Figura de homens olhando o horizonte de vários degrais

Benchmarking no varejo de moda: o que os seus concorrentes têm a ensinar?

21 fevereiro, 2017


4 min (tempo estimado de leitura)

O Benchmarking é uma importante ferramenta do marketing, já que, com ela é possível aprender com os concorrentes, inovar e agir de forma estratégica. Tudo isso é essencial para manter a sua empresa atualizada e competitiva, pronta para obter ótimos resultados.

A base do benchmarking está na análise dos produtos, serviços, processos e tudo mais que os seus concorrentes têm a ensinar. Para isso, é importante acompanhar suas forças e fraquezas e definir bons indicadores-chave de desempenho.

Pensando em tudo isso, decidimos criar um post especialmente para você. Continue lendo e entenda exatamente o que deve ser avaliado e como fazer o benchmarking no varejo de moda!

O que pode ser avaliado com o benchmarking no varejo de moda?

Essa ferramenta pode ser utilizada para avaliar quase tudo que envolve os seus concorrentes. Mas, é importante ter foco e definir os principais pontos de análise. Esses pontos variam de acordo com cada empresa e sua atividade-chave. Veja os principais:

Serviços oferecidos

Acompanhar os serviços dos concorrentes pode ser uma importante fonte de inovação — afinal, há sempre novidades que podem ser implementadas em sua companhia. Então, é interessante ficar atento aos serviços de entrega à domicílio, atendimento ao cliente e todos os outros que sejam relevantes para atrair e fidelizar os consumidores.

Mix de produtos

Figura mão fazendo ok

Imagem: Reprodução

Acompanhar a diversidade de produtos oferecidos pela concorrência também é fundamental para não ficar na lanterna. Para fazer isso, é possível utilizar o site do seu concorrente, as redes sociais ou, se quiser algo mais detalhado, contar com a ajuda de um cliente oculto. Avalie também a demanda pelos produtos disponíveis.

Preço dos concorrentes

Algumas pessoas não gostam de admitir que fazem isso, contudo, no mundo business, é algo comum e essencial para a sobrevivência de um negócio. Ao acompanhar os preços oferecidos pelos concorrentes, é possível precificar seus produtos e serviços de forma estratégica, aumentando assim suas chances de fechar novas vendas.

Como usar o benchmarking no seu negócio?

Não existe um segredo para usar o benchmarking, porém é indispensável ter muito foco e determinação na coleta dos dados. Nunca é algo fácil conseguir boas informações dos concorrentes, porém, com as ferramentas corretas, tudo é possível. Veja algumas dicas:

Estabeleça alguns indicadores-chave de desempenho

Para começar, defina o que precisa ser melhorado em sua própria empresa ou loja. Utilize alguns indicadores-chave de desempenho para isso. Essas métricas podem estar ligadas ao nível de satisfação dos clientes, evasão de compradores ou produtividade dos funcionários. Foque o benchmarking no que possui um baixo desempenho.

Defina os pontos fortes e fracos do seu concorrente

Ponto forte é uma competência, aquilo que seu concorrente tem de melhor. Ponto fraco é uma incompetência, tudo o que precisa ser melhorado e não está de acordo com os padrões do mercado. Pense nas forças e nas fraquezas do seu concorrente e como isso pode ser usado a seu favor.

Utilize as informações para a melhoria da sua empresa

Tudo isso deve ter um único objetivo: otimizar os produtos/serviços da sua empresa e, com isso, torná-la mais competitiva. Assim, após avaliar seus concorrentes, busque aprender com eles e implementar as melhores práticas em seu negócio. Contudo, não basta apenas copiar, é preciso adaptar e melhorar.

Agora, você está pronto para usar o benchmarking e elevar os resultados do seu negócio. Aproveite para saber como a pesquisa de satisfação do cliente pode ajudar a sua loja.


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