Abrir o próprio negócio é a realização de um sonho para muita gente, mas tem lá seus perigos. Não é incomum que iniciantes e até pessoas experientes cometam enganos nesse processo. Por isso, neste post, vamos elencar os 5 erros mais comuns de empresas de moda e confecção, e como evitá-los.
1. Não conhecer o mercado no qual está entrando
Ter uma empresa exige pesquisa e conhecimento do setor. É preciso saber como ele funciona de ponta a ponta e quais as características mais desejadas pelos clientes, além das armadilhas que existem pelo caminho.
No mercado de moda, dinâmico e competitivo por natureza, não acompanhar as mudanças e tendências é um erro que pode custar caro. E isso não se resume somente às coleções: o processo de gestão, assim como os equipamentos, vive em constante evolução.
2. Ter uma baixa integração com o mercado
Esse erro normalmente é uma consequência do anterior. Quem não examina o mercado e sua cadeia de valor não sabe onde procurar parceiros. Hoje é comum a criação de redes de parceria que unem ateliês, fornecedores de matérias-primas, confecções e grandes cadeias varejistas.
Saber o momento de se especializar e de buscar novos nichos, também é essencial para aumentar as possibilidades de sucesso. Quem não se comunica e não se integra corre o risco de perder várias oportunidades.
3. Fazer um mau planejamento
Ter uma empresa de confecção exige um bom investimento de capital em um mercado competitivo e com sazonalidade de demanda: não dá para vender roupa de inverno no verão e vice-versa.
Para dar certo, é preciso planejar as finanças: calcular gastos, riscos, investimentos e capital de giro com antecedência. Com base nisso, é possível entender como lidar com a produção e com o estoque, para evitar que encalhes levem a empresa a ficar sufocada financeiramente.
Uma boa dica é preparar um plano que indique os investimentos necessários e a indicação da composição de preço dos seus produtos. Opções como terceirização e financiamentos poderão ser consideradas com mais clareza quando se está em dia com o planejamento.
4. Descuidar do estoque
Não dá para trabalhar com moda e confecções sem uma boa gestão de estoque. Pecar no registro das movimentações, deixar de fazer previsão de demanda, não conhecer como giram os produtos e os custos operacionais do estoque, assim como fazer essa gestão confiando em controles manuais, são erros que podem custar caro e te fazer perder vendas.
5. Achar que erros de empresas de moda e confecção são difíceis de consertar
É bastante coisa para se preocupar, não é mesmo? Mas, exatamente por serem tão comuns, que esses erros têm, na sua maior parte, soluções bem conhecidas. Mapear os processos, com ajuda de sua equipe, é a melhor forma de encontrar e corrigir essas falhas.
Ouça as ideias deles e também pesquise nos livros, revistas e na internet sobre como outras empresas resolveram esses gargalos. Você verá que as soluções muitas vezes são mais simples do que você pensa.
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