Sempre que abrimos um empreendimento, seja ele uma franquia ou uma loja própria, devemos ter certo conhecimento de marketing. O visual merchandising é o estudo de como os fatores externos e internos impactam o usuário, no marketing sensorial.
No caso de lojas de moda e de roupa íntima, são levados em consideração: a organização das prateleiras e vitrines, o aroma no interior da loja, a música presente no ambiente, os manequins e a iluminação — tudo para aproximar e encantar a clientela.
As principais dicas de como fazer com que a sua loja se diferencie das demais, principalmente no segmento de moda íntima, você confere agora:
1. Conquiste e fidelize o seu público-alvo
Todos os elementos citados devem estar em concordância com a essência da loja, com o público-alvo e com o que a loja deseja que seja percebido pelos 5 sentidos do cliente.
Por se tratar de uma estratégia de venda, o visual merchandising tem como objetivo fazer com que o cliente entre, compre os produtos, se identifique com a loja e seja fidelizado, voltando sempre que precisar.
2. Dê atenção ao interior da loja
Organize o espaço interno da loja, sempre de maneira fluida e suave, focando na disposição perfeita das peças. As cores devem combinar com o ambiente e você precisa cuidar para que as peças expostas nas araras combinem entre si.
Por exemplo: se a prateleira for de lingerie, combine o estilo com os acessórios: uma meia calça com peças mais sedutoras. Já o pijama pode combinar com peças mais descontraídas.
Em todo o caso, as peças devem ter cores harmoniosas, mesmo que sejam vivas. Se os tons forem destoantes, não darão uma boa impressão.
3. Crie vitrines temáticas
Saiba criar vitrines temáticas para cada ocasião, sempre com produtos e acessórios relacionados ao tema. Em moda íntima, temáticas femininas são tendências sempre.
Nas vitrines, disponha as peças num ambiente propício, para que o seu público compreenda o objetivo. No Dia dos Namorados: espartilhos, cinta liga e sensualidade são boas estratégias para cativar os casais. Já no Dia das Mães, aposte em peças mais delicadas.
4. Atenha-se ao visual merchandising
Exponha produtos novos todas as semanas. Essa prática não apenas valoriza a loja, como também influencia o olhar do cliente em relação a ela e à sua variedade de produtos.
Dentro do visual merchandising, há várias maneiras de organizar as vitrines. A primeira é expor os produtos amplamente para o cliente, mantendo todos na altura dos olhos. Ou seja, o cliente, ao entrar na loja, não precisará erguer muito a cabeça nem abaixar-se para olhar ou pegar os produtos.
5. Organize o interior da loja
Organize as peças verticalmente, mesmo que estejam dobradas, pois passam a impressão de loja organizada. Coloque preço em todos os produtos — pode não parecer, mas muitos clientes desistem de comprar determinados itens por não terem seus preços explícitos na peça.
6. Cuide também do som e da iluminação
Cuidado ao escolher a iluminação e a música que será tocada na loja. Ambas influenciam na decisão do cliente na escolha da loja e do produto. No caso de moda íntima, o cuidado deve ser maior.
E aí? Gostou de nossas dicas sobre visual merchandising? Que tal acompanhar também os top 6 blogs de moda? Leia aqui nosso artigo sobre o assunto.
Deixe um comentário