Tradicional nos Estados Unidos, o Brasil adotou oficialmente a Black Friday como estratégia de vendas de forma gradual. O costume americano de realizar grandes saldões na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças gera um movimento financeiro expressivo – R$2,1 bilhões de reais foram movimentados na data em 2017. Hoje, lojas com ponto físico, virtuais e até mesmo o setor de serviços estão aderindo ao recurso para aumentar as vendas e diminuir o estoque.
Adotar a Black Friday requer alguns cuidados e o desenvolvimento de um plano eficaz. É ele que vai direcionar ações como a divulgação da promoção, o tamanho dos descontos e como alcançar o maior número de consumidores. Neste pequeno guia, apontamos qual o passo a passo para participar da promoção ampliar seus lucros sem errar.
Selecione os produtos e serviços
O primeiro passo é definir quais produtos entrarão na seleção de ofertas. Faça uma avaliação do seu catálogo para saber quais possuem maior margem para descontos e os que estão parados no estoque. As “iscas” não podem ser esquecidas: são as mercadorias com baixo custo e grande procura, consideradas com grande potencial de atração.
Divulgue com antecedência
Planejar a divulgação é a segunda etapa do processo. De nada irá adiantar oferecer excelentes descontos em produtos ou serviços se a informação não chegar ao público. A publicidade da Black Friday pode envolver postagens nas redes sociais, o disparo de e-mails marketing, spots em rádio e TV, além da distribuição de folders e flyers e, no caso das lojas físicas, anúncios no próprio local. Para convencer o cliente, o material pode focar no estoque restrito e no limite de tempo da promoção, de apenas um dia.
Procure por parceiros
Investigue junto a seus fornecedores a possibilidade de obter maiores descontos e manter a sua margem de lucro. Você e eles ganham com a parceria. Com isso, você pode oferecer aos seus clientes ofertas muito mais atrativas.
Evite transtornos
É comum que alguns contratempos ocorram por conta do aumento do número de transações comerciais nesse período, como atrasos, ofertas enganosas, sites fora do ar e política de trocas obscuras. Como isso pode afetar diretamente a sua marca, não se esqueça:
– Primeiramente, verifique a viabilidade de adotar a promoção, considerando a capacidade do seu comércio em atender o aumento de público.
– Em caso de loja virtual, garanta com seu parceiro tecnológico condições para que a página permaneça online mesmo se houver picos de acesso.
– Não engane o consumidor com descontos inexistentes, transformando o evento em uma fraude.
Deixe claro qual é a política de trocas da sua empresa e obedeça às regras do comércio eletrônico de devolução por arrependimento em até 7 dias.
Há empresas que adotam também a Black Week, oferecendo uma semana inteira de descontos. Além de aumentar os lucros, a Black Week e a Black Friday também podem aumentar a sua carteira de clientes, potencializado as oportunidades de negócios. Seja qual for a sua tática, procure priorizar produtos mais sazonais para limpar o estoque. Para te ajudar nesta tarefa, confira nossas dicas de organização e controle do estoque.
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