Calvin Klein de terno preto

Grandes nomes da história da moda: Calvin Klein

31 outubro, 2016


3 min (tempo estimado de leitura)

Conhecer a história da moda e das pessoas que marcaram esse universo é essencial para os amantes e profissionais dessa área. Um dos estilistas que se destacou ao longo dos anos, criador de peças que se tornaram clássicos, é o nova-iorquino Calvin Klein.

Quer saber mais sobre a história dele? Continue a leitura do nosso post!

O caminho para o sucesso

Calvin Klein nasceu no dia 19 de novembro de 1942, no Bronx, em uma família de origem judaica. Ele demonstrou interesse pela moda desde cedo e aprendeu a costurar e a desenhar sozinho. Em 1962, ele se formou pela Fashion Institute of Technology (FIT), uma das mais renomadas faculdades de moda americana, onde havia conseguido uma bolsa de estudos.

A marca Calvin Klein surgiu em 1968, quando o estilista lançou uma coleção com peças masculinas: casacos, paletós e capas que vendia para lojas de departamento americanas. Logo, as criações chamaram a atenção do presidente da loja Bonwit Teller, Don O’Brien, que decidiu investir na marca.

O executivo fez uma encomenda que chegava a US$ 50 mil, uma quantia considerada muito alta para a época, principalmente porque Calvin Klein estava apenas começando sua carreira. Depois disso, a marca deslanchou!

O estilo minimalista de Calvin Klein

As peças de Calvin Klein se destacaram pelo estilo minimalista. O estilista sempre deixou claro que não gostava de peças femininas com babados ou muitos detalhes. Suas peças prezam pela simplicidade e pelo conforto — ele sempre foi muito exigente quanto à qualidade do tecido, à modelagem e ao acabamento — assim, o estilista se inspirou no guarda-roupa masculino para criar suas coleções para as mulheres.

Modelos vestindo lingerie e cueca Calvin Klein

Imagem: Reprodução

Mantendo-se fiel ao minimalismo, uma das principais criações do estilista foi a sua linha de jeanswear, que se tornou um clássico da moda. A atitude de colocar as calças jeans em um desfile foi considerada ousada, pois esse tecido não era muito utilizado pelas grandes grifes. Certamente, Calvin Klein contribuiu muito para que o jeans ganhasse cada vez mais espaço.

As calças jeans Calvin Klein atingiram seu auge na década de 1980, quando a atriz Brooke Shields protagonizou uma campanha da marca. A grife chegou a vender 400 mil peças por dia. No entanto, a marca também acabou sendo um sucesso entre os homens ao lançar a Calvin Klein Underwear – sua linha de roupas íntimas. A cueca com o elástico escrito Calvin Klein é um clássico no mundo da moda.

Brookie Shields vestindo jeans

Brooke Shields para campanha em 1981. Imagem: Reprodução

A grife nos dias de hoje

A marca expandiu sua variedade de produtos com o tempo. Hoje, além de roupas e peças íntimas, também possui uma famosa linha de perfumes. Em 2003, Calvin Klein vendeu a marca para o grupo norte-americano Philips-Van Heusen (PVH), mas ele continuou atuando como consultor de criação.

No mesmo ano, o brasileiro Francisco Costa foi contratado para assumir a frente de criação da marca. Nascido em Minas Gerais, o estilista continuou no posto até o 1º semestre de 2016, quando foi substituído por Raf Simons.

O que você achou do nosso post sobre Calvin Klein? Quer ficar em dia com o mundo da moda? Curta a nossa página no Facebook!


Deixe um comentário