Hoje, existem cerca de 800 mil pequenas empresas ligadas ao varejo de moda no Brasil. Investir em diferenciação e adicionar valor agregado ao produto é um dos caminhos. Ou seja, pensar em nichos de mercado se torna mais vantajoso para quem deseja empreender neste segmento.
Moda plus size
De acordo com a Associação Brasileira do Vestuário, o segmento de moda plus size é um mercado que cresce 6% ao ano e movimenta cerca de 5 bilhões de reais. Buscar fornecedores específicos, participar de feiras do segmento e investir no corte e caimento das roupas é uma ótima estratégia.
Moda gestante
O público de moda gestante tem se modificado ano a ano. Como as mulheres tem tido menos filhos, dão mais atenção a essa fase da vida e investem mais em bem-estar e autoestima. Então para se destacar nesse mercado é preciso oferecer peças confortáveis e modernas.
Moda ecológica e sustentável
Aqui, o mais importante é ser transparente com os seus clientes e comunicar todo o processo de produção. De acordo com os Institutos Akatu e Ethos, quase 10 milhões de pessoas adotam valores e comportamentos mais sustentáveis de consumo e se preocupam se a roupa é feita de matéria-prima renovável, orgânica e com responsabilidade quanto à preservação da natureza e diminuição da poluição.
Brechó
De acordo com o cadastro nacional do Sebrae, o número de pequenas empresas especializado em artigos usados cresceu 210% em cinco anos. Já que as pessoas podem adquirir roupas de marca e qualidade por um preço bem abaixo do mercado, esse nicho atrai o público que quer se manter na moda gastando pouco.
Moda streetwear
A moda das ruas tem conquistado muitos jovens, inclusive os que não andam de skate por aí. Por isso, hoje o leque de clientes é muito maior e pode ser trabalhado para impactar seus adeptos de diversas formas. Desde shows e festas, até redes sociais e digital influencers.
Moda country
Não é de agora que o sertanejo faz sucesso, o Brasil sempre teve muitos rodeios e eventos desse segmento que incentivam consumo de moda. Faça uma pesquisa de mercado para ver qual seria a aderência de cada nicho na sua região e boa sorte!
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