Mercado da beleza em alta: o que impulsiona a decisão de compra do consumidor?

15 agosto, 2025
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A relação entre beleza e autoestima é profunda e se mostra cada vez mais evidente no mercado. Isso porque o hábito do consumidor de manter cuidados com a aparência influencia diretamente no seu bem-estar e na autoconfiança, especialmente entre o público feminino. Por isso, não é surpresa que o mercado da beleza continue em constante crescimento, acompanhando as novas demandas.

Mas o que realmente impulsiona alguém a escolher um produto de beleza entre tantos? Em um cenário onde as redes sociais têm papel central nas decisões de compra, entender os fatores desse processo é essencial. Pensando nisso, no blog de hoje, vamos explorar os elementos que guiam essas escolhas e como as marcas podem se conectar de forma mais estratégica. Então, continue a leitura!

 

Comércio eletrônico de produtos de beleza está crescendo rapidamente

Com a ascensão da internet, muita coisa no planeta, no mercado e na sociedade mudou: dinâmicas, comportamentos de compra, prioridades. Nesse contexto, o ciclo autocuidado, autoestima e empoderamento se tornou, e tem se tornado, cada vez mais forte.

É nas redes sociais que o mercado da beleza se destaca, seja em procura, vendas ou engajamento. De acordo com dados da Statista e da WGSN, o comércio eletrônico de produtos de beleza tem a previsão de atingir US$ 338,93 bilhões globalmente até 2029. Ou seja, ele está crescendo rapidamente!

Além disso, com as estratégias de UGC, Conteúdo Gerado pelo Usuário, as influencers de beleza se tornaram grandes potências. Assim, sejam elas nano, micro ou macro, existe toda uma comunidade ao seu redor, que desfruta de grande credibilidade junto aos seus seguidores. Dessa forma, os conteúdos, de beleza por exemplo, têm impacto bastante significativo nos resultados das marcas.

 

Comportamento do consumidor no mercado da beleza

Precisamos nos atentar a que tipo de conteúdo está sendo consumido pelas pessoas e como se adequar a esse cenário. Isso porque as mídias digitais são grandes moldadoras de tendências e comportamentos, e esses conteúdos é que estão impulsionando vendas na categoria de beleza.

Nesse contexto, entendemos que os compradores buscam inspiração e educação sobre produtos, autoestima e autocuidado. Assim, pode ser tanto perguntando para amigos quanto pesquisando na internet os principais formadores de opinião, influencers das redes sociais.

De todo modo, a qualidade é a principal consideração de todas as gerações de consumidores de produtos de beleza na hora de comprar produtos, segundo pesquisas da WGSN. Portanto, é essa imagem que o seu produto ou serviço deve passar, pensando também que o crescente mercado de consumidores médios busca uma oferta premium.

 

O que fazer para se destacar?

Tendo em vista esse cenário, existem algumas estratégias que podem impulsionar suas vendas. Afinal, compreender a tendência e se adaptar é essencial no mundo de hoje.

Sabemos que a beleza como bem-estar é a nova tendência, e que esse nicho se mostra cheio de oportunidades para as marcas. Nesse caso, uma marca de lingerie, por meio de micromomentos de alegria a preços acessíveis, pode fazer a diferença tanto na autoestima quanto na felicidade da consumidora.

Além disso, também é importante ressaltar que existe uma crescente parcela de homens que exploram a masculinidade suave. Portanto, você também pode explorar adaptar a sua comunicação para esse tipo de público.

Para explicar melhor o que fazer na prática, temos 3 dicas que vão fazer a diferença. Confira:

 

  1. Aposte na visibilidade do comércio nos canais sociais

Como abordamos, a presença ativa nas redes sociais é primordial para marcas que desejam se destacar no mercado da beleza. Hoje, o consumidor não apenas pesquisa, como também compra diretamente por plataformas como Instagram e TikTok. Por isso, investir em conteúdo atrativo, que mostre os produtos em uso, suas qualidades, tire dúvidas e gere conexão com o público, é essencial.

Assim, a visibilidade nesses canais deve ir além de anúncios: trata-se de construir uma comunidade, responder dúvidas com agilidade e estar presente nas conversas que influenciam decisões de compra. Todo esse ciclo importa!

Além disso, é importante reforçar a sensação de segurança durante a jornada de compra. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é por meio da validação social: seja por avaliações de clientes, depoimentos em vídeo ou parcerias com criadores de conteúdo que compartilhem experiências reais.

Aqui, até mesmo os próprios colaboradores da marca podem ser aliados nesse processo, ao gerar conteúdos autênticos nos bastidores ou testando os produtos. Essa combinação entre presença ativa e prova social pode ser decisiva para transformar visualizações em vendas.

 

  1. Prioridade na qualidade dos produtos

Investir na qualidade do produto é essencial para ganhar espaço no mercado de beleza atual. Isso porque os consumidores estão cada vez mais exigentes, informados e compartilhando opiniões, principalmente dentro do segmento conhecido como “mass premium”. Ou seja, aquele produto que é realmente de qualidade e não é tão caro terá o maior apelo entre os clientes.

Portanto, além de entregar essa qualidade verdadeira, é preciso saber comunicá-la – ou fazer com que as pessoas comuniquem por você. Assim, você pode destacar os diferenciais técnicos e sensoriais ou fazer parcerias com influencers, especialmente nos canais digitais.

 

Nesse sentido, a construção da comunicação como um todo importa: imagens nítidas, vídeos demonstrativos, depoimentos de usuários e informações detalhadas. Dessa forma, cada aspecto ajuda a construir confiança e percepção de valor.

 

  1. Beleza como autocuidado

Por fim, cuidar da beleza também pode ser um ato de autocuidado e essa é uma tendência que veio para ficar! Aliás, isso acontece especialmente em tempos de incerteza e sobrecarga emocional.

Mais do que vaidade, os rituais de beleza se tornam momentos de bem-estar. Portanto, tenha em mente que para muitas pessoas, aplicar um creme, acender uma vela aromática ou vestir uma bela lingerie é também uma forma de cuidar da mente e resgatar o equilíbrio no dia a dia.

Nesse cenário, marcas que entendem essa transformação ganham relevância. Para isso, você pode posicionar produtos de beleza como aliados do bem-estar físico e emocional. Dessa forma, a consumidora recebe uma experiência sensorial que contribui para a autoestima, o relaxamento e até a saúde a longo prazo.

Em um mercado em constante evolução, entender os novos comportamentos de consumo é essencial para marcas que desejam se manter relevantes. Ao valorizar a autenticidade, investir na qualidade dos produtos e reconhecer a beleza como uma forma de autocuidado, é possível criar conexões mais verdadeiras com os consumidores.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e tendências de moda.

Até a próxima!

 

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