Homem olhando camisas em araras

Mercado da moda em 2017: o que esperar e como reagir?

10 fevereiro, 2017


5 min (tempo estimado de leitura)

O mercado da moda em 2016 foi desafiador e exigiu muito esforço e criatividade dos empreendedores e vendedores. Um grande desafio, inclusive, foi superar a concorrência dos e-commerces.

Com este novo ano que se inicia a expectativa é de melhora e de crescimento, mas para isso é preciso investir em versatilidade de produtos e excelência em vendas e atendimento.

É muito importante sempre lembrar que cada cliente é único, seja ele consumidor de matéria-prima ou do produto final.

A ideia é investir em vendas online de qualidade, com um ambiente seguro para seu cliente, ampliar os serviços personalizados, investir em parcerias da indústria com o varejo e treinamento de qualidade para seus colaboradores, evitando a alta taxa de rotatividade.

Investimento em e-commerce

Homem de terno apontando para um carrinho de supermercado

Imagem: Reprodução

Com o amadurecimento do mercado e dos clientes é possível notar que as compras online têm se tornado uma preferência para os mais diversos públicos. Seja na aquisição de bens de consumo ou de serviços, o brasileiro consegue aproveitar seu tempo, cada dia mais corrido e precioso.

Então, se você tem a ideia de apostar em uma plataforma de vendas online, invista em ferramentas seguras e treinamento de colaboradores específicos para esse setor. Crie uma loja completa, onde seu cliente possa ter a experiência de compra com excelência.

Dê informações do produto, da compra, possibilite o rastreio de mercadorias, crie meios e canais de troca, além de salvar os dados de cada cliente para criar perfis de venda. Entenda seu consumidor e sempre dê importância a cada uma das reclamações e/ou sugestões. Faça ele se sentir seguro.

Gerenciamento de dados

Seja nas compras online ou nas lojas físicas, crie mecanismos de armazenamento e projeção de dados. Entenda que as informações de seus clientes, usadas de maneira correta, tornam os futuros atendimentos melhores e mostram indicativos de alta ou baixa de vendas.

Quando o varejo de dados flui de maneira adequada — como nos e-commerces — é possível estimar o que acontece e controlar o fluxo de cada loja, podendo assim tomar medidas para minimizar ou resolver problemas, controlar estoque e saber qual a real demanda do nosso cliente.

Com a crise e a grande concorrência, o mercado da moda em 2017 pede mais atenção às essas exigências e uma dedicação especial para tratar das informações coletadas em todos os processos de venda — atacado ou varejo.

Personalização do atendimento

Se você já tem um banco de dados e nele consta as preciosas informações de consumo de seu público, então é hora de personalizar o seu atendimento com esses dados. Crie estratégias junto a seus colaboradores — é preciso que cada um tenha em mente a importância da coleta de dados e informações.

Quando sabemos como abordar, o que oferecer ou o que enviar ao nosso cliente, ele se encanta em saber que você está atento às suas demandas. Faça um pós-venda de qualidade, tente de várias maneiras facilitar o dia a dia dele. Isso torna o seu PDV (Ponto de Vendas) diferenciado, em que seu cliente preza pela qualidade e agilidade de atendimento, e não apenas por preço.

Qualificação da equipe

Vendedora entregando sacola para cliente

Imagem: Mujer Emprende

Um problema recorrente, e que atinge muitas empresas, seja no varejo ou no atacado, é a rotatividade de colaboradores. Invista pesado em treinamentos, desenvolva-os profissionalmente e pessoalmente. Faça com que o seu funcionário se sinta peça fundamental no processo de venda.

Isso tem um resultado direto nas finanças e você evita novos gastos com demissões, contratações e treinamentos repetitivos. Assim você terá um colaborador satisfeito e qualificado, capaz de oferecer atendimento de qualidade, que é um dos fatores decisivos na hora da compra.

Criação de novas parcerias

Para este ano, equilíbrio é a palavra-chave. Busque parcerias a fim de amenizar custos, conseguir agilidade nas entregas, e até mesmo maneiras de aperfeiçoar o seu produto a ser adquirido.

É preciso criar um ambiente estratégico, seja você fornecedor ou comprador. Compartilhe ideias, mantenha relacionamentos longos com outras partes e crie possibilidades e benefícios que agreguem para os dois lados.

Lembre-se que passamos por um ano de inseguranças e que o mercado da moda em 2017 requer bom senso. Gostou das dicas? Saiba também como uma pesquisa de satisfação do cliente pode ajudar a sua loja.


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