Explorar novas experiências, essa é a maior premissa da inovação digital no mundo da moda. Separamos as 8 tendências que estão em alta, confira!
Diante da pandemia do COVID19, atrelada à mudança de comportamento do consumidor, muitas empresas se viram “obrigadas” a se adaptarem às novas necessidades tecnológicas. A inovação digital no mundo da moda, que antes era algo muito “distante”, veio à tona e, pelo que tudo indica, permanecerá em alta.
É por isso que, neste conteúdo, vamos trazer o impacto das mudanças de comportamento do consumidor, bem como as tecnologias que surgiram a partir delas. Continue a leitura e veja o que está mudando na indústria e moldando cenários inovadores e diferenciados!
As mudanças de comportamento de consumo x inovação digital no mundo da moda
Durante o tempo de isolamento, é notório o quanto e-commerces e as vendas online estiveram em ascensão. E não é para menos, a segurança e o conforto de permanecer em casa mudou drasticamente o comportamento de compra.
Para alinhar e melhorar a experiência de compra do usuário, muitas mudanças aconteceram, inclusive, para melhor. Listamos as principais e mais impactantes abaixo, confira.
1 – Assistente virtual de compras
A Inteligência Artificial já era utilizada nos e-commerces, mas não tão focada no mundo da moda. Atualmente, as assistentes virtuais de compras guiam o consumidor virtualmente 24 horas por dia, além de estreitar o relacionamento com clientes e melhorar a experiência do cliente.
2- Compras com realidade aumentada
Outra novidade no mundo da moda na era digital é a possibilidade da compra com realidade aumentada. Com a pandemia do coronavírus, muitas empresas trocaram o seu modelo de negócio – de físico para digital. Além disso, das novas empresas que estão abrindo suas portas, muitas já aderem ao formato digital no início de suas atividades.
De acordo com essa nova realidade, surgiu o modelo de e-commerce 3D. Agora é possível encontrar produtos através de reconhecimento de imagem e adquirir produtos com as medidas ideais ao submeter fotos de corpo inteiro.
3 – Loja virtual 360º é uma inovação digital no mundo da moda
Criar experiências positivas para os clientes é indispensável, inclusive de modo online. Desta forma, uma inovação digital no mundo da moda muito presente nos dias atuais, é a criação de um ambiente 360º, onde o cliente se sente dentro da loja.
Essa tecnologia tende a ser um dos grandes destaques de moda na era digital.
4- Showroom virtual
Outra ferramenta muito utilizada é o showroom virtual. Mais voltada para o atacado, ela permite que os compradores não entrem em contato físico com as coleções, mas ainda assim conheçam os produtos de uma forma muito interativa e rápida.
Ou seja, ela facilita a visualização e a comunicação de maneira online, agilizando também as compras.
5- Cadeia de suprimentos autônoma
Analisar e antecipar tendências é o que a maioria das empresas do mundo fashion desejam. E esta é uma das inovações digitais presentes na moda! Na cadeia de suprimentos autônoma, através de inteligência artificial, é possível obter insights valiosos para o processo de produção de acordo com dados de comportamento do consumidor, dentre várias outras possibilidades.
6 – Atendimento conectado é uma inovação digital no mundo da moda
Atender as necessidades dos consumidores em qualquer lugar e a qualquer momento, tornou-se algo indispensável. Redes sociais, lives, comandos de voz, ferramentas com tradução universal em tempo real, por exemplo, são algumas estratégias que vêm agregando valor aos atendimentos.
7 – As super modelos digitais
As modelos digitais em 3D são um dos grandes destaques das inovações digitais no mundo da moda, sem dúvida. Elas são modelos criadas a partir de dados virtuais, porém são extremamente realistas a ponto de causar dúvidas sobre sua origem.
Elas estão ajudando muitas empresas a comporem seus portfólios, assim como na representação de marca. Isso porque, muitas delas, já vêm se tornando fenômenos e até mesmo influencers do mundo fashion.
8- A moda e o universo Gamer
A moda na era digital é algo inevitável, principalmente para empresas que não hesitam em inovar e estar presentes nos mais diversos tipos de ambientes. O modo como as empresas de moda podem se inserir nesses meios, então cada vez mais abrangentes, como é o caso dos games, por exemplo.
Portanto, explorar o consumo de roupas virtuais e incluí-las dentro de jogos de videogames é uma experiência incrível para criar novas dimensões mercadológicas.
Estar presente no mundo digital, como você pode ver, não é mais uma opção. Diante de tantas tendências mercadológicas para o setor de moda, aposte naquelas que mais se encaixam na sua modalidade e, principalmente, nas necessidades dos seus clientes.
Para lhe ajudar com isso, aposte em uma pesquisa com seus clientes. Busque identificar junto a eles quais são as suas maiores necessidades atualmente, e encontre uma maneira prática e assertiva de saná-las.
Esperamos que esse conteúdo possa lhe auxiliar a tomar as melhores decisões. Afinal, elas servirão para aumentar o seu faturamento e melhorar ainda mais a experiência do cliente com a sua marca!
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