Planejamento-financeiro-sua-empresa-está-pronta-para-2020-Zanotti-Elasticos

Planejamento financeiro: sua empresa está pronta para 2020? 

12 dezembro, 2019


6 min (tempo estimado de leitura)

Planejar com antecedência o ano que está chegando é essencial para garantir a saúde financeira do seu negócio e ainda aproveitar as oportunidades de crescimento que surgirem! Por isso, confira aqui como elaborar um bom planejamento e garantir assim o controle financeiro da sua empresa.

Em pouco mais de duas semanas daremos adeus à 2019 e estaremos comemorando a chegada de 2020. Logo, a pergunta que você deve se fazer é “Como está o planejamento financeiro do meu negócio para 2020?”.

Além de garantir uma vida financeira estável para o seu negócio, um bom planejamento financeiro permite que você visualize claramente onde investir os seus recursos. E quando o assunto é tendências para o varejo, o próximo ano promete muitas novidades. A previsão dos especialistas aponta para o aumento gradativo das pesquisas visuais, o uso da realidade aumentada e a entrega de compras online no dia.

Entretanto, para que os investimentos, principalmente no campo da tecnologia, sejam certeiros o planejamento financeiro é indispensável. E se você, empreendedor, precisa de ajuda para elaborar um bom planejamento financeiro para o seu negócio, continue a leitura deste post.

 

Por que elaborar um planejamento financeiro?

Independentemente do tipo de negócio escolhido, empreender é uma tarefa desafiadora e que exige muito esforço.

Em negócios do varejo, principalmente, encontramos estabelecimentos que operam apenas para cobrir seu fluxo de caixa, sem ter uma gestão financeira eficiente ou mesmo uma previsão de crescimento futuro.

Quando bem aplicado, o planejamento financeiro empresarial garante um controle efetivo das finanças do negócio e ajuda o empreendedor a estabelecer metas, bem como as estratégias que servirão de base para alcançar esses objetivos.

 

Como elaborar um bom planejamento financeiro?

Elaborar um bom planejamento financeiro não é uma atividade simples, a tarefa demanda tempo e atenção. No entanto, não é impossível de ser realizada.

E para ajudar você, listamos abaixo os passos que devem ser realizados para elaborar um bom planejamento e controle financeiro para o seu negócio no próximo ano, veja:

 

1. Onde queremos chegar?

Por via de regra, qualquer negócio está sempre em constante mudança, por isso estabeleça os objetivos do seu negócio.

Para planejar um controle financeiro efetivo da sua empresa você precisa saber onde ela está hoje e aonde deseja chegar amanhã.

Tendo objetivos específicos definidos, você poderá determinar as metas e os prazos de como e até quando esses objetivos devem ser alcançados.

 

2. Quais as metas que devem ser alcançadas?

Depois de definir os objetivos, chegou a hora de estabelecer as metas para que esses objetivos sejam alcançados.

Ao definir as metas, você deve ser claro e objetivo. Por exemplo, a meta do meu negócio é crescer 25% durante o próximo ano.

 

3. Como está o fluxo de caixa do meu negócio?

Para começar a produzir um planejamento financeiro eficiente, antes de mais nada você deve realizar um levantamento de todas as movimentações da empresa.

E aqui vai uma dica que é muito importante, jamais vincule as suas finanças pessoais ao controle financeiro da empresa. Tenha um planejamento financeiro pessoal e outro empresarial.

Embora, você empreendedor, seja o proprietário do negócio, fazer com que a empresa absorva suas despesas pessoais não é a melhor saída.

Para saber se o seu negócio é autossustentável e está produzindo resultados reais, o primeiro passo é identificar e separar finanças pessoais e empresariais.

 

4. Contratar um software de gestão ou melhorar o que já temos?

Quando falamos em um planejamento financeiro eficiente, não podemos esquecer dos softwares de gestão. Afinal, passou o tempo em que as finanças de qualquer negócio eram controladas por meros cadernos de fluxo de caixa.

Softwares de gestão agilizam processos, permitem um controle operacional melhor e aumentam a produtividade da equipe. Além disso, com um software de gestão você poderá aumentar suas vendas por consequência.

Softwares de ERP (Sistema de Gestão Empresarial) online são uma ótima forma de controlar estoque, emitir nota fiscal de produtos e serviços, boletos de cobrança, fluxo de caixa, conciliação e integração bancária totalmente online e integrado com o sistema contábil do seu contador.

 

5. Devo reavaliar a precificação e a estratégia de preços?

Um dos segredos do sucesso de um negócio é a correta precificação dos seus produtos. Afinal, se a estratégia de preços dos seus produtos não estiver adequada, você estará perdendo vendas ao não cobrar um preço justo, ou estará deixando de lucrar por cobrar valores muito abaixo dos seus próprios custos.

Para saber se a sua precificação está adequada lembre-se de levar em consideração o seu público, os valores dos seus concorrentes e o relacionamento entre qualidade e preço do seu produto no seu negócio.

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa: elabore um controle financeiro empresarial para o seu negócio e comece 2020 com o pé direito.

Gostou desse conteúdo? Então confira mais matérias como essa em nosso blog.

Gostou desse conteúdo? Então confira mais matérias como essa em nosso blog:

+ Como precificar produtos de Moda Íntima

9 dicas para aumentar as vendas de lingerie

Como desenvolver um bom planejamento de gastos para a sua empresa têxtil


Deixe um comentário