Quantas vezes você já fez uma viagem de pesquisa de moda? Esse é um exercício muito importante para quem deseja se aprofundar nas tendências futuras e se inspirar para criar novas coleções. O fundamental é aproveitar ao máximo cada detalhe e trazer materiais que podem ser importantes para sua criação.
Com tantos sites falando sobre tendências de moda, você pode se perguntar se realmente vale a pena viajar para isso, certo? Depende do seu objetivo.
Se você quer inovar em criações e precisa muito se inspirar, talvez a viagem seja o caminho ideal.
Existem muitas empresas que realizam tours internacionais pelas cidades referências no assunto, facilitando o processo de buscar referências nos lugares clássicos.
O que fazer na viagem
Uma viagem de pesquisa não é só focada no vestuário. A cultura, os hábitos, política, feiras locais, arte e estilo de vida são um conjunto de fatores que influenciam na moda. Portanto, seja muito curioso.
Por isso, fotografe absolutamente tudo que encontrar de interessante pelo caminho.
A arte urbana, as exposições em galeria, os estilos de looks nas ruas e claro, vá em muitas lojas, desde grandes grifes aos comércios menos conhecidos.
Todo o material que você registrar será essencial para reunir as principais referências e ter insights criativos.
Além disso, nas imagens você pode descobrir coisas que ao vivo, passaram despercebidas.
Em muitas empresas, os profissionais de moda fazem o tour de pesquisa duas vezes ao ano, para o inverno e verão, com Londres e Paris como principais roteiros.
Para se programar, pesquise com antecedência os lugares que pretende visitar e de preferência, fique em um hotel próximo, para não perder muito tempo com locomoção.
Se você nunca fez, aproveite uma oportunidade para se programar e ir. Ou faça um pequeno teste na sua viagem de férias, por exemplo, observando e tirando fotos do que mais chama a tenção e depois avalie. Quem sabe você se sinta mais confiante para viver essa experiência.
Deixe um comentário