
O surgimento da renda e sua importância nas lingeries
7 min (tempo estimado de leitura)
A renda é um símbolo de feminilidade e delicadeza, e por isso, atraem muito as mulheres. Esses tecidos decorativos são feitos com fios entrelaçados, que vão formando desenhos e padrões. No contexto de aviamento, as rendas podem servir para acabamentos, detalhes ou aplicações em peças de vestuário, acessórios e itens de decoração.
No blog de hoje, vamos explorar esse artigo que é um elemento chave na confecção de lingeries e de outras peças especiais. Você sabe como elas surgiram? Ou como dar destaque a elas em suas criações? Se quiser conhecer todas as nossas dicas, continue a leitura!
Tudo sobre o tecido de renda
Primeiramente, a renda é um tecido delicado, que contém desenhos, aberturas e formas variadas. Geralmente, ele é transparente, bem maleável e fino. Além disso, os fios, que podem ser de várias matérias-primas como seda, linho ou algodão, são entrelaçados para formar figuras que podem lembrar flores.
Para criar composições com rendas, você pode criar sobreposições com outros tecidos mais encorpados ou então formar uma peça sozinha. Nessas criações, é importante pensar que a renda está muito associada à sensualidade e à feminilidade. Portanto, pode sempre trazer elegância às peças.
Sem dúvidas, esse é um elemento que confere sofisticação, sensualidade e feminilidade às peças. Nas lingeries, por exemplo, as rendas são populares por valorizar o corpo feminino e proporcionar conforto e beleza. Além disso, a renda pode ser usada de diversas formas, desde detalhes delicados até peças inteiras rendadas, como sutiãs, calcinhas e bodies.
O surgimento da renda
A renda surgiu na Europa no século XVI, com raízes na Itália e na Bélgica. Feita inteiramente à mão, a técnica consistia no entrelaçamento de fios para formar padrões ornamentais ricos em detalhes. Portanto, era um trabalho minucioso, que exigia habilidade e tomava bastante tempo. Nessa época, uma peça de renda era algo único e extremamente valioso.
Por sua complexidade, a renda se tornou símbolo de status entre a nobreza europeia. Assim, vestidos, golas, punhos e acessórios rendados eram usados por reis, rainhas e aristocratas como demonstração de riqueza e refinamento.
No século XVIII, a França, principalmente a cidade chamada Chantilly, se destacou como um importante polo de produção de rendas finas. Nesse sentido, cada vez mais o tecido se consolidava como um ícone da elegância.
Posteriormente, com o avanço da Revolução Industrial, o século XIX marcou uma nova fase para a renda. Agora, máquinas especializadas passaram a produzir o tecido em maior escala, tornando-o mais acessível e ampliando seu uso na moda e na decoração.
A renda na lingerie: beleza e funcionalidade
As rendas, feitas à mão ou não, são valorizadas até hoje por sua tradição artesanal e acabamento sofisticado. Na lingerie, esse é um dos elementos mais emblemáticos e pode ser usada para diversas finalidades.
Com seus desenhos e transparências, ela valoriza recortes e acabamentos, elevando até os modelos mais básicos a um visual refinado. E para além da estética, a renda também representa uma sensualidade discreta. Ela valoriza a beleza natural de quem a veste com sutileza.
Além disso, a renda também oferece conforto e versatilidade. Tecidos leves, macios e que se moldam bem ao corpo permitem o uso da renda em peças para o dia a dia, com beleza e bem-estar. Então, combinada a outros materiais e texturas, a renda transforma cada peça em algo único.
Renda como destaque
E se a renda não for um detalhe e sim o destaque do look? Ela pode ser aplicada como elemento principal em diversas peças de roupas. Na tendência de usar lingerie à mostra, por exemplo, sutiãs de renda sob blusas transparentes adicionam um toque de sensualidade e estilo aos looks.
Mas as possibilidades são muitas! Separamos algumas para você conferir:
Roupas de festa
Mesmo as peças mais simples podem ganhar um ar de sofisticação quando confeccionadas em renda. Isso porque esse tecido, por si só, já transmite elegância e delicadeza, tornando-se perfeito para ocasiões especiais. Seja em vestidos, saias ou blusas, detalhes de renda valorizam o visual e acrescentam um toque que faz toda a diferença em um look de festa.
Vestidos de noiva
A relação entre renda e vestidos de noiva é histórica. No século XIX, a Rainha Vitória encantou o mundo ao usar um vestido branco adornado com rendas feitas à mão em seu casamento. Assim, esse ato que não só popularizou o uso da renda, mas também consolidou a cor branca como símbolo da união. Desde então, o tecido se tornou um clássico absoluto nas cerimônias, associado à delicadeza, romantismo e tradição.
Moda praia
A renda também encontra seu espaço no universo praiano, adicionando charme e feminilidade às produções. Saídas de praia, kaftans e vestidos leves confeccionados nesse tecido criam um visual elegante e sofisticado, perfeito para sair da areia e passear na calçada. Além disso, a transparência permite combinar a peça com biquínis e maiôs.
Lingeries
Na moda íntima, renda é desejo. Com seu visual e toque delicado, ela transforma qualquer lingerie em uma peça especial. Assim, pode transmitir romantismo, sensualidade ou modernidade, dependendo do corte e da combinação com outros materiais. E ela se adapta a diferentes estilos e modelos, tornando-se um verdadeiro coringa.
Agora, que tal conferir algumas opções Zanotti, lindas e disponíveis em diversas cores?
Safira 34
Pensada para estilistas que buscam agregar um elemento mais romântico e sofisticado às suas criações, essa renda conta com uma composição de 86% Poliamida e 14% Elastano. Portanto, ela oferece uma excelente elasticidade e resistência.
A Safira 34 é perfeita para as linhas de lingerie que necessitam de um suporte mais firme, mas ainda assim valoriza a estética. Além disso, sua variedade de cores disponíveis permite uma incorporação fluida nas paletas de qualquer coleção.
Nossa sugestão de aplicação vai para vestidos, saias e blusas, pois ela adiciona um toque de requinte a decotes, barras ou mangas das roupas.
Ayda 19
A Ayda 19 adiciona muita beleza às peças. Isso porque ela oferece um design versátil que pode ser aplicado de diversas formas, seja como acabamento ou decoração.
A composição dessa renda é 87% Poliéster e 13% Elastano, por isso, oferece boa durabilidade e um design sutil. Com ela, peças básicas se transformam. Versátil, você pode aplicar em lingeries, em cintura e pernas de calcinhas, em detalhes nos sutiãs, meias, roupas infantis, mangas, contornos de decotes, ou até em pijamas.
A Ayda 19 está disponível em uma largura mínima de 18mm, garantindo flexibilidade e conforto às criações e uma ampla variedade de cores.
Agora que você já sabe mais sobre as rendas e seus diferentes tipos de aplicação, que tal explorar o nosso blog e conhecer mais matérias como essa para te inspirar?
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e tendências de moda.
Até a próxima!
© 2025. Todos os direitos reservados.