Como todo bom empreendedor, você quer fazer a sua loja crescer e ser o destaque em meio à concorrência. A primeira coisa que deve ser feita é se planejar e buscar estratégias para que o seu objetivo seja alcançado. Uma delas é realizar pesquisa de satisfação do cliente.
O cliente está no centro de tudo – afinal, o seu empreendimento foi feito pensando nele. Todo o seu planejamento tem que ser em torno dessa pessoa e, para que ele possa render bons frutos, nada mais lógico que saber a opinião dos consumidores e usá-la como um direcionamento para alcançar os objetivos.
Os benefícios de fazer uma pesquisa de satisfação do cliente
Clientes com mais confiança e fidelidade
Você, como vendedor, tem uma visão um tanto diferente do seu cliente quanto ao produto comprado por ele. Por sua vez, ao usar o produto, seu consumidor perceberá na prática se ficou satisfeito ou não, se falta algo que pode ser acrescentado, entre outras coisas.
Certamente, ele se sentirá muito melhor se você, após a compra, perguntar o que está achando do produto. Ele perceberá que a loja não está apenas preocupada em vender, mas também em saber se a obtenção da peça foi satisfatória.
Saber o que pode ser melhorado
Essa é uma das informações mais valiosas que a sua loja pode conseguir do cliente. Ele pode te dar ideias maravilhosas para que você melhore cada vez mais os produtos ofertados pela sua empresa.
Como a percepção do consumidor é diferente da sua, ele pode estar te dando, justamente, os pontos fracos das suas peças.
Retenção de clientes
Suponha que você não receba uma avaliação muito boa daquele cliente que costuma fazer grandes compras em sua loja. O que fazer? Você deve entrar em contato com ele o mais rápido que puder para entender qual é o problema e conseguir oferecer uma boa solução.
Se não fosse a pesquisa de satisfação que o seu empreendimento realizou, talvez, você perdesse esse bom cliente para sempre.
Como posso realizar a minha pesquisa?
Pode ser que você nunca tenha feito uma pesquisa, ou pode até ter realizado, mas não a fez da forma correta. Vamos te explicar agora alguns pontos necessários de se considerar na hora de montar a pesquisa para o seu cliente.
1. Trace o objetivo da pesquisa
Comece pensando: “o que eu quero saber dos meus clientes?”, “para que estou realizando esta pesquisa?”. Existem diversos objetivos que podem ser seguidos, por exemplo, para melhorar o serviço de atendimento ou para investir em uma maior variedade de produtos.
No caso de uma pesquisa de satisfação, você precisa saber se o seu cliente ficou satisfeito com a compra que fez.
2. Seja claro
As pessoas andam sempre com pressa, sempre há algo para fazer e sempre estão com algum compromisso marcado, portanto, seja breve, claro e objetivo. Faça perguntas pequenas e que sejam simples de serem compreendidas, não use um vocabulário rebuscado em excesso — é preciso que ele seja compatível com o seu negócio.
Para responder, o melhor mesmo é usar escala numérica ou um bom e simples “sim” ou “não”. Você pode deixar um espaço para que o cliente faça alguma consideração caso desejar.
3. Use plataformas
Existem diversas plataformas gratuitas e boas na internet que podem ser utilizadas. O próprio Google oferece um formulário de pesquisa que pode ser alterado e personalizado de acordo com o tipo que você deseja. Outros sites como o Survio, o Online Pesquisa possuem uma versão de teste e o Survey Monkey que tem uma versão gratuita e uma paga.
Quer ver respostas positivas na pesquisa de satisfação do cliente? Oferecer a ele produtos que são tendência no mundo da moda é uma das soluções. Então, fique por dentro de todas as tendências para a moda íntima 2017!
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