Previsões de marketing para 2026

3 março, 2025


8 min (tempo estimado de leitura)

Se você pensa que quanto mais investir em anúncio, melhor, talvez esteja na hora de atualizar suas estratégias! Isso porque as opiniões e preferências do consumidor estão mudando e as previsões de marketing para 2026 surgem para entender melhor esse cenário.

Na matéria de hoje, vamos explorar novas estratégias para gerar engajamento e conversão, pensando nas novas necessidades das pessoas. Além disso, lendo até o final você encontrará seis tendências que vão impulsionar as campanhas de publicidade e marketing em 2026, de acordo com a WGSN. Então, vamos lá!

O que as pesquisas da WGSN têm revelado sobre 2026

As pesquisas da WGSN, empresa reconhecida mundialmente pela previsão de tendências, indicam que o setor de marketing em 2026 estará em um ponto de inflexão. Ou seja, as mudanças nos valores sociais, avanços tecnológicos e tensões globais impulsionarão uma nova direção para o setor.

Assim, essa nova dinâmica exigirá que as marcas desenvolvam estratégias de marketing multicamada. Isso significa que os produtos, valores e mensagens da marca deverão estar integrados em diversos canais para estabelecer conexões duradouras com os consumidores.

Da mesma forma, compreende-se a segmentação interseccional, uma abordagem para categorizar os consumidores com base em uma combinação de múltiplas identidades e fatores sociais, psicológicos e econômicos. Assim, ela será fundamental para entender os fatores que influenciam as decisões de compra. Isso acontece principalmente por conta do cenário atual em que a moral e a política se entrelaçam nas percepções do consumidor.

Adapte o seu Storytelling

As pesquisas da WGSN também revelam que a narrativa em marketing precisará se adaptar à diversidade geracional. Isso porque há uma grande diferenciação entre elas. Portanto, aposte em campanhas que equilibram histórias suaves para públicos mais velhos e abordagens mais caóticas e alinhadas à cultura da internet para as gerações mais jovens, como a Z e a Alfa.

Além disso, o principal dessa adaptação está na necessidade de intencionalidade nas criações. Dessa forma, as marcas devem focar mais na qualidade do conteúdo em vez da quantidade, aproveitando a tecnologia de maneira cuidadosa. Com consumidores mais críticos e exigentes, a autenticidade e a conexão emocional serão aspectos cruciais para engajar o público em um mundo de constante transformação.

Anúncio excessivo pode ser um tiro na culatra

Sim, investir demais em anúncios pagos pode ter um efeito contrário, e afastar o consumidor de você. Uma pesquisa da AD-ID/PR Newswire revelou que 49% dos norte-americanos evitam conscientemente comprar de uma marca, se virem seus anúncios com muita frequência.

Nesse cenário, suas estratégias de marketing terão que investir em campanhas únicas, atraentes e criativas, mas sem sobrecarregar o consumidor. Mas como fazer isso?

Pensando nisso, separamos alguns direcionamentos da WGSN para você. Nesta segunda parte do blog, vamos mostrar as seis tendências de marketing evidenciadas pela plataforma, que podem ser úteis para você! Assim, você vai ter uma visão mais ampla do que esperar para o futuro, e adaptar essas estratégias para o seu negócio. Confira:  

Marketing multicamada

Primeiramente, o marketing multicamada se refere a uma abordagem que integra produtos, valores e mensagens em diversos canais de comunicação. Assim, a mensagem da sua marca fica unificada, o que permite criar conexões duradouras com os consumidores.

Essa estratégia permite que as marcas se comuniquem com os clientes em diferentes estágios da jornada de compra. Dessa forma, ela também permite ajustar suas mensagens para atender a uma variedade de interesses e preferências. Ao unificar os diversos pontos de contato, as marcas podem captar a atenção do consumidor de maneira mais eficaz.  

Direcionamento interseccional

“Embora 84% dos consumidores do mundo todo queiram que as marcas compartilhem os mesmos valores antes de se envolverem com elas, é cada vez mais difícil para as marcas se alinhar perfeitamente com os complexos conjuntos de valores do seu público-alvo” (Edelman e WGSN).

Tendo isso em vista, o direcionamento interseccional é uma estrutura que ajuda a identificar os fatores psicológicos e sociais que influenciam as decisões de compra dos consumidores. Essa abordagem estuda as diversas necessidades e experiências do público. Resumindo, ela permite tomar uma posição clara, escolhida a partir da identificação do que é mais importante para o seu público.

Portanto, esse direcionamento busca permitir que as marcas se posicionem bem em um ambiente caracterizado por tensões crescentes e polarização de hábitos. Além disso, ao reconhecer e abordar as complexidades das identidades dos consumidores, as marcas podem criar campanhas que ressoam mais profundamente.

Narrativas duplas

As narrativas duplas envolvem a implementação de uma comunicação que se divide para diferentes públicos. Por exemplo, ela pode alternar entre histórias tranquilas para públicos maduros e mensagens mais caóticas e ligadas à cultura de memes para as gerações mais jovens. Essa abordagem dual permite que as marcas atendam a diferentes audiências de maneira eficaz.

Dessa forma, cria-se uma dicotomia entre campanhas que evocam emoções mais sutis e aquelas que aproveitam a agitação e a viralidade. Por isso, as marcas conseguem se conectar com um espectro etário amplo, adequando suas narrativas às variadas preferências e comportamentos.

Novos sistemas de valores

À medida que as dinâmicas sociais e econômicas se tornam mais complexas, os profissionais de marketing estão adotando novos sistemas de valores.  Assim, torna-se importantíssimo refletir as preocupações contemporâneas, como desigualdade social e consciência de classe, nas suas campanhas.

Portanto, as marcas precisam desenvolver mensagens que proporcionem alívio e um senso de inclusão em um contexto de disparidade. Assim, você estabelece uma nova identidade por meio de narrativas que expressam compromisso social.

Lembre-se de que essa mudança é crucial para manter a relevância cultural e para promover ações que impactem positivamente o público e o mundo.

Momentos emocionais

Explorar o poder das emoções será essencial para as marcas em 2026, já que os consumidores buscarão conexões mais significativas em meio a desafios sociais e incertezas. Assim, aproveitar momentos emocionais permite que as marcas criem experiências de marketing que ressoam com os desejos dos consumidores por otimismo e relevância.

As marcas que conseguirem provocar emoções positivas e se conectar com seu público em níveis mais profundos estarão mais bem posicionadas. E como já falamos por aqui, esse é o segredo para engajar e fidelizar clientes, especialmente em tempos de turbulência.

Para ajudar, confira também nossa matéria: O poder das cores sobre as emoções

Criatividade intencional

Por fim, em um cenário de marketing saturado, aposte na criatividade intencional. Essa abordagem enfatiza a qualidade sobre a quantidade, incentivando as marcas a desenvolver estratégias autênticas que se conectem verdadeiramente com seu público-alvo.

Ao investir em campanhas que expressem originalidade e um claro entendimento das expectativas do consumidor, as marcas podem se destacar em meio à concorrência e construir relacionamentos baseados na confiança e na conexão emocional, essencial para o sucesso sustentável no futuro.

Agora, você tem em mãos muito conteúdo para planejar suas novas campanhas com assertividade! E, claro, conte com a Zanotti para produzir suas peças com qualidade de verdade e muito estilo. Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você.

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 Até a próxima!


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