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Como precificar produtos de moda íntima

28 novembro, 2019


5 min (tempo estimado de leitura)

Produtos de qualidade, bons fornecedores, um time de vendas capacitado – essas são algumas das colunas que sustentam uma marca ou empreendimento. Mas elas não são as únicas. Entre outros pilares que mantém uma marca de pé, está a precificação adequada. Não saber como calcular o preço de venda dos seus produtos pode ser fatal para o seu negócio.

Na moda íntima, a história não muda. Produtor ou varejista, você precisa saber, centavo a centavo, quais são os custos de produção e qual o valor do que você vende para o mercado.

A seguir, você vai descobrir de forma simples qual a melhor maneira de precificar seus produtos de moda íntima.

 

Os conceitos por trás do cálculo de precificação

Vamos começar pelos conceitos que envolvem o preço de venda. Antes de colocar a etiqueta de valor no produto, 4 questões precisam ser avaliadas: os gastos fixos, os gastos variáveis, a margem de lucro e a percepção de valor.

Os gastos fixos envolvem os custos para colocar o produto na prateleira. São considerados os insumos para fabricação ou os gastos para adquirir o produto (custos diretos), sempre levando em conta o valor dos impostos. Os valores para a manutenção do negócio, como luz, água e funcionários (custos indiretos), também entram na equação. Esse valor bruto precisa ser rateado entre todo o volume produzido.

Depois, é preciso somar a este cálculo os gastos variáveis: eles se alteram conforme a quantidade produzida ou vendida durante o mês. São impostos, comissões de vendas, comissão do cartão de crédito, perdas e roubos e também é importante incluir um percentual para cobrir a inadimplência.

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Para obter o percentual de gastos fixos e variáveis, basta projetá-los, individualmente, sob a previsão de faturamento mensal.

A margem de lucro é o quanto você deseja ganhar acima do custo do seu produto. É o quanto você ganha “limpo”, após debitar os custos de produção/aquisição diretos e indiretos.

Com os percentuais de gastos fixos, gastos varíaveis e margem de lucro, se obtém o preço de custo de cada produto.

A percepção de valor é menos simples de observar: ela diz respeito ao quanto sua marca vale perante o público. Quanto maior for o seu investimento em marketing, maior vai ser a percepção de valor dos consumidores sobre o seu negócio.

 

A equação do preço

Sabendo o valor dos custos diretos e indiretos e o quanto você deseja lucrar, é hora de determinar o preço mínimo que você pode cobrar. Para isso, existe uma equação bastante simples, que soma os custos (divididos pelo volume de vendas) e aplica a margem de lucro sobre este valor. No mercado da moda, a margem de lucro pode chegar até 100%.

No exemplo abaixo, a equação reproduz o custo da mercadoria dividido pelos gastos fixos, variáveis e pela margem de lucro, para se obter o percentual de gastos.

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A equação mostra que, para ter a margem de lucro que você deseja, o conjunto de lingerie precisa ser vendido a R$65,27. Porém, a percepção de valor ficou de fora desta conta. Para saber quanto vale no mercado uma lingerie da sua marca ou loja, leia atentamente as próximas dicas:

 

Avalie a concorrência

Faça pesquisa de mercado. Descubra por quanto seus concorrentes estão vendendo conjuntos semelhantes.

 

Realize testes

Arrisque e cobre um valor acima do que você acredita que seu produto valha, e observe como as vendas se comportam.

 

Agregue mais valor ao seu produto

Assim, você consegue cobrar mais por ele. Para isso, utilize produtos de boa procedência, duráveis e atuais, que sigam as tendências de moda mais recentes. Outros fatores, como atendimento personalizado e capricho extra na apresentação, também valoriza o produto.

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Seja equilibrado

A não ser que você deseje atender um nicho muito pequeno de compradoras, mantenha um equilíbrio no valor do seu produto, com uma margem de lucro adequada para o mercado que você deseja atingir. Assim, você ganha em quantidade e torna o seu negócio mais popular e conhecido.

Depois de seguir essas dicas, digamos que você chegou à conclusão que seu produto vale, no mínimo, R$80. Essa é a percepção de valor e, a partir dela, você pode precificar o produto e ajustar os valores conforme for necessário.

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