5 dicas de ouro para uma estilista empreendedora

4 maio, 2017


3 min (tempo estimado de leitura)

Empreender no mundo da moda não é fácil. O mercado é muito competitivo e é preciso inovar constantemente para se diferenciar entre tantos.

Mesmo diante de tantos obstáculos, é possível ser uma estilista empreendedora de sucesso, basta ter paixão e disposição para trabalhar.

Longe do glamour que muitos imaginam, ser empreendedora de moda exige muito de administração de negócios e qualificação do produto, diante de um setor tão desenvolvido.

Afinal, o Brasil é o 5º maior produtor têxtil do mundo e o 4º em produção de vestuário, segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit).

Pensando nisso, nós selecionamos 5 dicas de ouro para estilistas empreendedoras que estão pensando em começar um novo negócio ou estão em busca de novas ideias. Confira:

img-gestao-financeira

Gestão financeira

A saúde financeira da sua empresa é essencial para o seu negócio dar certo. Controle o fluxo de caixa, organize-se com planilhas e verifique com cautela todos os gastos.

Mesmo que você não tenha experiência em administração e terceirize essa etapa com outra empresa, é muito importante acompanhar cada movimentação financeira.

Evite ao máximo entrar no vermelho, porque qualquer deslize pode ser fatal.

Autenticidade

Qual o diferencial do seu produto? Apesar de clichê, essa pergunta é um fator determinante para sua marca ser desejada entre os concorrentes.

Pesquise novas ideias, transforme sua coleção em uma linha exclusiva, independente do poder aquisitivo do público-alvo ou do valor agregado. Exclusividade não é sinônimo de luxo.

Crie peças que tenham sua identidade e um DNA próprio, inspire-se com tendências, referências e use a criatividade. Lembre-se: o posicionamento de marca é o carro-chefe.

img-compartilhe-ideias

Compartilhe ideias

É muito comum estilistas empreendedoras terem receio de falar sobre seus novos projetos e negócios. Se você adota esse comportamento, é hora de mudar.

Compartilhar suas ideias com outras pessoas pode ajudar a ter novos insights e até soluções que você não imaginava.

Com um olhar de fora, muitas vezes se torna mais fácil entender quais ações ou melhorias você pode adotar.

Pesquisa de Mercado

Um erro grave para empreendedores é não fazer pesquisa de mercado antes de abrir uma empresa.

Colete informações, entenda o comportamento do consumidor, as necessidades do segmento e os pontos saturados.

Isso ajudará você a entender como deverá atuar no segmento. Outro ponto crucial é aprender a ouvir e monitorar a satisfação dos seus clientes.

img-capacitacao

Capacitação

Com certeza você já ouviu aquele ditado popular de que “quem vive de passado é museu”. Se você não quer ficar para trás, invista constantemente em capacitação profissional.  

Com diversos conteúdos gratuitos disponíveis na internet e vários livros que vão desde conhecimentos técnicos e de gestão empresarial, tempo e dinheiro não são desculpas para deixar de se aperfeiçoar.

Amplie seus conhecimentos, isso ajudará a ter uma maior visão sobre sua empresa e também sobre produtos, concorrência e mercado.

Gostou deste artigo? Aproveite e descubra como ser uma estilista de sucesso no mundo da moda.


Deixe um comentário