Cinturinha de Pilão – Você sabe o que é Tight Lacing?

12 novembro, 2013


2 min (tempo estimado de leitura)

Pouco difundida no Brasil, mas bastante praticada no exterior, a prática do Tight Lacing (“laço apertado”, em inglês) consiste no uso de corsets para a modificação do corpo e redução gradual da circunferência da cintura.

fakir

Os praticantes do Tight Lacing são chamados de tightlacers e consideram a técnica um estilo de vida. Em geral, eles utilizam um “corset de treinamento”, que é apertado na região da cintura gradativamente. O corset de treinamento é usado durante horas, – às vezes até 23 horas por dia! – e os ajustes (compressão) chegam a 10 cm numa mesma peça! Este longo período de uso é necessário para que a cintura permaneça em seu estado modificado.

O corset promove a redução da cintura porque comprime o torso, realinha as costelas flutuantes e “reorganiza” a posição dos órgãos internos, que ficam muito próximos. Obviamente, os riscos da prática são altos e muitos cuidados devem ser tomados. Uma das principais preocupações dos praticantes é em relação ao tônus muscular. Como o corset “segura” o abdômen, a pessoa naturalmente tende a manter a musculatura relaxada, levando à flacidez.

Os materiais usados na confecção dos corsets modernos são nobres e desenvolvidos para evitar uma série de problemas, como irritações na pele. As hastes, por exemplo, são de aço inox. Segundo os tightlacers, o melhor corset é aquelefeito sob medida, para evitar desconforto e problemas de circulação.

spewk3 POLAIRE

 

Como nós já contamos aqui no blog, os corsets surgiram na Idade Média e eram desconfortáveis e perigosos. Mas, apesar dos protestos, se mantiveram na moda ao longo dos séculos e evoluíram em formato e acabamento.

Hoje, os tightlacers se reúnem em vários lugares do mundo e há até campeonatos para a escolha da cintura com a menor circunferência. Os números impressionam! Cathie Jung, por exemplo, entrou para o Guiness depois de praticar o Tight Lacing durante 15 anos. Sua cintura tinha 35 cm de circunferência! Outra adepta famosa foi a francesa Emilie Marie Bouchaud, também conhecida como Polaire. Ela viveu no início do século passado e tinha pouco mais de 35 cm de cintura. A atual recordista chama-se Spook e tem apenas 34 cm de cintura! Um dado interessante: durante as competições, as participantes apresentam raios-X de tronco, para provar que nenhuma costela foi removida.

 

Via: http://www.blogdafruit.com.br


Deixe um comentário