Vender deixou de ser uma arte, reservada apenas aos mais talentosos, para se transformar em um processo. E, como todo o processo, ele pode ser melhorado e atingir resultados surpreendentes.
Se você trabalha como vendedor ou se tem à frente uma equipe de vendas para gerir, acompanhe agora as nossas dicas para vender mais, conquistar e fidelizar seus clientes.
1. Planejamento é tudo
Essa dica é válida para qualquer atividade que tenha um objetivo, como as vendas. Sem um plano, vender dificilmente trará os resultados que você espera – aliás, se não tiver um planejamento, como você saberá quais são as metas que é necessário alcançar? O plano de vendas deve conter:
• As metas divididas por vendedor, equipe e por tempo;
• A padronização dos procedimentos que devem ser adotados no contato com os clientes;
• As métricas que serão utilizadas para avaliar os resultados;
• A definição do público-alvo.
Com essa estratégia bem estabelecida, você consegue corrigir as ações que estão interferindo na produtividade das vendas.
2. Ter à disposição as ferramentas certas
A definição de ferramentas varia desde ter um telefone à disposição, computadores e internet de qualidade, até softwares adequados à atividade. Para prospectar novos clientes ou desenvolver um relacionamento com quem já está na sua carteira de vendas, é preciso tempo. Por isso, ter ferramentas apropriadas que facilitam e agilizam o processo de atendimento é essencial para evitar atrasos ou incomodações que prejudicam as vendas.
3. Entenda que cada cliente é único
Não há segredo: para vender mais, trate seu cliente de forma individual – ele é único e deseja ser reconhecido como tal. Assim, você descobre quais as reais necessidades dele e direciona melhor sua proposta. Você pode procurar mais informações sobre seu cliente no site da empresa dele, nas redes sociais ou durante uma conversa. Depois disso, mostre sua vontade em buscar uma solução para o que ele precisa de forma clara e precisa.
4. Aprenda técnicas de persuasão
Um bom vendedor é capaz de vender para qualquer tipo de pessoa, sem vencê-la pelo cansaço. Ter um rol de perguntas diretas e ações estratégicas para quaisquer que sejam as respostas dos clientes é parte das técnicas de persuasão. Tenha sempre na manga uma carta de vantagens para serem usadas como argumentos reais de que vale a pena comprar seu produto e serviço – não confunda persuasão com manipulação. Para isso, conecte-se com o consumidor e ofereça mais do que ele espera. Mais um cliente satisfeito? Sem dúvidas!
5. Mantenha um relacionamento com o cliente
O cliente sai da loja e você diz adeus, certo? Errado! Aproveite o momento de fechamento da venda para recolher informações como nome, e-mail, telefone, aniversário e dados como numeração de calçados ou tamanho de roupas, caso atue no mercado da moda. Alimente o relacionamento enviando informações sobre novidades, lançamentos e promoções, além de oferecer um desconto camarada. Esse cuidado fará com que você seja a primeira pessoa a ser lembrada quando ele precisar.
6.Treinamento SEMPRE
Abrimos esse artigo falando sobre os bons resultados em vendas não serem mais restritos à quem tem talento, mas como não ficar refém da habilidade nata? A resposta é simples: treinamento contínuo. Assim, será possível identificar e melhorar as fraquezas e fortalecer os pontos positivos individualmente. Não há dúvidas de que o retorno será garantido. Cursos profissionalizantes, seminários, palestras, vídeos, podcasts – existe uma infinidade de materiais disponíveis sobre o tema, que podem ser explorados para enriquecer sua capacidade de vender.
Também é importante que, no meio da correria diária, você pare para uma autoavaliação, identificando o que deu certo e errado ao longo do seu dia e o que pode ser melhorado – ou repetido.
Quer saber como vender mais nas redes sociais? Acesse nosso artigo sobre o tema e boas vendas!
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