Focada no público teen e em mulheres descoladas, a grife norte-americana de moda íntima Aerie, do grupo American Eagle, lançou na última semana sua coleção Primavera / Verão. Com ampla repercussão no mundo virtual, os anúncios da marca, que optou por fotografar mulheres reais em vez de top models, tem dado o que falar.
Sob a hashtag #AerieReal, as imagens exibem frases como “The girl in this photo has NOT been retouched.” (A garota nesta foto NÃO foi retocada), e “Time to think real. Time to get real. No supermodels. No retouching. Because… The real you is sexy.” (Tempo de questionar. Hora de cair na real. Nada de supermodelos. Nada de retoques. Porque… a verdadeira você é sexy.), criticando o uso de Photoshop nas campanhas atuais de lingerie.
Outro banner divulgado em seu site oficial e página do Facebook a marca declara: “Queridas garotas Aerie, Achamos que é hora de uma mudança. Achamos que é hora de sermos reais e pensar de forma real. Queremos que todas as garotas se sintam bem, por dentro e por fora, consigo mesmas e com sua imagem. Isso significa: nada de retoques nem de supermodelos. Por que não existe razão para retocar a beleza. E achamos que as mulheres reais são sexy” (em tradução livre).
Além de alinhar seu discurso com as campanhas atuais pela “beleza real”, que clama por uma diversidade maior de tipos físicos na publicidade de moda, a marca claramente critica os abusos cometidos por grandes marcas do segmento.
Apesar de não citar abertamente os nomes das concorrentes, é de conhecimento público que grifes de renome como a americana Victoria’s Secret e a italiana La Perla, tem sido frequentemente criticadas por retocarem as imagens das tops em seus anúncios e catálogos, corrigindo imperfeições, apagando tatuagens, e até mesmo alterando seus corpos.
Alfinetar a concorrência é uma estratégia de marketing arriscada, porém, com tantos abusos visíveis na imagem de moda contemporânea, a iniciativa se apresenta como oportunidade para que as grifes revejam seus conceitos e abram mão da artificialidade, aproximando seus produtos e clientes, mulheres reais, com corpos reais e expectativas concretas na hora da compra.
Quem quiser aderir a campanha pode postar suas próprias fotos no Instagram ou no Twitter com a hashtag #AerieReal. As imagens aparecerão em uma galeria no site oficial da marca!
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