Depois de confeccionar lindas peças de moda íntima, sleepwear, moda fitness ou infantil, o caminho natural para a divulgação de uma nova coleção, e da sua marca no mercado, é através de um catálogo ou editorial de moda.
Mas para esse tipo de publicidade as fotos são específicas e precisam de uma atenção especial para que não apenas mostrem a peça, mas vendam o seu conceito e toda a história criada durante a viagem de pesquisa para concepção da linha.
Se você está entrando no mercado, talvez não saiba como produzir um editorial de moda. Por isso, resolvemos separar algumas dicas profissionais para te ajudar a criar materiais fashion e que ganhem o mercado.
Fotografia de moda
A fotografia de moda geralmente é feita para acompanhar coleções, expor os detalhes das novas peças e apresentar todo o conceito daquele estilo. Além de contar uma história de forma clara. Nesse artigo vamos dar algumas dicas de como fazer um editorial profissional.
Mas a fotografia de moda não tem a ver apenas com roupas. Sem o conhecimento correto de exposição, iluminação, composição, até mesmo as roupas mais impressionantes irão parecer sem vida. Ela combina os elementos da fotografia com a energia de um modelo e suas roupas.
Editorial de moda
Para produzir um bom editorial de moda é importante entender o conceito da coleção, conhecer o seu público, saber quais os objetivos e inspirações para conseguir combinar o visual e as peças com o ambiente e passar o conceito de maneira simples e objetiva.
As dicas
Pesquisa de conceito
Todo esse processo é muito maior do que fazer bons retratos. É preciso estar por dentro do mundo da moda através de revistas e livros nacionais e internacionais e conhecer as tendências em vestuário, calçado, acessórios, maquiagem e cabelo.
Colecionar imagens inspiradoras é uma boa forma de fazer o trabalho de casa. Antes de começar a fotografar, que tal imaginar o seu cenário, as suas fotos, escrever um roteiro, definir os looks?
Mas não fique preso à sua imaginação. Às vezes não é possível concretizar todas as suas ideias, por isso, durante as sessões, troque ideias com os cabeleireiros, estilistas, maquiadores e até com os próprios modelos – você poderá ter novas inspirações e adaptar seu projeto. Faz parte do processo criativo e será essencial para o trabalho final.
Criatividade
Cada marca tem a sua identidade e a sua personalidade. Mas dentro dessas características, como você pode inovar, surpreender, criar?
A moda e a fotografia são duas artes que, em conjunto, podem ser uma explosão de criatividade e um verdadeiro delírio visual. Basta pensar “fora da caixa”, ou seja, brincar com as possibilidades, seja de poses, ambientes ou de efeitos fotográficos.
Veja mais dicas sobre fotografia de moda no site Fotografia Mais.
Cenário
Cada coleção tem um ambiente próprio, não é mesmo? Às vezes ele é mais campestre, praiano ou urbano, sério, sexy. E escolher o local certo é importante se você quer transmitir uma narrativa dentro de sua fotografia de moda.
Por exemplo, está muito enganado quem pensa que a moda íntima deve ser fotografada apenas em espaços fechados como casas ou quartos. Você pode contar uma história na rua, na praia, numa cachoeira, num escritório ou em um carro. Você só precisa entender como o seu conceito se encaixa com o perfil do seu público.
Os modelos
Não, essa não é a parte mais fácil. Todas as etapas são essenciais e trabalhosas na criação de um editorial de moda. Definir se o modelo será feminino ou masculino, com traços mais comuns ou exóticos, e o seu biotipo, é algo que faz toda a diferença. Ele tem que se comunicar com o seu público.
Ser um modelo bonito não é o que faz a diferença, porque se a expressão for sempre a mesma não vai criar conexão com o público e nem com a história ou mensagem que você quer passar. Injete um pouco de humanismo nas fotografias e peça ao modelo para chorar, rir ou gritar de raiva… ninguém vai conseguir resistir a imagens como essas.
Gostou? Se você precisar, temos outras dicas de como fotografar suas peças para sua loja online. E você pode conferir o nosso último editorial no Trendbook de Verão 2018/19 😉
Deixe um comentário