Mulher de meia idade sentada me frente ao computador conferido as linhas editoriais das suas redes sociais

Linhas editoriais: aplique essa técnica em suas redes sociais

27 julho, 2022


8 min (tempo estimado de leitura)

Definir as linhas editoriais da sua comunicação é essencial para ter bons resultados. Conheça o passo a passo para isso. 

Em um mundo cada vez mais tecnológico e competitivo, costumamos usar todas as ferramentas disponíveis para nos comunicar ou para mostrar nossos serviços e produtos. Ao criar um perfil em alguma rede social, sempre há por trás um objetivo: entretenimento ou informação. 

Se a criação do perfil for comercial, é preciso criar algumas estratégias de produção de conteúdo, ou seja, pensar na linha editorial e aplicar esta técnica nas redes sociais.

Em primeiro lugar, esta linha editorial do perfil deve estar ligada diretamente aos interesses do público alvo e aos objetivos estratégicos da empresa.

A geração de conteúdo deve conectar a marca com a comunidade onde está o seu público alvo, gerando visualização e benefícios a empresa.

Saiba mais sobre como aplicar as linhas editoriais nas redes sociais da sua marca de moda.

O que é linha editorial de um perfil?

No jornal impresso, o termo linha editorial diz respeito ao manual de visão ampla com definição de temas, formatos, linguagens, fotos e até o layout que é trabalhado. Nas redes sociais, a linha editorial segue o mesmo propósito.

Seguindo estes elementos, é possível trazer toda a essência da sua empresa para sua persona, criando seu conteúdo dentro das estratégias de marketing.

Sabe aquele momento que você vê uma postagem e sabe de quem é mesmo sem ver o nome da empresa ou a logomarca? Esta é a resposta positiva de uma boa linha editorial. 

Dentro do Instagram, Facebook ou outras redes sociais, definir e seguir a linha editorial é a forma correta de despertar a atenção e criar uma marca memorável para os seus seguidores.

A importância da Linha Editorial nas redes sociais

Ao criar uma rede social que não seja pessoal ou para entretenimento, é preciso, como já mencionamos, definir o seu público alvo. Afinal, sua empresa precisa ter um público para ser foco e toda a sua comunicação deve refletir isso. Caso contrário, você vai estar atirando para todos os lados e no final não vai atingir ninguém. 

Por isso deve ter uma linha editorial alinhada, com a comunicação coerente, de acordo com a sua persona. A linguagem usada deve refletir as ideias que você deseja transmitir ao seu público. A consequência disso é a organização com foco nas suas metas e objetivos.

Ao estabelecer uma comunicação estratégica baseada no seu público alvo, seus resultados serão mais eficientes. Os conteúdos deixam de ser mais genéricos e passam a ser mais específicos. Tudo isso de acordo com seu foco de trabalho e também com as necessidades do seu público-alvo.

Menina loura conferindo as suas redes sociais sem pensar em linhas editoriais

Como criar linhas editoriais nas redes sociais

Para criar uma linha editorial para suas redes sociais, não existe nenhuma fórmula mágica. O plano de ação depende do segmento e das especificidades de cada negócio.

Mas existem alguns pontos que são considerados fundamentais e não devem ser deixados de lado ao fazer o planejamento editorial das suas publicações. Veja alguns:

Defina os objetivos do marketing

O objetivo geral da produção de conteúdo, seja em forma de vídeos, imagens ou conteúdo para a as redes sociais, é posicionar a marca no mercado e atrair a atenção do público alvo, previamente determinado.

Mas dentro destes objetivos, é preciso traçar as metas e responder algumas perguntas, como: O que você espera obter na prática, ao fazer um post em uma rede social? Obter mais tráfego para o site ou blog da empresa? Incrementar as vendas de seu e-commerce?

Existem outras metas atingíveis ainda através da aplicação da linha editorial das suas redes sociais. Entre elas a geração de leads e ampliação da visibilidade da marca. Independentemente do que você deseja, esse é o primeiro passo para montar sua linha editorial.

Defina os temas

Uma das etapas principais da estratégia de linhas editoriais é definir quais são os assuntos que serão tratados na produção de conteúdo. Existem alguns assuntos bem específicos, como datas comemorativas, ou ainda algumas ofertas da marca. 

Mas sua comunicação não deve ser baseada apenas nisso. Você pode trazer, por exemplo, exemplos de uso dos produtos, detalhes sobre seu processo de produção, dicas, e muitas outras coisas. Essa é uma maneira de informar e manter o engajamento do seu perfil.

Mulher de meia idade na frente do notebook fazendo marketing nas redes sociais dentro das linhas editoriais

Estabeleça um calendário editorial

Considerando os objetivos definidos e assuntos a serem abordados, é hora de criar um calendário editorial. Ou seja, definir em que dias e horários as postagens serão feitas, e seguir esta definição.

Na hora de definir seu calendário editorial, sempre considere as suas possibilidades. Você tem tempo para produzir um post por dia, com qualidade? Ou é melhor optar por postar 3 vezes na semana? 

Esta organização é bem importante para publicar com regularidade os conteúdos. Afinal, de nada adianta postar uma sequência diária em uma semana e passar 15 dias sem nenhuma novidade nas redes sociais.

Avalie as métricas e resultados

A avaliação é parte fundamental de um planejamento de linhas editoriais. Afinal, após botar tudo em prática é preciso saber o que vem dando resultados. 

Existem algumas possibilidades de avaliar como está a eficácia da sua estratégia de conteúdo nas redes sociais. Entre as métricas principais estão:

  • Engajamento: Essa métrica contabiliza as curtidas, comentários e compartilhamentos dos usuários diante da publicação;
  • Alcance: É possível contabilizar quantas pessoas visualizaram o que você postou. Independente se o alcance foi de forma orgânica ou paga;
  • Taxa de conversão: Essa métrica identifica quantas pessoas realizaram uma conversão no site da marca, baixando um material rico ou solicitando um orçamento, por exemplo;
  • Número de compras: Lojas online podem medir o percentual de usuários que finalizaram as compras através do site ou efetuaram compras a partir de posts das redes sociais.

Acompanhe e faça os ajustes necessários

As suas linhas editoriais não precisam ser estáticas. Com base nos resultados observados é possível fazer ajustes de acordo com a necessidade, ou de acordo com os dias e horários de maior fluxo de visualização e interação. 

Outro ponto que pode mudar é o foco dos conteúdos. Tudo vai depender do retorno do público com relação às suas publicações.  

Definir as linhas editoriais da comunicação da sua marca é essencial para atingir o público certo, da forma certa. Esse é um processo constante e que deve acompanhar as mudanças nos objetivos da empresa, por exemplo. 

E lembre-se: mais importante do que a quantidade é a qualidade dos materiais. Inicie com uma quantidade de posts que você consiga produzir sem problemas.

E, aos poucos, você pode aumentar essa frequência. Mas lembre-se sempre que a constância é uma das coisas mais importantes para se ter sucesso nas redes sociais. 

 

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