Mulher trabalhando com computador e papéis

5 dicas para otimizar a logística na sua confecção!

16 fevereiro, 2017


3 min (tempo estimado de leitura)

No ramo da confecção é essencial se manter atento às melhores possibilidades de destaque para a sua marca no mercado. É necessário otimizar a logística não somente para atingir a satisfação de seus clientes, como também para assegurar bons resultados e o avanço da empresa.

Pensando nisso, preparamos abaixo 5 dicas eficazes para que você possa potencializar sua produção. Acompanhe.

1. Monitore todas as operações

O primeiro passo para otimizar sua empresa é o monitoramento da operação de cada processo logístico. Essa etapa é ideal para que você certifique um maior desempenho e planejamento das ações realizadas no seu negócio.

Uma logística bem estruturada e mapeada possibilita ainda mensurar os resultados, acompanhando de perto a execução das atividades e a origem de eventuais falhas.

2. Use a tecnologia para otimizar a logística

Pessoa passando código de barra de mercadoria

Fonte: Esan

Com os avanços tecnológicos, hoje em dia, tornou-se ainda mais fácil atender as necessidades logísticas da indústria de confecção. No mercado atual, existem diversos softwares de gestão que permitem um controle pleno da produção, do estoque, das demandas a serem entregues, das mercadorias e de outras funções que agilizam a organização das atividades.

Com o uso da tecnologia, ainda é possível compartilhar seu sistema de gestão com os fornecedores, a fim de controlar o volume de produção para que prejuízos possam ser evitados no futuro.

3. Pratique o transporte eficiente

Homem carregando caixas

Fonte: Sygma Logística

Sabemos que entregas feitas em um bom prazo sempre geram clientes felizes e, por essa razão, é imprescindível um bom planejamento do transporte realizado pela sua empresa.

Caso o negócio não faça o transporte da mercadoria, uma dica importante é ter contato com mais de uma transportadora. Dessa forma, você evita qualquer tipo de contratempo e oferece ao seu cliente bons prazos e preços mais acessíveis, permitindo a escolha das melhores condições de frete.

4. Integre suas equipes

A integração entre todos os colaboradores é uma estratégia inteligente, pois promove o maior aproveitamento do trabalho realizado em todas as atividades da confecção.

Garantir a unificação das equipes envolvidas no processo, tais como as de venda e de marketing, ajuda a identificar diretamente a proporção entre a demanda exigida pelos clientes e a quantidade que está sendo produzida.

Gerar harmonia entre todas as atividades da empresa sejam elas no transporte, na armazenagem, no sistema de operação, com os fornecedores e entre outras áreas que unidas completam uma única gestão, é uma estratégia valiosa, que, certamente, enaltece o sucesso logístico.

5. Comunique-se com o consumidor

Para um negócio continuar caminhando para frente, é de extrema importância que o cliente esteja satisfeito. É necessário que ele sinta que a empresa se preocupa com a sua experiência com a marca.

Um bom relacionamento é um diferencial que garante a fidelidade do cliente. Fornecer informações da compra e dados de rastreamento de entregas, avaliação dos serviços oferecidos e uma rede de atendimento sempre disponível são alguns dos serviços que asseguram a preferência no mercado.

Essas são algumas das dicas de sucesso para otimizar a logística de sua confecção. Mas, vale ressaltar que é sempre importante se manter atualizado sobre o mundo da moda, por isso, não perca as tendências do momento e confira nosso Novo Trendbook Zanotti: Tendências para a Moda Íntima do Verão 2017 e 2018.

Capa revista de modelo moda intima


Deixe um comentário