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Como criar uma cartela de cores de sucesso

17 maio, 2018


3 min (tempo estimado de leitura)

A cor naturalmente exerce uma atração psicológica no ser humano. E na moda não é diferente. Estilistas definem uma cartela de cores para cada coleção ou temporada ao longo do ano pensando nas tendências e influências do público-alvo das suas roupas.

Portanto, as cores não podem ser definidas sem um estudo prévio. Quando se trata de criar uma cartela de cores, a dica é investir em pesquisa de mercado para entender o seu público e também as tendências, para saber quais as apostas das grandes marcas e de especialistas em moda, como o portal WGSN, por exemplo.

Além disso, conte com a sua intuição, com as particularidades do seu público e consumidores, com a personalidade da marca e o tema predominante na coleção.

Como criar uma cartela de cores

Geralmente se trabalha com oito cores, sendo quatro tons frios e quatro quentes. As cores preto e branco sempre podem ser acrescentadas na paleta, principalmente quando estamos falando de moda íntima.

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O número de cores também não é uma regra fixa, depende da proposta do estilista ou da sua coleção. A única e maior preocupação é para que o resultado traga combinações agradáveis.

Uma cartela de cores precisa de tons de acento e sutis. Os tons de acento são geralmente trabalhados em detalhes como estampas, recortes, aviamentos ou produtos especiais da coleção. Já os tons sutis são trabalhados em itens básicos.

Usar diferentes texturas e tecidos ao montar a cartela de cor também ajuda a compreender as cores que você escolheu para a coleção existir. É importante que o processo seja tátil, para melhor análise.

Assim que a escolha das cores estiver finalizada, sugere-se imprimi-la em uma cartela com fundo branco e formato retangular, triangular ou elíptico, pois permitem melhor visualização na sua produção.

As cores devem ficam afastadas umas das outras de 1 a 2 cm, e devem ser impressas em superfícies de pouco brilho, já que a iluminação também interfere na visualização das cores.

Onde buscar inspiração

Como as cores da sua coleção são uma forma de se comunicar com o público e passar uma mensagem, ninguém melhor do que você para escolher como quer ser interpretado pelas pessoas.

Vale acompanhar exposições, lançamentos do cinema, clipes de música, projetos de fotografia, desfiles de moda, workshops, enfim, até mesmo acompanhar blog e notícias de moda.

Falando nisso, temos uma matéria bem legal sobre a cartela de cores das quatro macrotendências do próximo verão apresentadas no nosso Trendbook de Verão 2018/19 para você inspirar suas clientes em todos os momentos. Aproveite!


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