
Geração Z e a cultura das pequenas recompensas
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Que tal um mimo para a semana ficar mais leve? Você merece… Essa é a lógica da Geração Z. Chamada de “cultura das pequenas recompensas”, as compras baratinhas que deixam o dia ou uma tarefa difícil um pouco melhor são essenciais para os jovens dessa geração.
Afinal, com o custo de vida alto, um mercado de trabalho instável e a compra da casa própria fora do alcance, essas pequenas recompensas oferecem à Geração Z uma sensação temporária de controle ou indulgência. E é sobre isso que vamos falar no blog de hoje. Então, se quiser entender mais sobre esse público, continue a leitura!
Geração Z nas redes sociais
Geração é o termo que engloba um grupo de pessoas da mesma faixa etária, que vive na mesma época e, portanto, acaba tendo características em comum. Essas pessoas vivenciam experiências parecidas, e no caso da Geração Z, que nasceram entre meados de 1990 e 2010, percebemos alguns padrões interessantes.
Chamados de nativos digitais, por já terem crescido paralelamente às evoluções tecnológicas e à internet, eles possuem uma forma única de se comunicar, trabalhar e consumir. E quando se trata de hábitos de compra, a Geração Z conta muito com as redes sociais. Estudos já mostraram que o Instagram e o Tiktok são as principais ferramentas de busca dessas pessoas.
Esse cenário está somado a um mercado encarecido e estresse marcante. A hiperconectividade pode sobrecarregar as pessoas que cada vez mais estão expostas a propagandas e influências. Nesse sentido, podemos nos perguntar, como essa geração lida com isso? A resposta é: comprando pequenos mimos!
Pequenas recompensas: uma prática que ganhou visibilidade
Com imóveis muito longe de serem adquiridos e uma sensação constante de instabilidade, um pequeno prazer em um dia estressante pode ter um grande impacto na saúde mental da Geração Z. É como se um ato de romantizar um momento e deixá-lo mais instagramável fosse o segredo para tornar a vida mais divertida e com mais sentido. Afinal, você não estava triste, só precisava de um café superfaturado com as amigas!
Brincadeiras à parte, foi assim que surgiu a “Little treat culture”, ou a cultura das pequenas recompensas. Esse é o nome que se dá à prática de se presentear no dia a dia, seja com um café caro, uma sobremesa, uma comprinha ou qualquer outro item que torne o seu dia melhor.
E é nas redes sociais que essa lógica ganha forças, por isso que as cute brands, o morango do amor ou os brinquedos-colecionáveis entram em alta tão facilmente.
Ato de compra é autocuidado para a Geração Z
A internet é um espaço de influências, onde criam-se culturas e modas que estão muito ligadas aos hábitos de compra. De acordo com um estudo da empresa de pesquisa de mercado GWI, a Geração Z tem adquirido mais produtos por impulso do que outras gerações.
Para essa geração, o autocuidado vai além do físico, abrangendo saúde mental e bem-estar emocional. Nesse sentido, eles valorizam também experiências e buscam produtos e marcas que conversem com seus valores. No fim, não é sobre acumular bens, e sim sobre o prazer momentâneo e a sensação de pertencer a um certo estilo de vida.
No entanto, esse comportamento pode levar a gastos excessivos e, em alguns casos, a dívidas. Assim, existe também um dilema entre o autocuidado e a responsabilidade financeira.
Pequenas recompensas como um alívio em tempos de estresse
Quando reconhecemos que precisamos fazer algo difícil, desconfortável ou chato, garantir algum tipo de recompensa pode ajudar a completar a tarefa. Nesse ponto, percebemos que os mimos podem servir como um alívio. Portanto, é de se esperar que em um momento de sobrecarga e consumismo, os jovens procurem algum tipo de escape.
Além disso, “cultura dos pequenos mimos” é um termo novo que surgiu com o comportamento da Geração Z, mas, na verdade, esse conceito já apareceu em outros momentos da história. Kokho Jason Sit, especialista em marketing, escreveu sobre isso para o The Conversation. Ele pontuou que essa nova cultura é semelhante a uma teoria chamada “índice do batom” ou “índice do esmalte”, a qual afirma que os consumidores tendem a comprar luxos pequenos e mais acessíveis, como cosméticos, em períodos de crise econômica.
Recompensas por objetivos
Apesar de tudo, uma recompensa oferecida como resultado de um desempenho ou de um objetivo alcançado pode ser algo positivo. Psicologicamente falando, isso funciona muito bem como uma forma de motivação que pode ser usada ao nosso favor.
Pequenos mimos podem atuar como reforço positivo para hábitos saudáveis. Isso porque eles aumentam a motivação e o bem-estar emocional no momento, além de promover uma sensação de realização. Portanto, esse hábito da Geração Z pode ajudar a manter a produtividade e resiliência!
Moda íntima e autocuidado
Por fim, você sabia que a escolha de peças de lingerie que proporcionam conforto e valorizam o corpo também é uma forma de autocuidado? Afinal, dessa forma, você pode expressar amor-próprio, promover o bem-estar e fortalecer uma autoimagem positiva. São pequenos detalhes que transformam a rotina.
Nesse contexto das pequenas recompensas, uma lingerie nova tem tudo a ver! Diferente de grandes investimentos, adquirir uma lingerie que une estilo, praticidade e conforto é um gesto rápido e viável, mas que gera um impacto enorme na autoestima. É um lembrete de que cuidar de si não precisa ser complicado.
Em suma, essa cultura das pequenas recompensas não é tanto sobre o produto em si, mas o gesto que comprar ele representa. Então, se você trabalha com confecção, lembre-se: investir em uma lingerie confortável e bonita é como oferecer uma pequena celebração no dia a dia!
Agradecemos por ler até aqui! Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e tendências de moda.
Até a próxima!
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