Em alguns dias a Zanotti irá lançar seu novo trendbook, um material recheado com tendências que estarão em alta a partir de setembro desse ano, durante a primavera e o verão. Isso mesmo! A campanha traz as tendências dessas estações para 2019/20, inspirando as marcas e confecções na criação de novos produtos para as próximas coleções. Para enxergar tão longe, lançamos mão de uma ferramenta indispensável para a moda: a pesquisa de tendências.
Ela permite avaliar o comportamento do consumidor para antecipar o que as pessoas estarão inclinadas a usar no futuro. Esse estudo permite inclusive a redução de custos, pois bem realizada, impede a fabricação de roupas e acessórios sem perspectiva de decolarem no mercado.
Quer entender melhor como funciona? Mergulhe com a gente e descubra todas as vantagens de utilizar a pesquisa de tendências na sua marca, garantindo que você sempre esteja à frente do que seu cliente precisa e deseja.
Descubra qual é o futuro do varejo de moda
Afinal, o que é uma tendência?
Ela é um processo social de transformação do gosto e do estilo das pessoas em diversas áreas, entre elas a forma de se vestir. Algumas dessas mudanças são de curta duração e são chamadas de modismos, por serem passageiras, como as que surgem a partir de um personagem da novela. As mais longas, que irão perdurar por mais tempo, são classificadas como tendências.
E como elas surgem?
A partir de inovações ou mudanças econômicas, sociais ou tecnológicas, os padrões de consumo são alterados e incorporados aos poucos no comportamento das pessoas. Ela é um processo discreto, uma previsão que será confirmada ao sair das passarelas e se transformar em moda. Nem tudo se mostra acertado, é claro, mas possuir estas informações é importante para o processo criativo.
Como identificá-las?
Para prever o que vai funcionar e ser considerado popular ou sucesso é preciso observar. Portanto, é preciso analisar os vetores: eles são todas as expressões culturais como música, arte, tecnologia, cinema, design e arquitetura. Ficar atento ao streetstyle e ao que as grandes grifes apresentaram nos últimos desfiles também faz parte desse processo. A partir daí, buscam-se padrões, como a repetição de uma cor, de um novo corte de vestido ou de um acessório replicado várias vezes e por diversos agentes.
Macro e micro tendências
A observação irá permitir uma coletânea de informações que poderão ser classificadas como macro ou micro tendências. A primeira abrange as mudanças em larga escala que afetam diferentes segmentos da sociedade e perduram por mais tempo, como o uso de frases com atitude em camisetas, que está em alta há algum tempo e promete continuar por mais estações. Já as micro são breves e pontuais, como a volta das cores neon nesse verão.
Marcas grandes costumam investir bastante recursos na pesquisa de tendências, realizando até mesmo viagens internacionais na busca por referências. Para quem não dispõe de um orçamento tão vultoso, é possível usar a internet para pesquisar em sites e revistas especializadas, além de estudar o que é publicado nas redes sociais. A consulta em portais como o WGSN, líder mundial em tendências, e a Pantone, autoridade em cores, é essencial.
Embora indispensável, a pesquisa de tendências pode não ser 100% correta. Quanto mais longe procura-se enxergar, mais riscos de incertezas, já que acontecimentos inesperados podem alterar o mercado.
Lembre-se: a moda nasce, matura, satura e desaparece. Por isso, também é importante identificar em que estágio uma tendência se encontra. Há consumidores que preferem inovações, e outros que dispensam qualquer peça muito popular. Saber como se comporta seu público-alvo também faz parte desse processo.
A Zanotti disponibiliza anualmente revistas e e-books com as tendências de moda e comportamentos de consumo, além de vídeos e postagens nas redes sociais constantemente sobre as trends que estão em alta. Fique ligado!
Agora que você já sabe a importância da pesquisa de tendências, que tal conferir o que vai ser trend na moda íntima do inverno 2019?
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