metas de venda

Passo a passo para atingir as metas de venda estipuladas

24 novembro, 2020


8 min (tempo estimado de leitura)

Dificuldade para atingir as metas de venda? Este é um problema de muitos vendedores, mas hoje, você vai aprender como atingi-las mensalmente. Confira!

Atingir as metas é a regra principal para todo e qualquer vendedor. Alguns possuem metas maiores, outros menores, mas a dúvida que fica é a mesma: como atingi-las? 

Neste conteúdo você vai encontrar um passo a passo de como fazer isso de maneira prática e simples. Continue a leitura e saiba como!

Metas x Objetivos

Você sabe a diferença entre metas e objetivos? De modo bem simples: objetivo pode ser considerado o macro, e metas, o micro. Por exemplo:

  • Objetivo: Quero vender x% a mais por mês!
  • Metas: 
  • Fazer, no mínimo, 2 cursos especializantes em 3 meses;
  • Aprender sobre o funil de vendas;
  • Aplicar no dia a dia o que estou aprendendo.

Olhando para o nosso objetivo, ele parece “vago”, longe de ser alcançado. E afinal, como chegar lá? É aí que entram as metas! As metas são “mini objetivos”, que fazem com que você alcance aos poucos o seu objetivo final, tornando-o mais real a cada meta concluída.

Defina metas de venda

Para definir suas metas de venda, existem diversas formas. Mas vamos apresentar aqui três métodos que são super funcionais e esclarecedores. 

metas de venda

1- Funil de vendas

De forma simplificada, você precisa ter as suas taxas de contatos e de vendas/mês definidas para, posteriormente, saber como alcançar as metas de vendas. 

Então, em primeiro lugar: defina quantas vendas por mês você precisa ter. Em nosso exemplo, digamos que sejam 10 vendas/mês.

Segundo lugar: quantos contatos você precisa para chegar a estas 10 vendas? Vamos supor que, a cada 100 contatos, você feche 10 vendas/mês. Logo, você tem uma conversão de 10%.

Então, para atingir as suas metas, você sabe que precisa de um número “X” de contatos, para ter o número final de vendas. Tendo esses números mapeados, fica muito mais fácil de seguir com o planejamento de como atingir as metas. 

Com a próxima regra, você aprenderá como traçar metas para que consiga alcançá-las.

2- Regra SMART para definir metas de venda

A regra SMART é ótima, com ela você pensa e monta, basicamente, um plano de ações com as suas metas, tendo como foco o seu objetivo! Veja como fazer: 

Anote em uma planilha, documento ou mesmo em um papel (onde você achar melhor), as seguintes letras e as respectivas metas para elas:

S- Specific – Específica: trace metas que não sejam vagas, ou que pulem informações importantes. Dê sentido à meta. Por exemplo, ao invés de: “quero aumentar as vendas”, use “quero aumentar as vendas para minha empresa crescer”.

M- Mensurable – Mensurável: trace metas que tenham métricas. Por exemplo: “fecharei com 2 novos clientes em 1 semana”.

A- Attainable – Alcançável: não tente se superestimar com metas que você sabe que não serão alcançadas. Por exemplo: “fecharei com 10 clientes até sexta-feira”, ao invés disso, seja real “fecharei com 2 novos clientes por semana”.

R- Relevant – Relevante: trace metas que façam sentido com o seu objetivo. Por exemplo: “ser administrador” quando seu real objetivo é “ser reconhecido como o melhor vendedor na minha cidade”.

T- Time-based – Temporal: acrescente um período para a sua meta. Por exemplo: “em 5 meses irei alcançar meu objetivo como vendedor”.

Mas afinal, por que é importante traçar metas desta maneira? Porque assim, você visualiza de forma clara e objetiva o que você precisa fazer para chegar ao seu objetivo principal. Atingindo cada uma das metas, pode ter certeza que o seu objetivo macro será realizado. 

3- Mapa mental para atingir as metas de venda

Outra maneira de atingir as metas de venda, é fazendo um mapa mental. Ele é bastante visual, e vai ajudar muito na realização das suas metas. Funciona assim:

1- Pegue uma folha de papel, e no centro, escreva o objetivo principal. Neste caso: atingir as metas de vendas.

2- Pense: o que será preciso para alcançar esse objetivo? Por exemplo: estudar, criar uma estratégia e dedicar meu tempo. Trace uma linha e escreva. Essa será uma “meta macro”.

3- Para cada “meta macro” traçada, pense novamente em ações que você precisará fazer para chegar nela. Por exemplo, para a meta de estudar: dedicar 1h do meu dia, ler conteúdos diários sobre comportamento do consumidor, etc. São várias ações, liste-as dentro da “meta macro”.

4- Destas “metas micros”, caso necessário, trace outras metas que você vai iniciar e concluir hoje mesmo. 

Esse mapa requer bastante atenção, afinal ele é completamente visual. E caso precise de ajustes, fique à vontade em fazê-los, pois uma meta acaba sendo complementada por outra e é normal que sejam ajustadas ou até mesmo, substituídas.

Adicione novas entradas de contatos

Objetivo e metas definidas, é hora de pensar em como atrair esses clientes até a sua empresa, para que as metas de vendas sejam, efetivamente, atingidas. Aqui vale a pergunta: como os seus clientes chegam até você? Será que somente os canais utilizados trazem contatos suficiente para que você atinja as metas de venda?

Pense em maneiras de atrair novas pessoas. Se você usa somente o método tradicional (boca a boca, indicações, prospecção ativa), já pensou em apostar nas estratégias de marketing? Elas são extremamente eficazes para atrair mais clientes e consequentemente, melhorar suas metas de vendas.

Método de venda

O método de venda também é muito importante para atingir as metas de venda. Atualmente, o consumidor é quem detém a maioria das informações, ele já chega muito pronto para comprar.

Logo, as vendas consultivas são o melhor caminho para realizar fechamentos com os clientes. A venda “empurrada” não funciona mais. Atenção, personalização, atendimento rápido, ágil e seguro, são coisas que os clientes prezam cada vez mais. 

Pare e pense: quantos contatos você fez sem que houvesse compras? O que será que fez com que o cliente não comprasse com você? Pode ser o método de vendas! 

Fazendo uma breve avaliação ou mesmo um teste, é possível melhorar o seu fechamento de vendas.

metas de venda

Planejamento, organização, ação e persistência

Ser vendedor exige muito e atingir as metas de venda, é o mínimo exigido para um vendedor. Nesses casos, nossa última dica, mas não menos importante, para você atingir as suas metas de venda, é: tenha planejamento, seja organizado, tenha ação e seja persistente.

Nada vai acontecer por acaso! Depois que você traçou o passo a passo para atingir as metas de venda que te ensinamos neste conteúdo, você precisa fazer ele acontecer. Por isso, o planejamento, a organização, a ação e a persistência são essenciais para que tudo aconteça da melhor forma possível e você chegue em seu objetivo. 

metas de venda

Gostou do nosso passo a passo? Aplique-o na sua empresa, e depois conta para a gente nos comentários se você conseguiu bater as suas metas de venda! Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais, você vai encontrar muitas dicas boas para aplicar na sua empresa! 

 

Agora que você já está preparado para atingir suas metas, que tal conhecer nosso Vídeo-Book? Acesse o material gratuitamente e tenha em mãos vários moldes e muita inspiração para suas criações ficarem ainda melhores!


Deixe um comentário