Mulher atendendo cliente

Relacionamento com o cliente: 4 dicas para colocar em prática na sua loja

25 fevereiro, 2017


3 min (tempo estimado de leitura)

Investir no relacionamento com o cliente é uma estratégia de negócios que se tornou vital para qualquer empresa se manter viva no mercado de alta concorrência, principalmente o setor de comércio. Isso acontece principalmente porque os consumidores estão cada vez mais exigentes, além de terem em suas mãos o poder de causar graves arranhões a uma marca.

Com o advento das mídias sociais, uma pessoa mal atendida em uma loja, por exemplo, pode redigir um post e tornar a marca mal vista por uma grande quantidade de pessoas.

Para ajudá-lo a colocar o relacionamento com o cliente na prioridade do dia em sua loja, elaboramos 4 dicas essenciais. Continue a leitura e confira!

1. Conheça as necessidades do cliente

Como vendedor, você precisa ter ciência de que não deve oferecer apenas produtos para os seus clientes, mas sim soluções para os problemas deles. Para isso, é necessário que certas habilidades sejam desenvolvidas na sua equipe. A empatia é uma delas.

É comum as pessoas não saberem o que elas realmente precisam quando vão à uma loja. É papel do vendedor fazer esse meio campo, instigar o cliente para que ele diga quais são as suas necessidades que devem ser supridas. Assim, o vendedor lhe oferece as melhores opções e aumenta as chances de concretizar as vendas.

2. Invista em programas de fidelização

Mulher entregando cartão de fidelidade para outra

Imagem: Reprodução

É praticamente impossível falar em relacionamento com o cliente sem citar os programas de fidelização. O grande objetivo aqui é encantar o cliente para que ele volte a sua loja e realize compras recorrentes.

Uma ideia simples e barata é a confecção do cartão fidelidade, que deve receber um carimbo cada vez que o cliente fizer uma compra no estabelecimento. Ao preencher o cartão com uma quantidade X de carimbos, o cliente ganha um brinde ou produto grátis.

3. Mantenha um alto padrão de atendimento

Bonecos sendo desenhados com sorriso

Imagem: Reprodução

As lojas precisam manter um alto padrão de atendimento, de modo que os vendedores sempre recebam os clientes com cordialidade e cortesia. Além disso, o atendimento deve ser padronizado em todos os setores da empresa.

Quando um cliente vai à loja pessoalmente, por exemplo, ele deve receber as mesmas informações quando foi atendido por telefone. Incoerência ou controvérsia nas informações revelam desorganização e fazem a loja perder clientes importantes.

4. Invista em treinamentos para os colaboradores

Técnicas de etiqueta, postura, forma de se vestir, maneiras de lidar com uma situação de crise. Tudo isso deve ser sempre observado para qualificar o atendimento em uma loja. Por esse motivo, investir em treinamentos diversos para os colaboradores é sempre uma boa maneira de prestar bom atendimento aos clientes.

Os treinamentos podem ser feitos constantemente, trazendo uma diferente abordagem em cada momento. Com colaboradores treinados, as chances do seu negócio ter sucesso é bem maior.

Agora que você já conhece as principais formas para colocar em prática o relacionamento com o cliente na sua loja, que tal aprender mais sobre pesquisa de satisfação? Em nosso blog, você pode encontrar um artigo sobre isso.


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