influenciadores digitais

Como aumentar o alcance da sua marca com influenciadores digitais?

27 novembro, 2020


7 min (tempo estimado de leitura)

Digital influencers, influenciadores digitais, influenciadores de marca. Você já cogitou a contratação de um deles para aumentar o engajamento e até as vendas da sua empresa? Saiba mais sobre esse assunto!

Com o avanço da tecnologia, é normal que surjam novos termos e novas formas de comunicação, assim como também existem diversas novas formas de venda e de propagação de conteúdo.

O termo influenciador digital surgiu há pouco tempo, mas já está conquistando várias empresas com a sua funcionalidade. Se você já cogitou a contratação de um, mas não entende muito sobre o assunto ou não sabe como dar os próximos passos, continue a leitura que vamos lhe ajudar! 

O que são influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais nada mais são do que pessoas que possuem credibilidade e até poder de influência sobre as outras. Essas pessoas possuem muita interação e engajamento em suas publicações, assim como também contam com muitos seguidores em suas redes sociais.

Ou seja, os influenciadores digitais são pessoas comuns ou até mesmo celebridades, que expõem em suas redes sociais objetos em geral ou serviços que elas adquiriram (ou ganharam de presente) e gostaram. Com isso, elas promovem uma indicação de compra ou assinatura, daquele determinado produto, para seus seguidores.

influenciadores digitais

Influenciadores digitais ajudariam a minha marca?

Vamos responder este questionamento com outro: quando tempo você passa em seu celular? E desse tempo, quanto você fica conectado às redes sociais?

Agora, imagine você multiplicado pelo número de habitantes da sua cidade, da sua região ou do seu país. E por fim, multiplique pela sua área de atuação. São muitos “você multiplicado”, não é mesmo?! 

Pense em todas essas pessoas vendo um vídeo, um post ou stories, de alguma personalidade que elas seguem e confiam, indicando e elogiando seu produto. Afinal, assim como você acessa as redes sociais e os buscadores (como o Google), milhares de outras pessoas acessam e resolvem seus problemas e dúvidas por elas. Logo, um influenciador digital, se contratado da maneira correta, pode trazer resultados satisfatórios para aumentar o alcance da sua marca e até as vendas.

Como contratar um influenciador digital de maneira efetiva?

Agora que você já sabe o que é um influenciador digital e se ele é para o seu negócio, é preciso compreender que a contratação efetiva é fundamental para trazer os resultados que você deseja.

Portanto, vamos definir alguns passos antes de avançar na contratação.

Qual é o seu objetivo com o influenciador digital?

Isso precisa estar bem claro para você. Por qual motivo você deseja contratar um influenciador digital? Listamos alguns tópicos que podem ajudar:

  • Alcançar um número maior de seguidores
  • Vender um produto ou serviço específico
  • Divulgar uma promoção
  • Promover o lançamento de um novo produto
  • Aumentar o engajamento com a sua marca
  • Divulgar a marca

Esses são alguns exemplos, mas você precisa ter isso bem definido. Quer saber por quê? Vamos ver no próximo item.

Determine o influenciador digital ideal para você

Atualmente existem diversos influenciadores digitais, e eles vão desde pequenas cidades até abrangência nacional ou internacional. Neste caso, é preciso levar em consideração o seu objetivo, a sua área de atendimento e sua capacidade para possíveis expansões.

influenciador digital

Então, a escolha do influenciador digital depende basicamente de 5 fatores principais:

1- Perfil: determinado o seu objetivo principal, o perfil do influenciador digital precisa ser condizente com ele e com a sua marca. De nada adianta escolher um influencer top em vendas, se você quer ter mais seguidores, por exemplo. Além disso, o influencer escolhido precisa ter um perfil e conteúdo de trabalho condizente com o tipo de divulgação que você vai precisar. 

2- Área de atendimento e atuação: dependendo da sua área de atendimento, escolha um influencer que seja desta mesma área, ou que tenha a maior parte de seus seguidores localizados nessa região. Isso é importante porque, as pessoas dessa região já se identificam e confiam nas suas indicações. Não seria indicado, por exemplo, você contratar o Whindersson Nunes, para divulgar bombachas no sul, local onde o Baitaca é um dos principais influenciadores relacionados a este tema.

3- Público-alvo: o seu influencer precisa estar no meio do público que você deseja atingir. Isso quer dizer que você precisa ter definido quem é seu público-alvo e precisa saber qual é o influencer que essas pessoas seguem, baseado nos itens anteriores. 

4- Linguagem e engajamento: o influencer escolhido precisa falar de maneira que cative o seu público, precisa ter o fit com a sua empresa e ao mesmo tempo induzir as pessoas para o seu objetivo principal. Além disso, você precisa analisar o engajamento que ele tem com o público. É preciso verificar a aceitabilidade dele, se as pessoas gostam de ver o que ele posta, se elas engajam, dão likes ou até mesmo se comentam ou compartilham determinado conteúdo.

5- Custo: não tem como falar de contratação sem falar de valores, não é mesmo? Então por último, mas não menos importante, é preciso analisar o valor da contratação. Avalie as mais diversas possibilidades (por permuta ou por afiliação, por exemplo), registre as metas e o tudo o que for acertado em um contrato.

Esses itens são fundamentais para que você escolha o influencer perfeito para a sua empresa. É preciso analisar profundamente cada um destes itens e discuti-los com o influencer.

Ah, vale lembrar que fazer uma pesquisa é fundamental para a escolha do influencer. Afinal, já parou para pensar que o influencer da sua área pode ser você mesmo?!

Só o influenciador digital basta para que “a mágica aconteça”?

Não, não basta apenas o influencer. Ele é uma peça da engrenagem, mas para que tudo funcione em sincronia, é preciso que você tenha processos bem organizados, desde a recepção de pedidos até a entrega do produto.

Invista em “organizar a casa” o máximo possível para então dar o próximo passo. Aposte em cursos de atendimento, de vendas e de expedição, melhore o que puder no seu produto, faça otimizações constantes. Tenha um relacionamento bastante amoroso e cuidadoso com o seu produto, que as demais etapas vão acontecer com maestria!

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