Fundada durante os anos 50, a tradicional empresa japonesa de lingerie Wacoal está sediada em Kyoto. Durante os anos 70, a marca começou seu processo de internacionalização e, atualmente, tem forte presença nos outros países asiáticos – como China, Indonésia, Malásia, Coréia e Tailândia –, além da Europa, Canadá e Estados Unidos.
A empresa possui um longo histórico de investimento em inovações tecnológicas e mantém sua imagem associada à qualidade, mas também se mostra cuidadosa ao reforçar suas raízes e tradições, explorando o universo feminino com delicadeza. O caso da campanha iniciada recentemente pela filial tailandesa da marca é um bom exemplo desse cuidado: intitulada Beauty Inside, ela se apoia no conceito de que a beleza reside na natureza feminina.
Sob o slogan “A Wacoal acredita que toda mulher foi criada para ser linda. Linda por dentro”, a campanha reforça a ideia de “beleza real”, mas sem se apoiar em padrões físicos. Para o lançamento, em janeiro deste ano, a marca produziu uma série de curtas intitulada “My Beautiful Woman”. Inspirados em histórias reais, os videos são um exemplo impressionante de storytelling, enfatizando a verdadeira beleza das mulheres, aquela que nasce de seu interior e se expressa através de sentimentos e atitudes, como a força, a compaixão e a renúncia.
Em tempos de debate acerca de “padrões de beleza”, a publicidade da marca critica indiretamente a artificialidade das campanhas baseadas em fotos sensuais de top models milionárias ao mesmo tempo em que também aponta a superficialidade daquelas orientadas em sentido contrário: afinal, mesmo que se incluam mulheres de todos os tipos em anúncios, as campanhas ainda se mostram focadas em características e atributos físicos, ou seja, na beleza exterior.
Sensíveis e bastante tocantes os três primeiros vídeos contam histórias centradas em diferentes personagens femininas, como a esposa grávida que se sujeita a enfrentar sozinha uma doença grave para não arriscar a saúde do bebê; a funcionária eficiente, porém retraída, de uma empresa, que esconde dos colegas de trabalho um fato importante de sua vida; e a jovem mãe, que renuncia à própria reputação para cuidar de sua pequena filha. Além disso, o site da marca convida o público a compartilhar suas próprias histórias e experiências de vida.
Confira a série de curtas abaixo (com legendas em inglês):
Deixe um comentário