O lead é um consumidor em potencial. Um trabalho eficiente de marketing em conquistar este lead tem grande possibilidade de torná-lo um cliente.
Você sabe o que é um lead? Esse termo é super comum em estratégias de marketing, principalmente quando falamos do marketing digital. Independente do porte do seu negócio, sabemos que um dos seus objetivos é gerar vendas, não é mesmo? E o lead está no início desse caminho.
Este termo é utilizado para falar sobre oportunidade de negócio, ou seja, de um contato que deixou seus dados com interesse em algum conteúdo ou produto da sua empresa. Trata-se dos potenciais clientes da sua marca.
Continue a leitura e entenda mais sobre a importância do lead para negócios de moda.
O que são leads?
Como mencionamos acima, os leads são potenciais clientes para o seu negócio. De forma geral, são pessoas que deixaram seus dados (como nome, telefone e e-mail, entre outros) em troca de alguma recompensa no ambiente digital.
Você provavelmente já baixou algum material gratuito ou se inscreveu para um webinar de uma empresa? Se sim, sabe que dependendo do material foi preciso deixar alguns dados. E, a partir do momento em que as informações são enviadas, você se torna um lead e entra para a base de contatos da empresa.
Entende-se que ao preencher esse formulário, a pessoa demonstra interesse no seu mercado. A partir desse momento, você pode enviar mais informações sobre seu negócio ou entrar em contato para avançar na conversa com este possível cliente.
A importância dos leads para seu negócio
Um negócio, independente do ramo, precisa em especial de uma coisa para se manter em funcionamento: clientes! E quando falamos em negócios de moda, isso também se aplica. Afinal, de nada adianta produzir coleções, se não existe um público para comprá-las, não é mesmo?
Neste sentido, fica fácil entender a importância da geração de leads para o seu negócio. Portanto, reforçando: um lead é um potencial cliente que deixa seus dados e entra para a sua base de contatos.
A partir desse momento, você tem formas de contatar esse lead, principalmente por e-mail. Ou seja: tem informações sobre pessoas que podem se tornar seus consumidores.
Mas para que isso aconteça, é essencial que você tenha uma estratégia alinhada para fazer com que esses leads avancem na jornada de compra. Essa estratégia pode ser com produção de conteúdo, promoções, contatos com ofertas e apresentações sobre sua empresa. Quanto mais credibilidade sua empresa passar, maior a chance de você realizar uma venda.
Isso porque, quando falamos de leads que baixam materiais gratuitos, por exemplo, normalmente eles se encontram no topo do funil. Ou seja, ainda estão entendendo seu problema e na maioria das vezes, não estão prontos para comprar.
Mas isso significa que você tem em sua base pessoas com potencial futuro de compra, e só depende da sua estratégia para que elas avancem e se tornem clientes de fato.
Entenda a diferença entre visitante, contatos e leads
Quando falamos em leads e geração de contatos qualificados em uma estratégia de marketing, é muito comum acontecer a confusão entre visitantes, contatos e leads.
É importante diferenciar esses conceitos, pois cada um deles está em um momento diferente da jornada e representa também possibilidades diferentes para o seu negócio.
Visitante
São as pessoas que chegam até você pelos seus canais de mídia ou outras formas de contato. São as pessoas que acessam seu site ou seus perfis nas redes sociais, por exemplo.
A partir deste momento sua marca já não é mais desconhecida, mas isso não garante que o visitante está interessado em comprar.
Contato
Os contatos podem ser entendidos, assim como os visitantes, como qualquer pessoa que esteja ao alcance da empresa e que possivelmente visitaram suas redes sociais.
Entretanto, além de terem visitado, clicaram em algum botão de contato e deram início a uma conversa para saber mais sobre o produto/serviço, mas, ainda não finalizaram a compra.
Ou seja, provavelmente essa pessoa está interessada em seus produtos e serviços, mas ela está analisando outros fatores, como preço, por exemplo.
Essa é a fase que você através desse contato, mostra o por que essa pessoa deve comprar com você ao invés de seu concorrente, é onde de fato, inicia a venda e com isso, tem a possibilidade de se tornar um lead ou não.
Lead
Por fim, os leads são pessoas que demonstraram interesse em seus produtos, serviços ou materiais. E já são contatos seus que você já conseguiu vender ou não, mas que você sabe que possuem interesse no seu produto ou serviço.
Você sabe que ele é um lead em potencial, por que ele se conecta com algo relacionado a sua empresa, podendo ser um produto, mostrando afinidade em querer saber mais ou até mesmo, por exemplo, quando o lead deixa suas informações de contato em troca de um material disponibilizado em download.
Dos três termos tratados neste tópico, o que está mais próximo de se tornar um cliente é o lead. Mas, para que isso aconteça é preciso realizar sua nutrição através de conteúdos em rede social, materiais ricos, entre outros.
Qual o lead ideal para sua empresa de moda?
Os leads são oportunidades de negócios esperando que alguém os aproveite. São potenciais clientes e cada um tem um perfil diferente. Assim como os leads não são todos iguais, cada empresa também tem suas características.
O que significa que o lead ideal para uma empresa não necessariamente também é o lead ideal de outra. Mas como definir este perfil?
O primeiro passo é ter clareza sobre que tipo de cliente o seu negócio precisa e pode atender. Pense se você vende em grandes quantidades, atacado ou varejo, se entrega em todo o país ou apenas em algumas localidades.
Além disso, também é importante avaliar questões como: qual é o seu ticket médio de vendas e seu prazo de entrega dos produtos. Também, pense nos clientes que você já possui e identifique quais são as características em comum de seus melhores clientes.
Com base em todas essas informações, você consegue definir o seu perfil ideal. E a partir disso, traçar estratégias para atrair essas pessoas.
Como gerar leads e transformá-los em possíveis clientes?
A geração de leads pode ser por meio de estratégias que podem envolver o marketing, a produção de conteúdo, a mídia paga e diversas outras ferramentas.
Preparamos algumas dicas para gerar leads para o seu negócio e como transformá-los em clientes. Confira!
Atraia os visitantes certos
Antes de tudo, um lead já foi um visitante. Ou seja, aquela pessoa que acessou seu conteúdo e, em algum momento, se interessou pela sua empresa ou materiais disponíveis e deixou seus dados de contato.
Mas isso só aconteceu porque o visitante estava alinhado com o perfil esperado pela sua marca. Portanto, a primeira dica é atrair os visitantes certos para seu site e demais canais de comunicação.
Lembrando que isso acontece por meio de uma produção de conteúdo alinhada com o seu público-alvo, por exemplo.
Ofereça possibilidades de conversão
Depois de atrair o visitante certo, você precisa tornar possível que ele realize uma conversão, deixando seus dados, e se torne um lead.
Para isso, você deve contar com espaços de conversão que podem ser questionários, botões de “fale conosco, saiba mais” entre outros, nas laterais dos conteúdos de blog, banners e pop ups, por exemplo. O importante é tornar a conversão facilmente visível, para que o lead possa deixar os dados a qualquer momento.
Nutra os leads de sua base
De nada adianta gerar leads se depois que eles entram em sua base de contatos, nada acontece. Você precisa trabalhar na nutrição desses contatos.
Para isso, conte com produção de conteúdo, envie e-mails alinhados com a etapa do funil em que o lead se encontra e ajude essa pessoa na resolução de seus problemas.
Dessa forma, você faz com que o lead avance na jornada de compra e, futuramente, se torne um cliente da sua empresa.
Com essas dicas, você está pronta para captar leads para o seu negócio de moda! Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como esse.
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