Você sabia que para conquistar qualidade e garantir conforto na produção de lingeries e roupas em geral, é essencial a identificação do lado avesso e direito da fita elástica?
Pode parecer um detalhe insignificante, mas costurar o elástico usando o lado correto é um fator importante para garantir peças confortáveis, duráveis e com estética mais bonita.
Existem elásticos para diversas finalidades. Inclusive, aqui na Zanotti, trabalhamos com inúmeros setores, como calçadista, hospitalar e até automotivo, além do universo da moda e do artesanato. Mas para a moda, onde os elásticos não ficam embutidos, os lados avesso e direito da fita elástica fazem toda a diferença.
Porém, na hora de confeccionar peças onde a fita elástica fica visível, identificar o lado direito e avesso pode se tornar um verdadeiro desafio, principalmente quando o material é feito por fio tinto. Quando o material é estampado, se torna mais fácil reconhecer os lados, já que um lado terá a estampa mais viva e o outro terá aspecto mais desbotado.
Geralmente, o lado direito costuma ter mais brilho, textura mais lisa e cores mais intensas. O avesso, por sua vez, possui toque mais aveludado, cor mais opaca, e textura mais evidente.
Mas, como esse padrão nem sempre é seguido, vamos ajudar você a entender como diferenciar o lado avesso e direito de algumas fitas elásticas da Zanotti. Aqui vão algumas dicas essenciais:
Com amplas aplicações, o Himalaio pode ser utilizado em lingeries, moda fitness e roupas em geral dando um toque diferenciado a peça.
Lado direito: Possui textura mais lisa, a estrutura parece formar linhas.
Lado avesso: Possui toque aveludado, nota-se a presença de um relevo na estrutura para deixar com aspecto mais fofo.
É um bico utilizado no acabamento e com ótima aplicação para a moda infantil.
Lado direito: A estrutura é totalmente lisa.
Lado avesso: Na extremidade do elástico há um relevo onde o bico foi incorporado a estrutura. Ao passar o dedo, dá para sentir ondulações com aspecto de arremate.
O debrum Flamboyant é usado como acabamento entre costuras e serve como reforço da costura.
Lado direito: No caso do debrum, o lado direito, que deverá ficar para o lado de fora da costura, é o lado com o toque mais aveludado e macio, já que vai ficar em contato com a pele.
Lado avesso: Possui toque um pouco menos aveludado em relação ao lado direito. Em sua estrutura, possui linhas que formam pequenos quadradinhos.
Esse bico é utilizado em acabamentos para dar um toque especial à peça.
Lado direito: A estrutura é mais lisa e a cor é mais acetinada.
Lado avesso: Possui toque macio e relevo aveludado em sua estrutura. A cor também é mais opaca.
Quer mais dicas para confecção de moda praia, moda infantil, moda íntima ou moda fitness? Clique e acesse os outros conteúdos do nosso blog. Se você quiser conhecer as nossas outras fitas elásticas e suas aplicações, veja aqui.
Deixe um comentário