No primeiro semestre de 2018, o mercado têxtil teve um pequeno crescimento em relação a 2017, porém, muito menor do que o esperado, graças ao cenário político e econômico atual, além da alta do algodão e do câmbio.
Diante disso, as empresas precisam mais do que nunca estarem por dentro das tendências do mercado para envolver, atrair e conquistar os consumidores. Apostar em novidades e tecnologias podem fazer uma grande diferença no seu negócio.
O mercado têxtil se moderniza constantemente para atender aos anseios de um consumidor exigente e seletivo. Por isso, listamos algumas tendências do mercado têxtil para você acompanhar e saber onde investir.
Tendências do mercado têxtil
Sustentabilidade
Essa é uma tendência em vários mercados. Na indústria têxtil, a preocupação é especialmente em relação ao consumo de água. Se você tem práticas sustentáveis, pode até cobrar mais caro pelo seu produto.
Outro aspecto que devemos destacar é o investimento em materiais e produtos recicláveis. Tecidos já estão sendo fabricados com reutilização de garrafas pet e plásticos, por exemplo.
Negócios: entenda o impacto social e ambiental no setor de moda
Personalização
Uma das características mais marcantes do novo consumidor é que ele busca ser diferente e valoriza produtos personalizados e exclusivos. O ideal é apostar no desenvolvimento de artigos únicos, que atendam aos desejos e personalidade do seu cliente.
Quanto mais personalizada é a experiência, seja com o produto ou com o próprio atendimento, mais satisfeito seu cliente fica.
Tecnologia
O uso de softwares e programas digitais têm contribuído bastante para a reduzir desperdícios e o tempo gasto para finalização de um produto. Mas é possível incorporar a tecnologia também no contato com fornecedores, no desenvolvimento do produto, na distribuição e, claro, no contato entre a marca e o público.
Agregar valor ao produto
É importante encontrar um diferencial para o seu produto. O desenvolvimento de fibras tecnológicas térmicas e até antibacterianas, que protegem contra os raios ultravioletas, são exemplos de fatores que podem agregar valor ao produto final, tornando-o mais relevante e útil para o consumidor. Pense no seu nicho de mercado têxtil qual seria um diferencial percebido e invista nisso!
Portanto, é muito importante ficar atento ao mercado, mas também ir em busca de inovações no setor têxtil para conquistar mais espaço no coração do seu cliente.
Quer mais dicas de como aumentar o seu negócio, melhorar as vendas ou estratégias de e-commerce? Confira aqui.
Fonte: Hoje em Dia, Febratex e Fiesp
Deixe um comentário