A produtividade de uma confecção está diretamente relacionada com o faturamento de uma empresa. Ela é capaz de afetar tanto as despesas básicas envolvidas em um negócio, quanto o seu lucro.
Se há baixa produtividade na sua confecção, você precisa reavaliar como são executados os processos internos.
Quando falta determinado produto no estoque, por exemplo, o lote precisa esperar que seja um feito um novo pedido? Só essa espera já indica prejuízo.
Você já calculou o quanto isso custa para sua confecção? Sempre que falamos em tempo desperdiçado, estamos falando de custos desnecessários. Afinal, uma costureira que precisa esperar pelo corte do tecido certo para terminar o seu trabalho, por exemplo, custa mais, já que produz menos.
Mas como conseguir melhorar esses processos na sua confecção? Nós elencamos 4 dicas essenciais.
-
Tenha fichas técnicas
A ficha técnica é um importante documento que orienta a comunicação entre todos os envolvidos no processo produtivo, desde a equipe de criação até a embalagem.
Cada empresa desenvolve o seu próprio modelo de ficha, de acordo com as suas necessidades, evidenciando as informações que julga mais relevantes para direcionar a confecção das peças.
Mas normalmente as informações são bem completas e a ficha conta com: temporada e nome da coleção, modelo e código do produto, descrição da peça, etiqueta, detalhes sobre a matéria-prima, o desenho técnico e as variações do modelo.
Se você ainda não tem uma ficha técnica, crie uma adequada ao seu negócio.
-
Treine sua equipe de trabalho
Quanto melhor treinado o funcionário, melhor ele executará a sua função e mais produtivo ele será para sua confecção. Um profissional que tenha recebido o treinamento adequado vai encontrar bem menos problemas para realizar a sua tarefa e poderá fazê-la em menos tempo.
Ou seja, não adianta apenas contratar um funcionário novo e largá-lo em seu ambiente de trabalho. Explique aos funcionários, de forma clara, como a empresa funciona, quais são as metas da instituição, como são realizados os processos de produção e o que a empresa espera deles.
Procure observar as habilidades dos colaboradores e ajude-os a aperfeiçoá-las indicando processos que tornem o controle da atividade mais fácil para eles.
-
Implante um software de gestão
Um bom software de gestão oferece o suporte ideal para aumentar produtividade ou diminuir tempo perdido, visto que agiliza processos básicos e necessários no planejamento e andamento de uma confecção.
Um exemplo é a possibilidade de realizar cobranças em apenas alguns cliques. Quando isso é feito manualmente, é preciso entrar no site do banco, cadastrar os dados de cada cliente, informar o valor de cada parcela e só então emitir o boleto. Estes são dez ou quinze minutos que podem ser economizados por cliente!
Além disso, esta é uma ferramenta que reduz o tempo de geração e análise de relatórios, permite uma visão completa dos processos realizados na empresa, facilita o planejamento do estoque, faz o controle financeiro e ajuda a manter as obrigações fiscais da empresa em dia.
-
Tenha bons fornecedores
Outro fator que influencia diretamente na produtividade de uma confecção é a qualidade do que é usado para produzir as peças.
Aviamentos, tecidos e materiais de acabamento com pouca qualidade podem dar problemas e afetam diretamente na sua produtividade. Se a linha utilizada na costura arrebenta na máquina, por exemplo, a costureira acaba por ter de interromper a costura para passar a linha novamente. E, dependendo da máquina, pode ser bem trabalhoso.
Por isso, tenha parceiros e fornecedores de confiança, que façam testes regulares nos seus produtos, que estejam sempre inovando e aplicando tecnologias que dão conforto e qualidade aos artigos e que ofereçam os melhores produtos para o seu nicho.
Quer ser nosso parceiro e vincular a sua marca aos produtos Zanotti? Fale com a gente!
Deixe um comentário