Como aumentar a taxa de conversão no seu e-commerce

8 maio, 2018


2 min (tempo estimado de leitura)

Mercado promissor e em plena expansão, o e-commerce precisa estar cada vez mais alinhado e detalhado para garantir boas vendas. Para você ter uma ideia, no primeiro semestre de 2017 foram registrados 50 milhões de pedidos, somando um faturamento de R$ 47,7 bilhões e crescimento de 7,5%.

No entanto, esse número poderia ser bem maior. Sabe por que? Um estudo inédito da consultoria MSUX, especializada em estratégia de experiência do usuário, apontou que no e-commerce de vestuário, alguns dos problemas enfrentados pelos consumidores na sua loja online, afetam diretamente as compras.

Muitas pessoas ainda não finalizam pedidos no e-commerce por falta de confiança, de informação e de facilidades. Mas algumas mudanças simples podem fazer toda a diferença. Por isso, vamos abordar algumas dicas para você aumentar a taxa de conversão no seu e-commerce.

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O que fazer?

Medidas

Tenha tabelas de medidas que contemplem os centímetros das peças e não somente o uso de P, M, G. Faça fotos do produto em diversos ângulos diferentes para permitir uma visão 360 graus de cada item.

Use modelos de tamanhos diversos para trazer uma maior precisão do caimento de cada um e indique para os consumidores como eles podem fazer uma automedição. Essas pequenas adaptações são essenciais. Em algumas lojas on-line já existem os chamados provadores virtuais, que ajudam o consumidor a ter mais segurança na escolha do tamanho ideal, aumentando as chances de conversão.

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Troca e devolução

Ainda segundo a consultoria MSUX, a logística reversa (gastos com a devolução de produtos,) representou 3,5% do faturamento de e-commerces em 2016. Ou seja, fornecer as informações certas e claras sobre o produto e as medidas pode se tornar, além de um quesito para fidelizar o cliente, um fator para diminuir os custos nesse processo.

Ter um canal direto do consumidor com o varejista para tirar dúvidas, seja no site ou nas redes sociais deixa o consumidor mais tranquilo e seguro. Além disso, é muito importante ter uma política clara para troca e devolução do produto, de fácil acesso no seu site.

O consumidor tem direito ao arrependimento após a compra feita na internet. É fundamental deixar essa condição clara e visível. Acesse o Código de Defesa do Consumidor e saiba mais sobre o prazo de troca de produtos estipulados em lei.


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