Coleção cápsula: como criar utilizando este conceito

28 outubro, 2020


5 min (tempo estimado de leitura)

A coleção cápsula está cada vez mais presentes na indústria da moda – em especial no universo de lingeries. O conceito mostra novos formatos de lucratividade para as empresas do ramo e ainda induz o consumidor a uma maior predisposição à compra. Continue a leitura e descubra o passo a passo para criar suas próprias cápsulas!

O mundo da moda tem se reinventado rapidamente. Tendências, novos modelos, criações diferenciadas, tudo nascido de mudanças de mercado baseadas no gosto cada vez mais apurado dos consumidores e exigindo das empresas adaptar-se de maneira ágil. E não é à toa que diversas empresas têm lucrado (e muito) investindo na criação da coleção cápsula.

Por isso, vamos mostrar para você o que são estas coleções, para que elas servem e como são feitas, tudo isso no intuito de ajudar você a surpreender seus clientes e ter maior lucratividade.

Mas afinal, o que significa coleção cápsula?

É provável que você já tenha comprado algo de uma destas coleções mas nunca tenha se dado conta. A criação em cápsula nada mais é do que uma “mini coleção”, ou melhor, uma coleção momentânea. Ela não faz e não possui ligação com a coleção principal e poder transitar livremente dentro do universo da marca. 

Alguns exemplos são as coleções criadas para ocasiões especiais, como datas comemorativas, personagens, parcerias com estilistas e celebridades, entre outras. Essa “mini coleção” pode ter peças lançadas que não estão dentro da estação da moda, por exemplo.

Por que criar esse tipo de coleção?

O principal objetivo de criar as cápsulas são as vendas. Quando você cria coleções pequenas, o custo é bem menor do que criar uma coleção principal inteira. Outra facilidade, é você pode fazer parcerias, logo, você divide os custos e beneficia ambos os lados.

Mais um ponto importante no lançamento desse tipo de coleção, é que automaticamente cria-se um senso de urgência para compra. Isso acontece porque uma data comemorativa, por exemplo, acontece apenas uma vez ao ano. Dia das mães, dia dos namorados, entre outras datas, acontecem só naquele período específico, e porque não criar algo diferenciado para esta época?!

Com certeza, o volume de vendas vai aumentar! E aqui não estamos falando apenas de datas comemorativas, mas lançamentos em geral. Oferecer produtos exclusivos por um tempo limitado, sempre são boas apostas para ganhar um valor extra. Pense nisso!

Como criar uma coleção cápsula?

Antes de tudo, conheça o seu público. Sempre tem aquelas pessoas que gostam das peças diferenciadas, que buscam o novo. Atraia esse tipo de pessoa para suas cápsulas.

Depois, pesquise um tema, data comemorativa ou uma característica específica de uma tendência. Concentre-se nela para criar e desenvolver sua coleção. Esse é outro ponto positivo para o seu negócio: dentro das cápsulas você pode criar livremente, pois as peças não precisam seguir o padrão definido pela coleção principal. Aproveite e não limite sua criatividade, busque inspiração nas mais variadas fontes.

coleção cápsula

Com os modelos definidos, escolha tecidos e aviamentos de qualidade. Eles trarão maior destaque na sua criação, deixarão as peças muito mais bonitas e sofisticadas. A Zanotti, por exemplo, é uma empresa de referência no ramo de fitas elásticas e com certeza vai abrilhantar o resultado final das suas peças.

O próximo passo é confeccionar as peças e pensar nas embalagens e etiquetas dos produtos. Como as cápsulas são mini coleções, faça algo diferenciado e especial, que referencie o tema da coleção, mas que não deixe de se identificar com a sua marca.

Por fim, mas não menos importante, chegou a hora de se preparar para a divulgação da coleção. Busque formas atrativas de apresentar as peças e o conceito por trás da sua inspiração para esta coleção. Foque no ponto de lançamento e exclusividade para despertar o interesse do público.

Agora que você já sabe como criar coleções cápsulas, que tal se inspirar nas dicas do nosso Vídeo Book? Nele você vai encontrar muita inspiração, cinco coleções cápsulas exclusivas da Zanotti, moldes e moodboards. Acesse gratuitamente agora mesmo!

coleção cápsula

Você também pode gostar de ler:

 

 


Deixe um comentário