Mulher de óculos em sua loja de roupas

4 vantagens de ter um sistema de gestão para a sua loja de roupas

28 fevereiro, 2017


4 min (tempo estimado de leitura)

Uma das maiores autoridades em pesquisa de tendências, Li Edelkoort, atestou que os sistemas tradicionais de moda estão obsoletos. O varejo de moda precisa se organizar para entender as novas demandas do mercado e corresponder às suas expectativas. É aí que o sistema de gestão entra.

O ano de 2016 trouxe transformações profundas para a moda: além de lidar com a crise econômica, a indústria teve de se adaptar a mudanças no calendário e a consumidores que questionam mais e mais sobre a sustentabilidade e a representatividade no posicionamento das marcas. Grandes empresas, como American Apparel e Nasty Gal, declararam falência.

Um sistema de gestão pode ser uma ferramenta e tanto para a adaptação às constantes exigências dos consumidores. Os melhores exemplares permitem a organização do catálogo de produtos de acordo com tamanhos e cores, registro de movimentações de caixa, dentre outras tantas funções importantes.

Confira as vantagens de incorporar esta tecnologia em sua loja!

1. Gerenciamento de estoques e planejamento de coleções

Mulheres usando tabela de cores de tecidos

Imagem: Reprodução

Qualquer pessoa que atue no varejo sabe dos desafios do gerenciamento de estoque. Um planejamento eficiente garante que a loja se prepare para as oscilações do mercado, melhorando o relacionamento com os fornecedores e seus processos logísticos.

O ramo da moda tem a peculiaridade de contar com calendários de lançamento, e o varejo deve estar bem alinhado com as tendências para garantir novidades ao público.

Um software de gestão integrado pode auxiliar gestores na avaliação de dados, acompanhando entradas e saídas e entendendo as preferências de seu público.

Esses dados são extremamente valiosos e podem servir como um termômetro para a incorporação de tendências e o lançamento de peças sintonizadas com o dia a dia do público.

2. Gerenciamento de tempo

Supervisionar o arranjo de vitrines, o trabalho dos vendedores, a chegada de novas coleções, mensurar resultados e o fluxo de caixa pode sobrecarregar gerentes.

Um sistema de gerenciamento facilita o cotidiano do profissional, permitindo que ele tenha uma mente mais livre para cuidar de atividades que exigem mais dele, como reuniões e treinamento de vendedores.

3. Controle financeiro

Mulher usando planilha e calculadora

Imagem: Reprodução

Um sistema de gestão permite integrar os diversos setores de sua marca, criando um só canal de informação. Além de ajudar na comunicação da empresa, como já apontamos acima, isto também ajuda o setor financeiro no controle de gastos e na redução de custos.

E, já que seus contadores e analistas estão fazendo genialidades com a calculadora nestes tempos difíceis, é hora de retribuí-los com relatórios mais completos e organizados, não é mesmo?

4. Frente de caixa

Entre relatórios de tendências, amostras de tecidos e aviamentos, peças-piloto e preparo de campanhas, uma marca de roupas também precisa se preocupar com as burocracias que o varejo demanda. Um sistema de gestão permite a emissão de notas e cupons fiscais de acordo com as legislações vigentes.

Além de ajudar com estas tarefas de frente de caixa, o software de gestão auxilia também no armazenamento seguro das informações, contribuindo com a precisão dos relatórios.

Um sistema de gestão permite a reunião de todos os dados indispensáveis para a operação da loja, bem como a recuperação rápida de arquivos. Com estas informações bem organizadas, o cotidiano do gerente é facilitado, aspecto que transparece no atendimento ao cliente e na imagem de sua marca.

Já que a intenção é encantar sua clientela, que tal aprender a fazer pesquisas de satisfação em sua loja?


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