costurar-sutia-1

Como costurar sutiã

17 setembro, 2019


5 min (tempo estimado de leitura)

Como toda roupa íntima, o sutiã deve oferecer conforto e segurança para as mulheres. Mas, para produzir uma peça de qualidade, além de escolher os melhores aviamentos, fios e tecidos, também é preciso dominar a prática da costura. Existem operações importantes para costurar o sutiã que fazem a diferença no resultado final e que garantem melhor acabamento e durabilidade às peças.

Para te ajudar a produzir uma peça com perfeição, reunimos umas série de dicas, incluindo orientações de quais máquinas e agulhas você precisa usar para o melhor resultado ao costurar sutiã. Confira agora!

Costurando a alça do sutiã

Para arrematar a alça de sutiã corretamente, é preciso rebater a costura para garantir que o elástico da alça não desfie. Na imagem a seguir, foi usada a alça Cactus na cor Terra.

costurar-sutia-2

No vídeo abaixo, é possível acompanhar o arremate de uma alça a partir dos 6min e 30s.


 
Para prender a alça no bojo do sutiã, o ideal é fazer duas costuras, uma acima e outra mais abaixo, como mostra a sequência de imagens abaixo.

costurar-sutia-3

Na parte das costas, a alça pode ligar-se com a base do sutiã para garantir ainda mais sustentação. Dobre a pontinha da fita elástica para garantir melhor acabamento.

costurar-sutia-4

Para fazer essas emendas, tanto na parte da frente como na parte de trás, procura-se adicionar uma costura travetti, ponto classe 300, tipo 304, com 10 pontos por centímetro para aumentar a resistência da peça. Se a costura for em cima de fitas elásticas, então se recomenda utilizar agulha ponta bola fina FFG ou equivalente. Se as costuras forem em cima de material muito denso, sem o elastano interno, então se recomenda agulha ponta aguda RS ou equivalente.

Aplicando o fecho

Para costurar o fecho do sutiã, utilize a costura tipo travetti. Caso utilize costura reta simples é recomendado costurar três vezes (uma costura em cima da outra, indo e voltando) e dar retrocesso nas duas extremidades para garantir que o fecho não solte ou desfie. Nestas partes, a costura recomendada é o ponto classe 300, tipo 301, com 10 pontos por centímetro, espessura da agulha de 75 ou 80 e linha 140.

costurar-sutia-7

Costurando a base

Para costurar a base do sutiã, você pode usar fitas elásticas próprias para a base que proporcionam maior sustentação e firmeza ou fitas elásticas tipo bico para dar um toque decorativo, como o Primavera 12. A máquina mais recomendada para fazer esta aplicação é a base plana, ponto classe 400, tipo 406 ou 407. Deve-se usar refilador inferior e tensor eletrônico ou mecânico para garantir a medida e o franzimento da peça, caso seja necessário. A concentração de ponto pode ser de 4 a 5 pontos por centímetro e agulha ponta bola fina FFG ou equivalente, com espessura de 70 ou 75.

O recomendado é utilizar a linha mais fina possível. Normalmente usa-se título 140 e Fio de Poliamida (helanca) nas agulhas e no looper, tornando a costura mais imperceptível e delicada.

Em relação à segurança e a resistência não há problema, pois após esta operação o elástico será rebatido com uma costura zig zag, que permite maior flexibilidade.

costurar-sutia-8

Aplicando o Viés

Caso você forre o bojo com algum tecido ou renda, após costurar é preciso cortar as sobras do tecido antes de colocar o viés, para que o acabamento fique sem ondulações ou marcações.

Para costurar essa fita elástica a máquina mais recomendada é a base plana de pespontar com duas agulhas (reta duas agulhas), ponto fixo classe 300, tipo 2×301, com uma concentração de 5 a 6 pontos por centímetro.

Em alguns casos onde o elástico passe por cima da barbatana ou partes grossas do bojo/taça deve-se usar agulhas mais grossas para resistir à costura.

É indicado dobrar as extremidades do viés de aro e arrematar para garantir um bom acabamento.

costurar-sutia-6

Dica: Coloque o aro do sutiã após costurar a base, isso facilita o processo de costura. E para evitar que o aro fure a peça e machuque a pele, utilize um aviamento de qualidade, como o Taquara 10.

E então, preparado(a) para pôr as mãos na massa?

Para conferir informações mais técnicas sobre a costura de fitas elásticas em sutiãs, calcinhas e cuecas, acesse o guia especial que preparamos para você!

banner-blog-guia-modeladora-galenaNo nosso catálogo de produtos, você conhece todas as nossas soluções em fitas elásticas (alças, bicos, viés, debruns, etc.), rendas , fios e fitas de cetim desenvolvidas com o máximo de qualidade para te ajudar na confecção de peças incríveis.

banner-catalogo-produtos-2019E para se inspirar para desenvolver novas coleções, faça o download do Trendbook 2020/21, a revista de tendências recheada de previsões para a moda praia, moda íntima e moda fitness.

Leia também:

+ Como criar o sutiã perfeito

+ Como costurar fitas elásticas em cuecas

+ Como aplicar bico e debrum na confecção de calcinhas

 


Deixe um comentário