Anteriormente a moda íntima era fabricada apenas em algodão, porém a chegada da renda vem para conferir mais beleza e sensualidade à lingerie feminina. Hoje ela é um dos principais artigos presentes no segmento, elaborada principalmente de poliéster e poliamida.
No ano de 1804, o mecânico John Heathcoat de Nottingham, perto da Inglaterra, observou o movimento dos dedos de uma fazedora de rendas enquanto ela trabalhava em uma tela de tule. Ele começou a sonhar om uma maneira mecânica de fazer o mesmo trabalho. Quatro anos mais tarde, os primeiros centímetros de renda foram desenvolvidos em sua invenção, que foi patenteada por ele.
Paralelamente, o mecânico francês Joseph-Marie Jacquard inventou um tear que trabalhava perfurando um cartão em que cada buraco correspondia a um tipo de ponto e cor de fio, criando belos desenhos – nascia o jacquard. Até então, no início do Século XIX, apenas os inglesas eram capazes de criar estamparia hexagonal nos tules e, apesar de estar no auge da moda na França, o tecido não estava disponível para venda, exceto no mercado negro. Porém, com a crise social e econômica que afetou a Inglaterra, alguns manufaturadores decidiram deixar o país.
O mecanismo do jacquard foi gradualmente sendo adaptado para desenvolver tipos específicos de renda, dando origem aos teares Leavers: máquinas de grande porte, pesando entre 10 e 15 toneladas e com 12 metros de comprimento, produzindo rendas mais delicadas e com mais qualidade. Nas décadas seguintes os equipamentos foram adaptados e ganharam melhorias, porém partiam da mesma técnica.
São necessários três passos para se criar uma renda mecânica: preparação, concepção e fabricação. Depois de estudar as tendências, o técnico têxtil realiza um esboço do desenho em papel quadriculado, que é transcrito e computadorizado com as orientações para o desenvolvimento.
A invenção de novas fibras ao longo do Século XX foi um fator chave no desenvolvimento das rendas. Dotadas de qualidades como alta resistência, essas fibras fortaleceram as rendas. No entanto, foi sem dúvida a chegada da Lycra, na década de 80, que teria o maior impacto, permitindo que o artigo fosse mais confortável e acompanhasse o movimento do corpo.
[via: All lingerie]
Deixe um comentário