As vendas no e-commerce estão aumentando no Brasil. Confira as 8 etapas básicas para criar a sua loja virtual e aumente as suas vendas com pouco investimento!
Você gostaria de vender pela Internet, mas não entende nada de informática? Se esse é o problema que te impede de ter um e-commerce, fique tranquilo e saiba que para ter uma loja virtual não é necessário ser um especialista em tecnologia e nem um expert nas redes sociais.
Uma loja online exige dedicação, mas tem uma série de vantagens, como:
– baixo investimento inicial;
– manutenção barata;
– funcionamento 24h por dia;
– alcance de um número bem maior de consumidores;
– comodidade e praticidade;
– possibilidade de acompanhar os resultados em tempo real.
Prossiga com a leitura e confira um passo a passo para criar a sua loja virtual partindo do zero!
E-commerce: aprenda a montar o seu
Diferente do que muitos pensam, montar um e-commerce é fácil, simples e rápido. Você vai ver que não é necessário ter conhecimentos aprofundados em tecnologia para ter uma loja virtual.
Inclusive, hoje existem diversos provedores comerciais que disponibilizam serviços de lojas online. Desse modo, é possível montar seu e-commerce somente com o CPF, sem a exigência de um CNPJ.
Então, continue lendo e veja como montar uma loja online em 8 passos.
1 – Definir produto e público
Para criar uma loja virtual é preciso, antes de qualquer coisa, definir o produto ou serviço que será comercializado e o público que você quer atingir com ele.
Estabelecer o público alvo ou, de forma mais específica, o cliente ideal (persona) que você deseja atender com o seu produto é muito importante, tanto para montar o seu plano de negócios, quanto para criar estratégias de marketing.
Isso inclui desde as formas de pagamento que serão oferecidas, até o processo de frete e entrega, além do gerenciamento de estoque e produtos que serão disponibilizados na sua loja online.
2 – Escolher domínio e plataforma para o e-commerce
Depois de definir o que vender no e-commerce e o público que você pretende alcançar, é o momento de adquirir um domínio para a sua loja online, que nada mais é do que o endereço virtual que ela terá. Exemplo: modaintima.com.br.
É importante verificar antes de mais nada, se o domínio escolhido por sua marca está livre para utilização. Você poderá fazer a consulta no Registro.br, que é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br.
Em seguida, será preciso escolher uma plataforma para o seu comércio eletrônico. Devido à expansão das lojas virtuais, atualmente existem várias opções de plataformas de vendas prontas para e-commerce, bastando fazer a configuração e o cadastro dos produtos.
Você deverá escolher um plano de mensalidade para ter acesso às melhores plataformas para e-commerce. Os preços variam, assim como as funcionalidades e o tipo de suporte oferecido. Mas, fique tranquilo! Há opções baratas de plataformas para você iniciar o seu negócio virtual.
Exemplos de plataformas pagas com valores acessíveis:
– iSET
– SITE123
– Tray
Entretanto, há um detalhe importante na hora de escolher a melhor opção: saber se é uma plataforma com alternativas de integração às formas de pagamento, como Mercado Livre e Pagseguro, por exemplo.
Por isso, informe-se bem a respeito do assunto para escolher a melhor plataforma para o seu comércio eletrônico.
3 – Configurar as formas de pagamento
Ao montar um site e-commerce é fundamental definir os meios de pagamento dos produtos que serão vendidos. Contudo, essa não é uma tarefa difícil, pois, do mesmo modo que há plataformas para montar a estrutura da loja virtual, também existem processadores de pagamento.
Esses processadores de pagamento para e-commerce funcionam como intermediários (uma ponte) entre a loja virtual e os bancos e portadores de cartão, como o PayPal, por exemplo.
O processo funciona assim: as ferramentas recebem os dados de pagamento do cliente, entram em contato com os bancos e as empresas de cartão de crédito. Depois que o pagamento é efetuado, elas informam à você, para que o pedido seja liberado. Em seguida, em poucos segundos, o valor pago entra na sua conta bancária.
O ideal é que você faça uma comparação entre as opções de processadores de pagamento, confira as taxas cobradas para operar por cada um deles e, assim, opte pela solução mais vantajosa para o seu negócio.
4 – Organizar a loja virtual
Depois de definir plataforma e a ferramenta para pagamento do seu e-commerce, é preciso pensar na organização da sua loja online, que deve incluir os seguintes elementos:
– Definição do tema do website;
– Criação de categorias para adicionar os diferentes produtos da loja;
– Inserção do logotipo da loja online;
– Criação de uma página “Sobre”, para falar sobre o histórico da loja ou do seu negócio (veja exemplos em outras páginas de lojas virtuais) e de uma página para “Contato”.
