Casa grande rosa com grande gramado na frente

8 museus de história da moda que você precisa conhecer

15 dezembro, 2016


4 min (tempo estimado de leitura)

Engana-se quem pensa que as galerias e museus exibem somente pinturas e esculturas da antiguidade. Vários museus modernos têm como parte de seu acervo roupas e peças que contam a história da moda. Sejam elas coleções delicadas de estilistas famosos como Dior e Saint Laurent ou ainda itens específicos como bolsas e sapatos, o que vemos são exposições fantásticas.

Assim, para que você descubra mais sobre o mundo fashion, listamos aqui os 8 museus que são de cair o queixo. Confira!

1. Museu das Malas e Bolsas — Amsterdã, Holanda

Vitrine com diversas bolsas e malas antiga

Nesse museu, as malas e bolsas deixam de ser apenas acessórios de moda, aqui elas se tornam artefatos históricos. A coleção, que tem peças que datam do século XVI, inclui peças masculinas e femininas, mostrando como suas formas e funções mudaram junto com a nossa cultura. O museu tem ainda uma das melhores lojas de presentes da cidade e uma fina casa de chá.

2. Museu Ferragamo — Florença, Itália

Museu com vários sapatos de salto expostos

Este museu dedicado a Salvatore Ferragamo, o inventor do salto wedge (salto unido ao sapato parecido como um salto plataforma) e do salto gaiola (que, como o nome diz mesmo, parece uma gaiolinha), foi inaugurado em 1995. Embora o designer de sapatos tenha feito seu nome em Florença, ele deve muito de seu sucesso às estrelas de Hollywood como Marilyn Monroe, que adorava suas criações.

3. Fundação Pierre Bergé — Yves Saint Laurent — Paris, França

Corredor com tecidos expostos em vitrines

A relação entre o estilista Yves Saint Laurent e seu antigo parceiro de vida e de negócios, Pierre Bergé, deu nome a essa linda fundação-museu. Ela foi inaugurada em 2002 com o objetivo de conservar as 5.000 peças de vestuário, 15.000 acessórios da alta-costura e também os mais de 50.000 desenhos e objetos variados que mostram a criatividade de Yves Saint Laurent. O espaço também conta com obras de artistas contemporâneos inspirados pelo designer.

4. Museu Gucci — Florença, Itália

Prédio antigo com luzes acesas à noite

Florença pode ser mais conhecida por sua arte renascentista espetacular, mas em 2011 o Museu Gucci entrou em cena apresentando criações de uma era completamente mais moderna. Guccio Gucci lançou sua marca na cidade em 1921. Hoje, suas bolsas e vestidos de alta costura são exibidos ao lado de outros objetos de arte relacionados à história da moda nesse lindo museu.

5. Museu Christian Dior — Granville, França

Casa grande rosa com grande gramado na frente

Sendo a casa da infância do estilista Christian Dior, o museu foi aberto em 1988 nos arredores de Granville, na França. A coleção apresenta não só requintadas criações do designer, mas também peças de outros artistas notáveis como Yves Saint Laurent, Marc Bohan e John Galliano.

6. Museu Victoria & Albert — Londres, Inglaterra

Sala com vários objetos antigos expostos em vitrines

Como o maior museu do mundo dedicado à arte e design, você não terá nenhuma dificuldade em encontrar elementos fascinantes da indústria têxtil aqui. Vá direto para a seção de moda para mergulhar em um período de roupas masculinas e femininas de 400 anos. Uma vez que estamos falando da Inglaterra, há também uma grande variedade de chapéus. O melhor de tudo é que a entrada no museu é gratuita.

7. Museu Bata Shoe — Toronto, Canadá

Grande prédio com design geométrico

O que os sapatos dizem sobre nós? Muita coisa! Especialmente, se você visita o Museu Bata Shoe de Toronto. Ele traça a história da moda dos calçados com exposições bastante rotativas. Você pode ver chinelos usados por mulheres chinesas com pés atados, sandálias de mandioca feitas por nativos americanos, e até as botas plataforma consagradas por Ginger Spice.

8. Museu da Moda — Bath, Inglaterra

Manequins com roupas antigas em vitrine

A britânica Doris Langley Moore foi uma historiadora pioneira cuja coleção de roupas de homens e mulheres tornou-se a base do Museu do Traje, mais tarde chamado de Museu da Moda. Nele são exibidas peças do século XVII até o presente em cerca de 165 manequins, incluindo lingeries e trabalhos de designers famosos como Mary Quant e Alexander McQueen.

Você não precisa esperar as semanas de moda para celebrar todo o esplendor do mundo fashion. Com essa lista de museus que exibem peças criadas pelos designers mais influentes da história da moda, só fica de fora quem quer.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os museus, confira também os maiores eventos de moda do mundo!


Deixe um comentário