Mulher sorrindo ao lado de um manequim

O que você precisa para ser um estilista de sucesso no mundo da moda?

20 setembro, 2016


4 min (tempo estimado de leitura)

O ramo da moda tem crescido muito no Brasil, com cada vez mais estudantes de moda entrando no mercado ano após ano. Como já era de se esperar, grande parte desse pessoal, além de pesquisar o mercado, tem o sonho de abrir o seu próprio ateliê e se tornar mais um grande nome da moda, com suas coleções brilhando nas passarelas.

Mas como chegar até lá? Como se destacar em meio à multidão e alcançar o tão sonhado sucesso? Confira nosso post e saiba o que você precisa para ser um estilista de sucesso!

Seja apaixonado pelo seu trabalho

Homem de óculos rindo

Estilista Ronaldo Fraga com sua coleção Re-existência. Imagem: Reprodução

Um dos maiores segredos para obter sucesso no que se faz é ter amor! Mas, veja lá: amar o seu trabalho e amar a moda são duas coisas diferentes. Você precisa saber que ser estilista ou designer também significa trabalhar e muito, como em qualquer outro emprego. Por isso, é essencial focar no que você precisa fazer para crescer como profissional.

Pesquise sobre moda com um olhar profissional, acompanhe as coleções das marcas famosas e das marcas novatas, assista aos desfiles, acompanhe as tendências, leia boas revistas sobre o assunto. É preciso paixão no trabalho duro, não apenas pelo mundo glamouroso da moda.

Encare o negócio como qualquer outro

Manequins pintados

Imagem: Reprodução

Apesar de ser mais glamouroso, o mercado da moda é um negócio que exige esforços assim como outros. Logo, para conseguir gerar lucros para o seu empreendimento, você precisa conseguir vender seus produtos.

Para fazer um negócio funcionar, é preciso muita pesquisa de mercado, conhecer o seu público e seus desejos, estudar as tendências e se adaptar às mudanças. É necessário inovar e conquistar o seu espaço entre a concorrência.

Desenvolva suas habilidades

Qualquer profissional precisa ter certas habilidades — algumas podem ser empíricas e outras adquiridas ao longo do tempo, com dedicação e estudo. Para um estilista, algumas aptidões como desenhar bem, ter criatividade e ter noção de cores, por exemplo, são indispensáveis para conquistar o sucesso no mundo da moda!

Pessoa desenhando um croqui colorido

Imagem: Reprodução

Estas competências podem se desenvolver e evoluir quando bem trabalhadas, por isso, busque formas de aperfeiçoá-las. Procure cursos de atualização, especializações e mentores para ajudá-lo nesta tarefa.

Faça bons contatos

pessoa entregando cartão de visita para outra

Imagem: Reprodução

É fundamental ter bons contatos para conseguir ser bem-sucedido no mundo dos negócios. Por isso, tenha sempre seu cartão de visitas à mão, procure participar de eventos relacionados à moda sempre que puder, esteja sempre pronto para uma boa conversa. Afinal, nunca se sabe quando ou onde pode surgir uma boa oportunidade! Enfim, não se isole! Pelo contrário: seja visto se quiser ser lembrado!

Procure fazer também boas parcerias com clientes, com outros estilistas que estejam em ascensão, modelos e bons fornecedores. Faça muitos e bons contatos e mantenha-os sempre bem guardados na sua agenda.

Converse mais com seus fornecedores

executivas dando aperto de mãos

Imagem: Reprodução

Cultive um bom relacionamento com os seus fornecedores. Mantenha sempre contato e dê o seu feedback dos produtos. Ter fornecedores de confiança, sem dúvidas, será uma grande vantagem para você.

Quando a relação é de confiança e amizade, você pode expor suas ideias e ambos desenvolverem juntos o produto adequado para sua coleção. Além disso, eles podem garantir a matéria-prima de qualidade que te dá a vantagem competitiva no mercado.

Tenha autenticidade

Mão desenhando uma modelo de sobretudo

Ter seu próprio estilo no mundo da moda é fundamental para alcançar o sucesso. Por isso, busque suas inspirações, procure a essência dentro de você e faça suas próprias criações — não copie.

Claro que, ano após ano, são lançadas as tendências, o que não significa que você deva copiar, mas sim se inspirar. Não perca sua identidade nunca, já que sua marca deve ter seu próprio estilo.

Gostou das nossas dicas para ser um estilista de sucesso? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!


Deixe um comentário