Entender e aplicar indicadores de produtividade na indústria de confecção é imprescindível para que as vendas aconteçam. Listamos neste conteúdo quais são os mais importantes, confira!
Crescer. Na maioria das empresas esse é o maior e principal objetivo. Mas como fazer isso? Enquanto muitas empresas olham apenas para o produto ou o serviço em si, a parte mais importante de todo o processo é deixada para trás: os colaboradores.
Contar com colaboradores alinhados com a missão, visão e valores da empresa, é crucial para que o objetivo final seja alcançado em determinado período de tempo. Elevar a eficiência dos processos produtivos, levando em consideração os indicadores de desempenho, é fundamental.
Por este motivo, apresentamos abaixo o que são os principais indicadores de produtividade/performance (conhecidos também como KPI’s) e como analisá-los dentro de uma indústria de confecção. Confira!
O que são os indicadores de produtividade
Como o próprio nome sugere, os indicadores de produtividade são métricas que dimensionam os resultados durante os processos produtivos. Por exemplo, eles ajudam a mensurar quanto foi produzido, em quanto tempo, a que custo e com qual nível de qualidade.
Com base nisso, tenha em mente que esses indicadores podem ser aplicados para verificar o desempenho diário de um colaborador ou de um setor em específico, por exemplo. Sendo assim, essas informações são cruciais para melhorar o processo de produção de uma empresa, e por fim, melhorar o desempenho geral do negócio.
Portanto, os indicadores de produtividade auxiliam na medição da eficácia produtiva (tempo x produção = qualidade), no planejamento estratégico, bem como na tomada de decisão, na identificação de gargalos, ineficiências e desperdícios.
Quais os indicadores de produtividade mais utilizados em indústrias de confecção?
Atualmente existem diversos indicadores de produtividade que podem ser aplicados para uma boa gestão e controle de resultados obtidos. Listamos abaixo 9 itens que podem ser avaliados nas indústrias de confecção e que poderão melhorar a sua gestão como um todo.
1- Número de produtos produzidos
Nesse índice, são avaliadas a quantidade de produtos produzidos em um determinado período de tempo. Esta avaliação pode ser feita com base na produção por indivíduo, por setor ou até mesmo por turno.
2- Produtividade homem/hora
Para mensurar a capacidade produtiva homem/hora, foque na avaliação da produção de um funcionário em específico durante um período de tempo (como uma hora). Caso a sua empresa possua algum processo automatizado, seu foco de avaliação deve ser redirecionado para os funcionários que estão controlando o maquinário.
3- Tempo de manutenção ou setup
Os índices de tempo de manutenção são primordiais, pois eles indicam o período de inatividade (tanto homem quanto máquina). Ainda, é possível verificar a média de tempo para reparo ou setup de determinado equipamento e o tempo médio decorrido entre as falhas.
Ter esses dados em mãos, auxilia na metrificação de como estão os equipamentos atuais, bem como a quantidade de vezes em que há períodos de parada/falhas. Além disso, esse dado é importante para poder calcular quanto a empresa deixou de produzir e, consequentemente, de lucrar.
4- Horas trabalhadas na produção
Esse índice mostra qual é (ou deveria ser) o tempo em horas ideal trabalhadas na produção, para atender a demanda de confecção existente na empresa. Se, por exemplo, um processo está levando mais horas para ser finalizado, por exemplo, ele precisa ser revisto. O mesmo acontece ao contrário, se foi estimado um período para o processo e ele leva menos tempo.
5- Nível de utilização da capacidade instalada
Para avaliar este item, pode-se usar tanto o lado humano/pessoal, quanto o lado maquinário. Avalia-se aqui se a capacidade máxima de produção está sendo explorada ou não.
Ou seja, se a capacidade máxima de produção for 5 mil peças de vestuário por dia, e a empresa produz 4 mil, uma parte da capacidade está ociosa. Esse levantamento propõe melhorias tanto de processos quanto da própria capacidade produtiva humana também.
6- Número de lotes rejeitados
Outro indicador de produtividade, são os números de lotes rejeitados. Eles são indispensáveis para saber como está a qualidade do seu produto. Se há muitas peças que retornam com falhas, por exemplo, é preciso dar um passo atrás e rever o processo produtivo.
7- Custo total de produção + margem de lucro
Saber qual é o custo total de produção auxilia e muito na contabilização dos lucros. Neste item precisam ser considerados todos os custos obtidos durante a produção das peças de vestuário.
Por exemplo, horas/homem, horas/máquinas, limpeza, matéria prima, água, energia elétrica, setores envolvidos (incluindo o administrativo e vendas), entre outros.
8- Giro de estoque
Produzir conforme a demanda, é o ideal. No entanto, trabalhar com folgas ou possíveis emergências se torna indispensável também. É por isso que o índice de giro de estoque deve ser contabilizado da maneira correta, para que não se tenha estoque demais (ocasionando dinheiro parado) ou estoque zerado (podendo deixar de vender).
9- Índice de rotatividade
O índice de rotatividade impacta diretamente nos indicadores de qualidade do produto. Se há altas taxas de turnover ou rotatividade de pessoas, é extremamente difícil manter a qualidade do produto.
Portanto, fiscalizar esse índice é entender o grau de satisfação do colaborador para com a empresa, e realizar melhorias produtivas para que o índice de satisfação seja sempre maior.
Por que a indústria de confecção deve aplicar indicadores de produtividade?
Após o conteúdo que lhe apresentamos, esperamos que você tenha entendido a importância dos indicadores de produtividade. Todos esses KPI’s são indispensáveis para garantir a qualidade do produto e consequentemente, a sua aceitação no mercado.
Note que estamos vivendo em uma era em que a concorrência é enorme, assim como os consumidores também estão mais exigentes. É por isso que, adotar esses e outros indicadores irão auxiliar na gestão de controles internos, bem como nos parâmetros de melhoria do processo produtivo.
Todos esses passos e indicadores, levam a sua empresa a dar o próximo passo, que é um dos itens mais importantes para a sobrevivência de uma empresa: as vendas! Sem qualidade de produto ou de produção, a venda fica muito difícil, assim como os índices de reclamações tendem a subir.
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