Uma executiva sentada na frente de um notebook com um gráfico na mesa e outro na mão, mostrando indicadores de produtividade.

Indicadores de produtividade na indústria de confecção: o que é, quais são e sua importância

15 abril, 2021


7 min (tempo estimado de leitura)

Entender e aplicar indicadores de produtividade na indústria de confecção é imprescindível para que as vendas aconteçam. Listamos neste conteúdo quais são os mais importantes, confira!

Crescer. Na maioria das empresas esse é o maior e principal objetivo. Mas como fazer isso? Enquanto muitas empresas olham apenas para o produto ou o serviço em si, a parte mais importante de todo o processo é deixada para trás: os colaboradores. 

Contar com colaboradores alinhados com a missão, visão e valores da empresa, é crucial para que o objetivo final seja alcançado em determinado período de tempo. Elevar a eficiência dos processos produtivos, levando em consideração os indicadores de desempenho, é fundamental. 

Por este motivo, apresentamos abaixo o que são os principais indicadores de produtividade/performance (conhecidos também como KPI’s) e como analisá-los dentro de uma indústria de confecção. Confira!

O que são os indicadores de produtividade

Como o próprio nome sugere, os indicadores de produtividade são métricas que dimensionam os resultados durante os processos produtivos. Por exemplo, eles ajudam a mensurar quanto foi produzido, em quanto tempo, a que custo e com qual nível de qualidade.

Com base nisso, tenha em mente que esses indicadores podem ser aplicados para verificar o desempenho diário de um colaborador ou de um setor em específico, por exemplo. Sendo assim, essas informações são cruciais para melhorar o processo de produção de uma empresa, e por fim, melhorar o desempenho geral do negócio.

Portanto, os indicadores de produtividade auxiliam na medição da eficácia produtiva (tempo x produção = qualidade), no planejamento estratégico, bem como na tomada de decisão, na identificação de gargalos, ineficiências e desperdícios.

Notebook mostrando indicadores de produtividade na tela, com uma agenda de anotações ao lado.

Quais os indicadores de produtividade mais utilizados em indústrias de confecção?

Atualmente existem diversos indicadores de produtividade que podem ser aplicados para uma boa gestão e controle de resultados obtidos. Listamos abaixo 9 itens que podem ser avaliados nas indústrias de confecção e que poderão melhorar a sua gestão como um todo.

1- Número de produtos produzidos

Nesse índice, são avaliadas a quantidade de produtos produzidos em um determinado período de tempo. Esta avaliação pode ser feita com base na produção por indivíduo, por setor ou até mesmo por turno.

2- Produtividade homem/hora

Para mensurar a capacidade produtiva homem/hora, foque na avaliação da produção de um funcionário em específico durante um período de tempo (como uma hora). Caso a sua empresa possua algum processo automatizado, seu foco de avaliação deve ser redirecionado para os funcionários que estão controlando o maquinário.

3- Tempo de manutenção ou setup

Os índices de tempo de manutenção são primordiais, pois eles indicam o período de inatividade (tanto homem quanto máquina). Ainda, é possível verificar a média de tempo para reparo ou setup de determinado equipamento e o tempo médio decorrido entre as falhas. 

Ter esses dados em mãos, auxilia na metrificação de como estão os equipamentos atuais, bem como a quantidade de vezes em que há períodos de parada/falhas. Além disso, esse dado é importante para poder calcular quanto a empresa deixou de produzir e, consequentemente, de lucrar.

4- Horas trabalhadas na produção

Esse índice mostra qual é (ou deveria ser) o tempo em horas ideal trabalhadas na produção, para atender a demanda de confecção existente na empresa. Se, por exemplo, um processo está levando mais horas para ser finalizado, por exemplo, ele precisa ser revisto. O mesmo acontece ao contrário, se foi estimado um período para o processo e ele leva menos tempo.

5- Nível de utilização da capacidade instalada

Para avaliar este item, pode-se usar tanto o lado humano/pessoal, quanto o lado maquinário. Avalia-se aqui se a capacidade máxima de produção está sendo explorada ou não. 

Ou seja, se a capacidade máxima de produção for 5 mil peças de vestuário por dia, e a empresa produz 4 mil, uma parte da capacidade está ociosa. Esse levantamento propõe melhorias tanto de processos quanto da própria capacidade produtiva humana também. 

6- Número de lotes rejeitados

Outro indicador de produtividade, são os números de lotes rejeitados. Eles são indispensáveis para saber como está a qualidade do seu produto. Se há muitas peças que retornam com falhas, por exemplo, é preciso dar um passo atrás e rever o processo produtivo.

7- Custo total de produção + margem de lucro

Saber qual é o custo total de produção auxilia e muito na contabilização dos lucros. Neste item precisam ser considerados todos os custos obtidos durante a produção das peças de vestuário.

Por exemplo, horas/homem, horas/máquinas, limpeza, matéria prima, água, energia elétrica, setores envolvidos (incluindo o administrativo e vendas), entre outros.

8- Giro de estoque

Produzir conforme a demanda, é o ideal. No entanto, trabalhar com folgas ou possíveis emergências se torna indispensável também. É por isso que o índice de giro de estoque deve ser contabilizado da maneira correta, para que não se tenha estoque demais (ocasionando dinheiro parado) ou estoque zerado (podendo deixar de vender).

9- Índice de rotatividade

O índice de rotatividade impacta diretamente nos indicadores de qualidade do produto. Se há altas taxas de turnover ou rotatividade de pessoas, é extremamente difícil manter a qualidade do produto. 

Portanto, fiscalizar esse índice é entender o grau de satisfação do colaborador para com a empresa, e realizar melhorias produtivas para que o índice de satisfação seja sempre maior.

Por que a indústria de confecção deve aplicar indicadores de produtividade?

Após o conteúdo que lhe apresentamos, esperamos que você tenha entendido a importância dos indicadores de produtividade. Todos esses KPI’s são indispensáveis para garantir a qualidade do produto e consequentemente, a sua aceitação no mercado. 

Note que estamos vivendo em uma era em que a concorrência é enorme, assim como os consumidores também estão mais exigentes. É por isso que, adotar esses e outros indicadores irão auxiliar na gestão de controles internos, bem como nos parâmetros de melhoria do processo produtivo.

Pessoas comemorando os indicadores de produtividade com um computador repleto de dados.

Todos esses passos e indicadores, levam a sua empresa a dar o próximo passo, que é um dos itens mais importantes para a sobrevivência de uma empresa: as vendas! Sem qualidade de produto ou de produção, a venda fica muito difícil, assim como os índices de reclamações tendem a subir. 

Para te ajudar no novo formato de venda ao consumidor, leia o eBook “Venda consultiva para o consumidor têxtil” e tenha em mãos estratégias de venda mais alinhadas e com propósito.


Deixe um comentário