O mapa de coleção de moda é uma ferramenta essencial para o planejamento e desenvolvimento de coleções. Conheça os benefícios e saiba como estruturar o seu!
Dentro do universo têxtil, além da criatividade, é necessário ter uma série de outras habilidades para criar coleções de sucesso. E, uma dessas habilidades é a organização! Afinal, criar uma coleção envolve uma série de pessoas e processos. E, se faltar organização, sobram problemas.
Para auxiliar no desenvolvimento dessas atividades, uma ferramenta importantíssima para o planejamento e execução da coleção é o mapa de coleção de moda. Confira nesse conteúdo qual a importância dessa ferramenta, além dos benefícios de utilizá-la e como montar o mapa para sua coleção!
O que é e qual a importância do mapa de coleção de moda
Um mapa de coleção reúne diversas informações essenciais para o planejamento da coleção. Neste mapa, é possível encontrar informações sobre o público-alvo do lançamento, sobre os produtos desenvolvidos, fornecedores, monitoramento de resultados e muito mais.
Ele serve como um cronograma, que mostra em detalhe todas as etapas necessárias para o desenvolvimento da coleção.
Você pode, por exemplo, organizar as suas atividades em ordem cronológica de realização. Quanto mais detalhes você inserir na criação do mapa, melhor serão desenvolvimento da nova coleção. Com isso, fica mais fácil fazer revisões das etapas, fornecedores, das ideias e dos resultados.
Como estruturar o mapa de coleção de moda?
Para que essa ferramenta funcione realmente, é preciso reunir uma série de informações. Para te auxiliar nessa missão, elencamos os tópicos que você precisa para montar o mapa da sua coleção.
Análise de mercado
Esse é o passo inicial do planejamento. Aqui, é preciso se fazer perguntas como: qual é a atual situação do mercado? Como os meus concorrentes estão se posicionando frente a essa realidade? Quais os diferenciais da minha marca?
Também é necessário fazer uma análise do comportamento dos seus clientes. Saber se estão abertos para aderir uma nova coleção é importante antes de tomar a decisão de lançamento.
A resposta de todos esses questionamentos deve te dar um panorama do mercado para que seja possível compreender onde sua marca e sua coleção se encaixa e quais diferenciais podem ser explorados.
Análise da persona
Nós já falamos várias vezes aqui no blog sobre a necessidade de conhecer seu público e identificar as necessidades dele. Esse ponto é fundamental e pode fazer toda a diferença no sucesso ou não de uma coleção. Afinal, o objetivo final de qualquer coleção é a venda, não é mesmo?
Para essa avaliação, você pode usar ferramentas como moodboards, para reunir informações sobre o público e facilitar a visualização das mesmas. Também é importante reunir informações de estudos de comportamento, referências e inspirações.
Este processo é essencial para saber se os consumidores da sua marca vão gostar e comprar o produto final. Entender seus gostos e desejos pode ajudar – e muito – na hora das criações!
Definição de fornecedores
Depois do entendimento do mercado e do público, você já tem insumos para definir o andamento do desenvolvimento da coleção. E uma etapa fundamental nesse processo é a definição de fornecedores.
Antes disso, no entanto, você deve definir quais serão os tecidos e aviamentos necessários para a produção, além de definir a cartela de cores da coleção. E, a partir daí, buscar por fornecedores que atendam sua demanda. Lembre-se sempre de optar por fornecedores de confiança, para garantir a qualidade das peças da sua coleção.
Defina o cronograma de produção
A hora da mão na massa chegou! A produção é o momento onde tudo o que foi planejado até agora começa a ganhar vida. Mas, para que essa etapa transcorra de maneira eficiente, um cronograma é essencial
Portanto, avalie a demanda e o tempo disponível para o lançamento da coleção e elabore um cronograma de tarefas. Assim, toda a equipe consegue visualizar as etapas pendentes e o prazo para entrega.
Nesse cronograma, inclua atividades como criação de esboços, croquis e modelos e desenvolvimento da peça piloto e, por fim, a confecção da coleção. Após passar por esses tópicos, é hora de começar a pensar no lançamento.
Inclua no cronograma uma aba para as informações e tarefas referentes a divulgação da coleção, acompanhamento de vendas e resultados.
Monitoramento de resultados
Após o lançamento da coleção, é hora de começar a avaliar o que funcionou e o que precisa ser melhorado. Mantenha um acompanhamento dos resultados, incluindo informações de como foram as vendas, comentários e feedbacks dos clientes, opinião e percepções da equipe, além de valores investidos e lucro.
É importante que todas essas informações estejam reunidas de forma organizada. Assim, é possível realizar uma análise completa dos resultados do lançamento. E isso precisa ficar registrado para que, em um próximo lançamento, seja possível utilizar essas informações como histórico de resultados.
Benefícios do mapa de coleção de moda
Trabalhar com uma ferramenta como o mapa de coleção de moda traz uma série de benefícios, que vão além da organização que já mencionamos. Entre as vantagens de adotar esse método estão:
Controle dos processos: uma vez que, com todas as informações reunidas e um cronograma estipulado você consegue identificar quais processos estão funcionando adequadamente, e em quais ocorrem falhas e atrasos. Esse tipo de informação é ótima para apontar caminhos e pontos de melhoria.
Assertividade nos lançamentos: planejar um lançamento inclui responder alguns questionamentos como: quem é o público e o que o mercado espera. Quando você dedica tempo para a pesquisa de informações de mercado, a chance de acertar nas escolhas para o seu lançamento aumenta consideravelmente.
Mapeamento de erros: esse tópico tem tudo a ver com o controle de processos. Afinal, quando temos processos mapeados fica muito mais fácil identificar pontos falhos e também evitar problemas maiores.
Economia de dinheiro e tempo: quando falamos de projetos grandes e de tamanha importância como o lançamento de uma nova coleção, tempo é dinheiro. Afinal, uma etapa depende da outra e é preciso que tudo esteja correndo bem para que o lançamento aconteça. Então, ter um mapa de coleção pode fazer toda a diferença e te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Pois as informações ficam reunidas em um único lugar, e toda a equipe sabe quais são os próximos passos.
Como você bem sabe, criar uma coleção não envolve só a parte criativa. Por isso, contar com ferramentas e métodos no seu planejamento é muito importante para conseguir desenvolver todos os processos necessários para o lançamento da coleção. E você, costuma usar o mapa de coleção de moda na sua empresa?
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