Elásticos e fitas: saiba como manter a qualidade e aumentar a durabilidade dos seus produtos!

Elásticos e fitas: saiba como manter a qualidade e aumentar a durabilidade dos seus produtos!

9 junho, 2020


5 min (tempo estimado de leitura)

Optar por produtos de qualidade é o primeiro passo para garantir que eles tenham mais tempo de vida útil, porém, é necessário tomar alguns cuidados para que o ciclo de vida de elásticos e fitas seja ainda mais longo! Confira o post e saiba mais!

Por mais qualidade que um produto tenha, a falta de cuidados de qualquer tipo pode fazer com que ele tenha pouca durabilidade. Isso não é diferente no caso de elásticos e fitas de cetim, pois com eles também é necessário ter algumas precauções, que vão desde a escolha certa das fibras, até a maneira de armazenar e transportar os materiais.

Acompanhe o post e confira alguns cuidados que precisam ser adotados para manter a qualidade e aumentar a durabilidade de elásticos e fitas de cetim!

Quais cuidados são necessários para preservar elásticos e fitas de cetim?

Uma boa parte dos elásticos e fitas de cetim pode sofrer danos durante o período em que ficam guardados em estoque. No entanto, existem alguns cuidados com o armazenamento que são fundamentais para evitar prejuízos com esses tipos de produtos, como, por exemplo, evitar o calor excessivo, a luz direta intensa e também controlar a umidade relativa do ar, com o uso de desumidificadores.

O excesso de umidade propicia a proliferação de fungos que criam mofo e podem causar uma série de danos em elásticos e fitas de cetim. O principal motivo para isso é que os microrganismos se alimentam das fibras e causam alterações na sua aparência, deformando, modificando suas cores e até mesmo causando manchas. 

Veja os cuidados necessários para aumentar a durabilidade das suas lingeries

Lingeries são peças delicadas que funcionam como se fossem uma segunda pele. Aprenda os cuidados necessários na hora de lavar e guardar as peças, para que elas continuem como novas por muito mais tempo:

Evite a máquina de lavar

As calcinhas e sutiãs não devem ser lavados à máquina, especialmente se as peças tiverem detalhes como babados e rendas ou se forem coloridas ou feitas de tecidos sintéticos. 

Para que elas se mantenham bonitas e bem conservadas, o ideal é lavá-las à mão com sabão neutro ou de coco, ou ainda com produtos específicos para roupas delicadas.

Produtos como água sanitária, cloro ou alvejante devem ficar bem longe das suas lingeries! Já o sabão em pó e o amaciante, embora possam ser usados, devem ser evitados, pois possuem corantes e perfumes que podem causar irritações na pele.

Outros cuidados importantes:

– Separe as peças antes de lavar – roupas brancas e claras de um lado e as coloridas de outro;

– Não deixe as lingeries de molho, especialmente se elas forem de cores fortes, para evitar manchas;

– Depois das peças lavadas, esprema rapidamente para retirar o excesso de água e coloque para secar, evitando a incidência direta do sol sobre elas;

–  Só retire as peças do varal depois que estiverem bem secas e nunca guarde as lingeries enquanto estiverem úmidas;

–  As calcinhas até podem ser lavadas no banho, desde que a água não esteja muito quente, pois o calor danifica os elásticos e as fibras dos tecidos;

– Nunca deixe as calcinhas secando no banheiro, pois isso provoca a proliferação de fungos;

– Da mesma forma, sutiãs, corpetes e tops precisam ser lavados com delicadeza, utilizando bastante água e sabão para que todos os resíduos de transpiração sejam removidos;

– Nunca estique demais as peças no varal, para evitar que elas se desgastem, e evite a exposição prolongada das lingeries à luz solar;

– Calcinhas de algodão podem ser passadas a ferro, mas é importante evitar que o calor atinja os elásticos. Já peças de lycra, bordadas ou de renda não devem ser passada jamais;

– Ao guardar os sutiãs com bojo, coloque-os na gaveta abertos e enfileirados.

Zanotti: referência mundial na fabricação de elásticos

Há quase quatro décadas atuando no mercado têxtil, a Zanotti hoje é uma empresa referência em fitas elásticas na América do Sul e América do Norte e uma das maiores fabricantes de elástico do mundo. Diariamente, são produzidos cerca de 11 milhões de metros de fitas!

Os produtos que a Zanotti desenvolve e fabrica atendem diversos segmentos e acompanham nossa vida de diversas maneiras – desde a fita elástica aplicada em meias, cuecas, lingeries, uniformes, trajes de banho, roupas fitness ou em outras peças do vestuário que usamos no dia a dia, até produtos hospitalares e das indústrias calçadista e automobilística.

Gostou deste conteúdo? No nosso blog tem vários outros assuntos interessantes sobre moda, tendências e novidades do mercado têxtil. Aproveite que está aqui e confira!


Deixe um comentário