feminino nunca mais foi o mesmo. Esse nome faz referência ao efeito que uma mulher de biquíni provocava na época, o de uma “bomba atômica”. Quanto à autoria, temos uma disputa de Jacques Heim que apresentou o “átomo” como o menor maiô do mundo e Louis Réard que mostrou o “bikini, menor que o menor maiô do mundo” e ficou com a fama do criador da peça.

Entretanto, as mulheres ainda não estavam preparadas para usar peças tão reduzidas para a época e por isso o biquíni foi proibido em vários países. O mercado cinematográfico, por outro lado, aproveitou a biquíni para exaltar a beleza de atrizes como Ava Gardner, Ursula Andress e Brigitte Bardot que usaram as peças indo contra todos os preconceitos da época. Assim, na década de 60 o biquíni atingiu o auge da popularidade, servindo inclusive de instrumento de contestação político-social.

No Brasil, ele só começou a ser usado no final dos anos 50 e atraía multidões para as areias de Copacabana, onde as vedetes Carmem Verônica e Norma Tamar desfilavam com seus biquínis. Multidões se aglomeravam em frente ao Copacabana Palace para admirar a beleza do corpo feminino que ficava à mostra com aquela peça tão polêmica em um primeiro momento.

Em 1962, a peça no corpo de Helô Pinheiro inspirou Tom Jobim e Vinicius de Moraes a compor a música mundialmente conhecida “Garota de Ipanema”. Segundo Vinicius, quando Helô passava distraída em seu biquíni “O ar ficava mais volátil como para facilitar-lhe o divino balanço do andar”.
O Brasil mostrou sua vocação para o uso desses trajes e fez com que a peça fosse aderida pelas mulheres e não é a toa que se há um setor do vestuário em que o Brasil está na frente, sem dúvidas é o de moda praia.  Nosso país avançou em tecnologia e modelagem como nenhum outro e o biquíni brasileiro passou a ser mundialmente reconhecido por sua ousadia, qualidade e criatividade, características que o diferencia de qualquer outro fabricante de outros países.

[Via: temestilo]


Deixe um comentário