Estoque parado, desperdício de recursos, prejuízos por mau planejamento…todas essas variáveis custam caro e acabam prejudicando a lucratividade de uma empresa. A boa notícia é que elas podem ser evitadas! Confira agora nossas 5 dicas especiais para reduzir custos na sua confecção.
1. Defina metas de redução
Para reduzir os custos de uma empresa, é essencial possuir um planejamento que inclua também as metas de diminuição de gastos, e não apenas os objetivos de crescimento. Não é tão fácil quanto parece, mas é possível!
O primeiro passo é ter um estudo com todas as despesas: dos fornecedores de matéria-prima aos itens de papelaria do escritório. Esse controle permite uma visão ampla do que pode ser reduzido sem afetar o processo produtivo e permite a criação de um Plano de Ação, que pode incluir formas de diminuir o valor das contas de água, energia e telefone, por exemplo.
2. Envolva toda a equipe
O sucesso dessa empreitada está intimamente ligado a uma ação bem básica, mas muitas vezes ignorada: o envolvimento de todos os colaboradores. Eles precisam estar cientes dos objetivos da sua confecção e, principalmente, precisam ser orientados como agir para colaborar com esse objetivo. Organize seu time de funcionários, defina metas e premie quem alcançá-las, para estimulá-los.
3. Compre em quantidade
Negociar grandes quantidades de suprimentos garante uma redução considerável no valor final das matérias-primas. Para que o tiro não saia pela culatra, faça um estudo minucioso e compre apenas o que será, de fato, usado na produção. Outro ponto que traz vantagens é quitar essas compras à vista, evitando os juros dos pagamentos à prazo.
4. Não invista em peças sem giro
Embora seja claro que um estoque parado é prejuízo, esse ainda é um dos erros mais comuns da indústria do vestuário. Normalmente, ele acontece por falta de planejamento ou por ausência de uma pesquisa de tendências adequada. Capital sem giro não traz retorno e custa caro para uma confecção. Dê prioridade ao que traz mais resultados positivos e esteja sempre atento às necessidades do mercado.
5. Tenha um sistema de vendas
Uma forma de reduzir custos é adotar um sistema automatizado de vendas. Utilizado por vendedores e representantes, esse recurso elimina processos desnecessários, como reescrever pedidos e enviá-los manualmente. Ele também permite o atendimento de mais clientes em menos tempo, ampliando as chances de aumentar o faturamento. A automatização diminui as chances de erro e, por consequência, também reduz o prejuízo que esses erros podem causar.
Lembre-se: o sucesso de uma marca e negócio está intimamente ligado entre vender mais e otimizar o processo de produção para economizar recursos. Com mais lucros, você amplia os investimentos na sua confecção e cresce de forma sustentável.
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