Aprenda a escolher o sutiã perfeito

20 agosto, 2013


7 min (tempo estimado de leitura)

O tamanho e a copa:

• O tamanho de soutien é composto por um número e uma letra. O número define o contorno do tórax e a letra define o tamanho do peito. Para medir correctamente o tamanho das costas temos de colocar a fita métrica por debaixo dos seios na linha horizontal, em expiração e apertando bem. Para chegar ao tamanho correcto de costas aconselha-se um tamanho de tórax mais pequeno do que a medida real em centímetros, geralmente menos cinco a dez cm.

• O soutien correcto tem que estar adequadamente esticado e fechado apenas no 1º colchete da ponta de forma a maximizar o seu tempo de vida. Isto é, à medida que o elástico se vai alargando, poder-se-á recorrer sucessivamente ao 2º ou 3º colchete, permitindo manter o aperto adequado durante mais tempo.

Aprenda a escolher o sutiã perfeito

• Para se medir correctamente o peito, temos de pôr a fita métrica no sítio mais volumoso do peito e estar em inspiração. O seio tem que encher a copa e a copa tem que acompanhar todo seio. Vejam que os seios começam já por debaixo das axilas! Os seios não podem deslocar-se para cima, para baixo ou para os lados das copas. Peça ajuda a alguém para se medir correctamente! Em baixo apresento um quadro onde se pode observar medidas em centímetros e respectivos tamanhos.

 

Aprenda a escolher o sutiã perfeito

Sutiã certo para cada decote:

Balconet
• Óptimo para seios médios e pequenos, suporta e dá algum volume. Use com decotes redondos e/ou com um decote estilo império e ultra-glamoroso.

Corbeille
• Este modelo adapta-se a seios médios e grandes, pois dá mais forma ao busto sem o comprimir ou evidenciar em demasia. Use com decotes profundos e fique super-sensual!

Push-up (Magic-up)
• Este soutien é ideal para busto pequeno, eleva os seios e dá-lhes volume. Use com decotes pronunciados, e peças justíssimas.

Push-up (Magic-in)
• Este modelo evidencia o decote, seja ele redondo ou em V, alcinhas, cai-cai, tecidos fluídos, etc. Ideal para seios pequenos e médios, pois ajuda a dar mais volume e aproxima o busto.

Ampliforme
• Este soutien estrutura os seios devido à espuma fina que forra a copa, óptimo para seios grandes pois é envolvente e de grande suporte. Use este modelo com peças de roupa ajustadas e decotes em V.

Redutor
• Outro modelo ideal para os seios grandes, o busto fica estruturado e elevado, tirando as “regueifinhas” da zona abdominal. O peito é distribuido pela copa sem ser comprimido, conferindo grande conforto e redução do volume.

Sem armação / triangular / bandeau
• Três modelos que conferem a agradável sensação de não usar soutien, mas só são óptimos para seios pequenos e elevados, para mulheres jovens e adolescentes

Alças à medida:

• As alças suportam apenas 10% do peso dos seios. É um dos suportes principais na constituição de um soutien. São apenas um complemento ao suporte, por isso, não podem ficar demasiado tensas e apertar os ombros. Se isso acontecer é sinal que a banda das costas está solta ou então que as alças estão curtas.

• Não ajuda em nada tentar subir mais as alças se elas não estão desenhadas para suportar grande parte do peso dos seios. Um elemento importante a verificar é o comprimento destas. Um soutien com tamanhos de costas e de copa adequados pode ficar mal colocado se as alças estiverem com a extensão errada. Caso estejam demasiado largas não ajudam a levantar o peito, e ele fica descaído. Atenção que se as alças estiverem demasiado apertadas nos ombros vão deixá-los doridos e com marcas.

• Os soutiens têm alças com regulação, por isso, não há problema. Sozinha pode definir qual o comprimento que fica com a melhor linha de peito, ou seja, com os seios levantados mas naturais e, mais que tudo, confortáveis.

Sutiã certo para cada tipo de peito:

Peito pequeno
• Se quiser dar mais glamour ao seu decote, opte por soutiens almofadados que dão visivelmente mais volume ao peito ou por soutiens tipo “push-up” e meias copas.

Peito grande
• Opte por modelos minimizadores que reduzem, até um tamanho, a copa. Soutiens com aro e copas de corte adaptado a um peito maior, com reforços nas laterais e alças largas.

Peito descaído
• Não se preocupe, existem soluções muito sedutoras de soutiens com aro rígido ou flexível, efeito “push-up”, em diversos modelos para que se sinta sempre bem na sua pele.

Sutiã adequado ao seu corpo:

Com armação
• Modelo com apoio metálico por baixo do peito que «tem a finalidade de o segurar, tornando-o mais bonito e orientado para a frente. Se gosta de sentir o peito apoiado este modelo é para si. Depois de o vestir, movimente-se para verificar se os aros estão bem posicionados e não a apertam.
A evitar: Por quem tenha nódulos ou cicatrizes de cirurgias. Nesse caso, convém consultar o médico e saber se corre algum risco ao usar este modelo.

Sem armação
• Modelo sem apoio por baixo do peito, indicado para quem gosta de sentir o peito mais solto, mas com a desvantagem de ter uma capacidade de sustentação mais limitada.
A evitar: Por quem não tem um peito firme, pois pode parecer espalmado.

Push-up
• Puxa o peito para cima, sendo adequado para usar com decotes e peças mais justas e em malha, pois torna a silhueta mais elegante. É indicado tanto para o peito pequeno como médio, mas particularmente para mulheres com peito pesado ou mole.
A evitar: Por mulheres com peito muito grande.

Cai-cai
• Soutien sem alças indicado para «usar por baixo de vestidos ou tops cai-cai e peças com alças muito finas ou em tecidos transparentes.» Resulta especialmente bem em quem tem seios pequenos ou bem firmes.
A evitar: Por mulheres com «peito pesado ou grande, pois pode empurrar o peito para baixo, aproximando-o da barriga, o que não é elegante nem bonito.

Desportivo
• É um modelo pouco decotado, de alças largas e grossas. As suas fibras têm a vantagem de tolerar a transpiração e permitir que a pele respire. Reforçado e sem armação, pode ter vários graus de suporte. É também indicado para quem gosta de sentir o peito seguro e as costas apoiadas.
A evitar: Por quem usa «peças muito decotadas ou de tecidos finos. Pode também produzir um efeito de peito espalmado por debaixo da roupa.

Redutor
• Este tipo de soutien reduz o volume do peito, sendo indicado para «mulheres com peito muito grande» e que gostariam de o ter mais pequeno.
A evitar: Por mulheres com peito pequeno, pois torna o peito ainda menor.

 

Via: sitiodamulher.com


Deixe um comentário