Nesta etapa, ressaltar as opções de pagamento e valores de frete é algo muito importante. Além disso, deverá ser criada uma área de destaque (um banner) para divulgar, entre outras coisas, as ofertas, promoções e novos lançamentos.
5 – Atentar para o checkout
Fazer o checkout é sinônimo de concluir um processo. Especificamente, no caso das lojas online, significa terminar o processo de venda, ou seja, a conclusão da compra do cliente no seu e-commerce.
É preciso muita atenção na hora de configurar essa etapa, pois, um dos maiores fatores que fazem o cliente desistir da compra, é um checkout complicado e que exigem informações demais, que geram dúvidas nos consumidores.
Para ter uma ideia, estudos apontam que, no Brasil, a taxa média de abandono do carrinho de compra é superior a 80%. Imagina você perder 80% das suas vendas? Não dá, né?
Por isso, siga essas dicas na hora de criar o checkout:
– Solicite somente os dados que realmente serão usadas para a entrega do produto e para processar o pagamento, ou seja, não solicite dados desnecessários;
– Ofereça várias opções e formas de pagamento, como boleto, cartão de crédito, compras à vista ou parceladas;
– Não afaste os seus clientes com fretes muito caros.
DICA: quando um cliente abandona o carrinho, é importante que uma equipe de marketing faça campanhas de e-mails marketing, chatbot ou SMS, banners virtuais, para lembrar o consumidor do produto que ele teve interesse. Isso vai estimulá-lo a voltar e concluir a compra.
6 – Definir como será feita a entrega dos produtos
Assim como ocorre com qualquer negócio, é preciso garantir a satisfação dos clientes para que um e-commerce se mantenha ativo no mercado. Em uma loja virtual, a entrega é uma etapa essencial.
Confira algumas sugestões de aplicativos de entrega para comércio online, que podem agilizar o processo:
B2Log
A B2Log realiza entregas rápidas, em prazos de até 12 horas, e é ideal para quem possui um e-commerce menor. Opera como uma empregadora de motoristas MEIs (Microempreendedores Individuais), o que deixa os preços mais em conta.
Mandaê
O Mandaê oferece como diferencial o acesso às transportadoras mais conhecidas do Brasil e disponibiliza opções de valores, prazos, coletas e rastreio, entre outros.
Vaptuber
A plataforma Vaptuber atende 647 cidades e é útil para entregas locais, pois elas são realizadas por motoboys e ciclistas. Para utilizá-lo, basta instalar o aplicativo no celular, fazer o cadastro, informar o endereço onde o produto deverá ser entregue e a alternativa do transporte.
7 – Investir em marketing digital
Após a conclusão dos passos anteriores, a melhor estratégia para atrair clientes para o seu e-commerce é investir em marketing digital.
Desse modo, será necessário traçar um planejamento de marketing para atrair visitantes para a sua loja online.
Entre as estratégias utilizadas em campanhas de marketing digital, podemos citar:
– Criação de um blog para produção de conteúdo orgânico (marketing de conteúdo);
– Anúncios pagos no Google;
– Publicação em redes sociais;
– Aplicação de técnicas de SEO e outros.
8 – Analisar os resultados
Por fim, após o seu e-commerce estiver finalizado e ativo, é preciso acompanhar os resultados da sua loja online.
Hoje em dia, existem inúmeras ferramentas de análise que permitem obter informações importantes sobre o andamento do seu negócio virtual.
Um bom exemplo é o Google Analytics, que reúne dados, tais como:
– Número de visitantes que a sua página recebeu em um determinado período;
– Quais foram as páginas visitadas;
– A duração das visitas;
– Quantidade de cliques;
– Número de conversões.
Essas informações, comparadas com o investimento realizado e o volume de negócios, permite saber o valor do retorno sobre investimento (ROI) das ações de marketing.
Se você já tem uma loja física, ter uma loja integrada vendendo online é uma ótima chance de aumentar o alcance do seu negócio e tornar a sua empresa mais competitiva.
Mas, se você ainda não possui uma loja física, iniciar as atividades de modo virtual também pode trazer ótimos resultados, sem a necessidade de contar com uma equipe de vendas presencial.
As compras online estão aumentando cada vez mais no Brasil, portanto, ter um e-commerce é uma excelente maneira de começar um negócio que, além de promissor, não necessita de grandes investimentos.
Vender mais é o objetivo de todo empreendedor. Esperamos ter ajudado você com o passo a passo para criação de um e-commerce partindo do zero. Não perca a oportunidade de aumentar os seus lucros e tornar a sua empresa mais dinâmica e competitiva!
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